Home / Lifestyle / Sociedade

Nikia Phoenix, a modelo que questiona os padrões de beleza da moda

by Isabella Villalba ,
Nikia Phoenix, a modelo que questiona os padrões de beleza da moda© Reprodução/Instagram

A cada pose, a modelo Nikia Phoenix contribui para transformar os padrões da moda e mostrar o que significa ser uma mulher de beleza única. Forte, independente e totalmente original com suas sardas inconfundíveis, a atitude dela tem feito o mercado repensar a inclusão de todos os biotipos, etnias e estilos nas passarelas e campanhas. Mundo, precisamos de mais mulheres como Nikia

Enquanto crescemos, é normal nos confrontarmos com inseguranças em relação à aparência.Imagine então quando se trata de uma jovem, que está começando a carreira no mundo das campanhas e desfiles de moda. Uma pessoa que passou por esta situação é Nikia Phoenix, modelo da Carolina do Sul, nos EUA, que atualmente vive em Los Angeles.

Na busca pelo sucesso que alcançou ao posar para marcas como a Alternative Apparel, Coca-Cola e Target, a moça de sardas no rosto e cabelo afro sofreu com alguns contratempos. "Fui a castings, onde clientes, fotógrafos e diretores de elenco falam negativamente de você na sua frente, como se você sequer pudesse ouvi-los", lembra em entrevista ao Huffington Post.

Nikia Phoenix © Reprodução/Instagram
Nikia Phoenix
See album

"Eu sei que não sou perfeita. Tenho minhas sardas, estrias e cicatrizes. Quando olho no espelho, às vezes, eu vejo essas coisas. Outras vezes, não. Eu tive momentos em que desejava me encaixar no meio da multidão, mas estou feliz por me destacar. Aprendi a amar o que me faz ser única", comenta.

"Já fui recusada a pisar em passarelas por causa da minha raça. Quando a cota de modelos é cumprida, é isso [não entram mais modelos negras]", desabafa a top que foi descoberta na fila para comprar um café.

Ela chegou a visitar agências que ofereceram trabalhos caso ela diminuísse o manequim para o tamanho 0 [equivalente ao 36, no Brasil] e respondeu: "'Não, tudo bem, sei que sou saudável e estou confortável com o meu peso e não vou emagrecer para atender às suas necessidades".

A idade da bela? "It's a secret" [É segredo], respondeu ao taofeminino. Assim como as medidas. Embora os padrões impostos pela indústria da moda sejam bastante rígidos, aqui e acolá um detalhe que faz toda a diferença muda a visão do mercado sobre o que é beleza. A top escreve sobre beleza natural e insights sobre moda no blog Model Liberation.

"Derrubando o mito de que o cabelo com seus cachinhos apertados não é elegante o suficiente para o dia de casamento", afirmou em um post no próprio Instagram @nikiaphoenix.

​Talvez, por isso, num passado não muito distante a modelo americana Nikia Phoenix teria sido rotulada simplesmente como uma menina com o rosto sardento em vez de uma "new face", como é chamada pelos fashionistas hoje!

É 2014 e esse tipo de preconceito ainda existe. Mas ela está ajudando a mudar esse jogo! Muito prazer em conhecê-la, Nikia!

Quer mais? Vem que tem:
Um papo sobre vitiligo e a modelo que assumiu a doença
➸ Beleza pelo mundo: Os segredos da pele de porcelana das coreanas
​Ei, você está lavando o seu cabelo errado (é verdade)
Pesquisa aponta que 37% das brasileiras querem ser loiras

Isabella Villalba
you might also like