Home / Beleza / Unhas

Como fazer as unhas em casa? É o que você descobre agora

by Monique Garcia ,
Como fazer as unhas em casa? É o que você descobre agora© iStock

O resultado é digno de salão

Summary
  1. · Remova o esmalte velho
  2. · Corte sob medida
  3. · Lixe cuidadosamente
  4. · Faça o polimento
  5. · Retire o excesso de cutículas
  6. · Aplique a base
  7. · Pinte como uma expert
  8. · Limpe a área
  9. · Finalize
  10. · Mais belezuras aqui:

Tempo escasso, falta de grana, manicure com a agenda lotada... Nem sempre é possível bater cartão no salão para fazer as unhas. A saída, portanto, é se virar nos 30 e dar conta da tarefa sozinha. Hmmm, a missão soa impossível para você? Leia essa matéria. Convocamos experts no assunto que esmiuçaram o passo a passo que não só irá guiá-la com maestria, como também proporcionará garras com acabamento profissional. É sucesso ou seu dinheiro de volta! :P

Remova o esmalte velho

A retirada deve ser feita com algodão e um removedor de esmalte que não contenha acetona. “A substância resseca as unhas quando usada repetidas vezes”, justifica Mônica Morikawa, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Santana (SP). Para não manchar a pele, concentre os movimentos circulares do algodão apenas nas garras.

Corte sob medida

Esqueça os cortadores: eles não respeitam a curvatura das unhas. Prefira usar um alicate próprio para o corte e mantenha sempre as pontas delas mais compridas para proteger seu leito, que é bastante sensível.

Lixe cuidadosamente

O formato escolhido fica por conta do freguês, mas a dica para essa etapa é evitar posicionar a lixa abaixo das unhas: “Esse erro pode afinar sua espessura e provocar a quebra”, afirma Mônica Morikawa.

Faça o polimento

Ele deve ser feito quinzenalmente com uma lixa polidora – usar qualquer outro tipo inadequado e fazê-lo com muita frequência resulta em enfraquecimento. “Os movimentos devem ser rápidos e precisos, mas sem permitir o aquecimento das unhas”, ensina Sandra Candido, manicure e instrutora do Walter’s Academy, centro de treinamento e especialização da rede de salões Walter’s Coiffeur (RJ). Elas ficam mais lisas e uniformes.

Retire o excesso de cutículas

Aplique um amolecedor de cutículas, coloque pedacinhos de algodão na região, borrife-os com água e deixe o produto agir por alguns minutos. “Em seguida, faça uma limpeza superficial na área, retirando cautelosamente apenas o excesso de pele”, orienta Ana Carolina Silva, manicure da esmalteria Nail 4 U (RJ). O instrumento mais adequado para tal é a cureta, que a poupa de possíveis ferimentos.

Aplique a base

Só ela pode garantir um bom acabamento ao esmalte enquanto protege as unhas dos componentes químicos do produto. “Passe-a também no canto dos dedos para facilitar a remoção dos borrões após a esmaltação”, recomenda Mônica Morikawa. Vale lembrar que existem diversos tipos de base disponíveis no mercado: fortalecedoras, niveladoras, clareadoras e por aí vai... Basta escolher a que mais se adequa à sua necessidade.

Pinte como uma expert

“O primeiro passo é encontrar pontos de apoio para as mãos. Uma mesa, nesse caso, ajuda bastante”, sugere Ana Carolina Silva. Antes de começar a esmaltação, vale ainda eliminar qualquer possível excesso de esmalte que esteja concentrado no pincel - abasteça-o somente com a quantidade suficiente para cobrir o diâmetro de sua unha. Posicione-o, então, na diagonal e comece a aplicar o produto com movimentos suaves, que se iniciam na meia-lua e vão até as pontas, sem esquecer das laterais. “Geralmente, duas camadas homogêneas são suficientes para uma cobertura completa”, assegura Sandra Candido. Quanto menos camadas, maior a durabilidade da cor. Importante: calor excessivo, vento, esmaltes velhos e fora do prazo de validade podem causar as temidas bolinhas. Evite, ok?

Limpe a área

A limpeza pode começar já durante a esmaltação, no intervalo entre a primeira e a segunda camada. “Nessa etapa, para tirar os excessos, apoie o dedo mínimo da mão que segura o palito (ainda sem o algodão e o removedor) no dedo da unha que está sendo esmaltada”, orienta Mônica Morikawa. “Após o término da pintura, envolva o palito com algodão regado no removedor e repita o processo com cautela para não borrar o esmalte”, completa Sandra Candido.

Finalize

Para um resultado perfeito, arremate a manicure com uma camada de extra brilho que, por si só, já agiliza a secagem do esmalte. “Para acelerá-la, aplique também um spray secante nas unhas”, indica Ana Carolina Silva. Voilà!

Mais belezuras aqui:

Monique Garcia
you might also like