Você já deve ter reparado que o taofeminino é do time das franjas (Não sabe do que estamos falando? Cabelo curto com franja e o fator microfranja explicam). Por aqui, rola uma pequena - talvez grande - obsessão pelas franjolas espertas de Anne Hathaway na pele de Andy Sachs, em O Diabo Veste Prada, e de Zooey Deschanel, a eterna franjadinha de Hollywood. Dito isto, vamos aos fatos: ter franja dá trabalho. E não adianta vir com papinho de que "5 minutos de secador resolvem" e afins. Porque se esse fosse o único obstáculo a enfrentar, cara leitora, eu (que tenho uma franja modernosa na altura das sobrancelhas) não estaria aqui citando as verdades que resumem a vida de uma garota que decide passar a tesoura nos fios da testa..
1. Ela é um acessório inestimável...
Fez rabo de cavalo ou coque? Não precisa se preocupar em ficar com o rosto sem o cabelo emoldurando-o: você vai ficar linda com a franjinha dando um quê a mais!
... Mas tem os seus perrengues:
2. Vento é seu inimigo nº 1
Qualquer tipo de vento, desde uma brisa até uma ventania, destroem a sua franja. Ela vai ficar com uma separação estranha durante o resto do dia e vai te dar nos nervos.
3. Você fica com o tique da franja
Você vai pegar a mania de mexer a sua cabeça levemente para arrumar a franja sem ser com os dedos (causadores de oleosidade).
4. Colocar rímel é uma batalha
Você passa o rímel e aquela lindeza da franja entra na frente e é pintada junto. Para isso só há uma solução: fazer um malabarismo jogando a franja para o lado (DELICADAMENTE, porque senão ela vai perder aquela escova que você fez de manhã). Nem cogite a possibilidade de prendê-la numa tiara ou com grampo, isso é equivalente a destruição.
5. Dormir significa perda total
Não existe a possibilidade de dormir e acordar com a franja intacta. Prepare-se para levantar um pouco mais cedo todos os dias para consertar a bagunça! Dica: dormiu fora de casa? Leve sempre um grampo na bolsa para prendê-la.
6. Oleosidade é uma constante
Poluição, vento, suor e seus dedos: esses são fatores que vão deixar a sua franja oleosa no fim do dia. Ela vai ficar oleosa de qualquer jeito, então nem lute contra isso. Uma boa é ter um shampoo a seco que pode te salvar na hora daquele happy hour.
7. Você fica com cara de novinha
As franjas dão uma rejuvenescida, mas sempre nos sentimos com carinha de criança à primeira vista.
8. A sua vida se resume a checar a franja
Isso é fato. O medo da franja ficar minimamente zuadinha vai atormentar os seus sonhos, então, não vai ter jeito, a não ser checar se está tudo nos conformes a cada 5 minutos.
9. A franja exige uma lavagem por dia
Está no dia de não lavar a cabeça? Ok, mas na sua franja você vai ter que passar um shampoo, porque ela simplesmente não vai ser domada sem uma lavagem.
10. Ela é temperamental
Tem dias que ela quer ficar bonita, outros não! Deal with it.
Vamos lá, franja. Sua sacana.
11. Verão e franja são incompatíveis
Simplesmente são duas coisas incompatíveis. Moramos no Brasil e, quando o termômetro dá 30ºC, a primeira a sucumbir é a sua franja.
12. Apesar de todo o trabalho, você se sente uma it girl
Não há como explicar, mas você se sente uma fashionista super gata do dia pra noite.
Franjas: no cabelo ou na roupa, elas arrasam!
Bolsa de franja, a gente te <3
Cortes de cabelo com franja: as franjas das famosas
Me vê um cabelo curto com franja, por favor?