Home / Lifestyle / Sociedade / Copa do Mundo

Nós gostamos de futebol, sim!

by Maria Cecília Arra ,
Nós gostamos de futebol, sim!© Thinkstock

A Copa do Mundo está aí e o taofeminino quis saber: você gosta de futebol? Convocamos nossos times também em outros cinco países - França, Espanha, Itália, Alemanha e Polônia – e mostramos em primeira mão o resultado da enquete que revela a relação das mulheres com o esporte

Talvez não soe como novidade, mas, sim, a maioria de nós, mulheres, curte assistir a uma boa partida de futebol. E não estamos falando só das brasileiras, já que a pesquisa inédita do taofeminino passou também pela Europa. Mais de mil pessoas, em seis países (Alemanha, Brasil, Espanha, França, Itália e Polônia), responderam às questões sobre sua relação com o futebol. Às vésperas da Copa do Mundo de 2014 que acontece no Brasil, o resultado é positivo: não vemos a hora de a bola começar a rolar. “É um interesse natural e legítimo, mas relativo ao mundial”, pondera o jornalista esportivo brasileiro Leandro Miranda, autor da coluna online Entrando no Jogo.

Quase 85% dos internautas que participaram da enquete demonstraram grande animação com a proximidade do campeonato mundial e querem acompanhar todos os jogos que puderem. É fácil descobrir o porquê de tanto entusiasmo. Os preparativos, como enfeitar a casa, pensar em um look ou nail art especialmente para a ocasião, não envolvem tanto (apenas 13% pensam em decoração e roupas temáticas). O bacana mesmo é que as partidas viram pretexto para reunir a turma. Os amigos foram considerados as companhias ideais para assistir à Copa em todos os países. “É um evento social. Faz parte da festa se reunir e comemorar”, comenta Leandro Miranda. Quanto ao lugar perfeito, o sofá de casa é o campeão – apenas na Alemanha ele perde o posto para as gigantescas telas instaladas em espaços públicos.

E quanto aos jogadores, alguma expectativa? Sim, mas não pense que eles determinam a audiência das torcedoras. Pelo contrário: jogadores bonitos aparecem em último lugar no quesito motivação para ligar a TV. No Brasil, na Espanha, na França e na Polônia, a maior parte das mulheres gosta da Copa pelo esporte em si. Italianas e alemãs curtem o clima da combinação galera + cerveja. Na disputa pelo título de mais gato em campo, o digníssimo marido de Shakira, o espanhol Gerard Piqué, leva a medalha de ouro em dois países (Alemanha e Brasil), enquanto o português Cristiano Ronaldo se destaca nos outros quatro (Espanha, França, Itália e Polônia).Na sequência, Olivier Giroud, da França, Pablo Daniel Osvaldo, da Itália, e Mitchell Langerak, da Austrália.

O interesse das mulheres pelo esporte, porém, esbarra na informação. Em três dos países pesquisados (Itália, França e Polônia), a maioria nem sequer busca notícias sobre o assunto; na Alemanha e no Brasil, a internet é a principal fonte; espanholas usam programas de televisão. Em se tratando de futebol feminino, a curiosidade é ainda menor – 41% das pessoas afirmaram não conhecer um time ou ter assistido a um jogo da categoria.

Não fugimos da pergunta que não quer calar: qual seleção será a grande vencedora da Copa do Mundo de 2014? Torcidas confiantes: brasileiras apostam no Brasil; italianas, na Itália; espanholas, na Espanha; e alemãs, na Alemanha. As francesas apontam o Brasil como favorito e as polonesas, a Espanha. A gente descobre a resposta certa no dia 13 de julho.

Maria Cecília Arra
you might also like