Home / Comportamento / Você

11 atitudes poderosas que garotas confiantes têm - e você também deveria

by Maria Cecília Arra ,
11 atitudes poderosas que garotas confiantes têm - e você também deveria© iStock

Acreditar em si mesma não é das tarefas mais fáceis, temos de admitir. Aceita um conselho? Em vez de ficar só admirando aquela amiga supersegura, faça como ela

Desculpe, vai soar como psicologia barata: o caminho da autodepreciação é curto, rápido e feroz – te engole num piscar de olhos e sair dele dá trabalho. A autoconfiança, por outro lado, que é linda na teoria, não nasce com a gente, precisa ser conquistada. Investir no seu lado bem resolvido nunca será perda de tempo e é justamente por isso que estamos aqui. Que tal virar o jogo do "quero-ser-invisível", tipo assim, agora? Então, inspire-se naquela amiga que parece nunca vacilar diante das inseguranças e continue lendo este texto.

1. Garotas confiantes sabem dizer 'não'

Taí um negócio complicado. Porém, ao contrário do que você provavelmente pensa, negar favores não transmite descaso. É ok não emprestar o vestido pra bff porque você irá usá-lo no dia seguinte e seu colega de trabalho não vai julgá-la porque, no momento, você não pode ajudá-lo com o relatório. Sacou? Impor-se de maneira respeitosa é saudável e necessário para sua autoconfiança bombar.

2. E admitem seus erros

Você é humana, afinal – e não à prova de mancadas. Sem contar que o "foi mal, errei" é uma prova de maturidade, demonstra que você está interessada em não repetir o furo... enfim. Vale cada centímetro do orgulho que você terá de engolir.

3. Garotas confiantes não se contentam com pouco

Aceitar menos do que você merece? Jamais. Apesar de reconhecer suas falhas, uma garota confiante não leva a culpa de graça pelos outros.

4. Elas não têm medo de se afastar de pessoas/lugares "tóxicos"

Identificar aquela amizade que só suga e nada acrescenta é chato e triste. Mas, uma vez que o radar de uma mulher confiante apita, cortar a relação não é motivo de pânico. Isso vale para o trabalho também. Cercar-se de gente do bem e frequentar ambientes com boa energia é o caminho certo.

5. Garotas confiantes entendem a diferença entre "preciso" e "quero"

Olha só que interessante. Uma mulher que confia no próprio taco pode "querer" um relacionamento sério, mas sabe que não "precisa" disso – ela, aliás, não precisa realmente de muita coisa (exceto itens óbvios, como uma carreira promissora e um spa day para relaxar depois de um dia de trabalho. Isso também significa que ela sabe o que merece e corre atrás).

6. Sem medo de pedir ajuda

Faz parte do pacote maturidade: saber reconhecer os erros (item #2) AND pedir um help para consertá-los. Poxa, seres humanos precisam de uma mãozinha de vez em quando e isso não deveria ser motivo de vergonha. Fraqueza é outra coisa, tá?

7. Garotas confiantes não deixam que a opinião alheia atrapalhe

Nada diz mais sobre confiança do que deixar que os haters odeiem e seguir em frente. Que triste para eles, né?

8. A melhor companhia para uma garota confiante é a dela mesma

Viajar, ir ao restaurante favorito, aparecer em uma festa onde não há nenhum conhecido? Fichinha. Na verdade, você pode encarar esses momentos como apenas mais uma oportunidade de mostrar como você é f%&*.

9. Elas têm consciência de suas fraquezas...

... e estão sempre tentando mudar o quadro. Evolução é sempre o objetivo.

10. Garotas confiantes não temem ser honestas sobre seus sentimentos também

Pessoas têm sentimentos e emoções por uma razão. Você não tem nada a perder colocando tudo pra fora. Se for rejeitada, e daí? (tá, calma lá, isso foi forçação de barra). Mas, é como dizem: a vida é uma só.

​11. Elas sabem rir de si mesmas

Talvez o traço mais marcante seja esse. Ser capaz de rir da sua própria graça/desgraça é maravilhoso. Quem se importa? Todos tropeçam e, vez ou outra, caem. Mas a garota confiante ri antes de se levantar e manter o curso. Sabedoria, viu?

Emma Stone curtiu

Este texto foi escrito por @cicaarra

Ei, psiu! Fica, tem mais!

Maria Cecília Arra
you might also like