Home / Bem-Estar / Dieta

6 benefícios da água com limão que você precisa conhecer

by Geovana Pereira ,
6 benefícios da água com limão que você precisa conhecer© iStock

Esqueça o néctar e o vinho, a bebida divina da vez é a água com limão! O limão, você sabe, é uma fruta cítrica cheia de nutrientes. Então, incluí-lo na dieta é uma boa. Ok, beber o suco puro pode ser desagradável, mas que tal misturar com água? Além de melhorar o sabor, a água mineral favorece a circulação. Descubra todos os benefícios aqui!

Summary
  1. · Água com limão para um detox poderoso
  2. · Água com limão emagrece!
  3. · Tchau, rugas
  4. · Colágeno, por favor
  5. · Água com limão: proteção garantida
  6. · Prevenção de doenças
  7. · Ainda não acabou!
  8. · Fique mais um pouco!

Um copo de água com limão é uma boa opção para nos beneficiarmos de todas as propriedades da fruta. Rico em vitamina C, fósforo, magnésio, cálcio e potássio, o limão contém substâncias com alto poder detox. O suco fica muito mais palatável se misturado com água e, de quebra, você faz uma bebida saudável e refrescante. Combinada com um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada, pronto: perder peso fica mais fácil, a circulação melhora... Por isso, conversamos com a nutricionista Andrea Marim (SP) e listamos 6 motivos incríveis para você beber água com limão. Vai deixar os benefícios do limão pra lá por medo do gostinho azedo?

Água com limão para um detox poderoso

Água com limão promove a diurese e, portanto, a eliminação de líquidos e limpeza do corpo, ou seja, uma poderosa desintoxicação. Isso ocorre por causa do seu alto teor de potássio. O potássio é um mineral envolvido na manutenção do equilíbrio de água no nosso corpo. E a água, por si só, melhora a circulação e evita a retenção de líquidos.

Água com limão emagrece!

Pode ajudar a perder peso! Como explica a Andrea Marim, limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade preenchidos por mais tempo, ajudando assim a combater ataques de fome. Inclusive, na água com limão encontramos flavonoide e hesperidina – substâncias com propriedades anti-inflamatórias, vaso protetoras, anti-hipertensivas, hipolipemiantes e diuréticas, que ajudam na prevenção da obesidade.

Tchau, rugas

Este benefício se deve a vários aspectos: de um lado, ajuda a limpar o corpo e remover o líquido e as toxinas, o que diminui a ocorrência de acne. Por o outro, temos as propriedades do limão que funcionam como excelentes oxidantes “A vitamina C e outros antioxidantes existentes no limão, combatem os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento devido à exposição aos raios UV e a toxinas ambientais. A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esse dano, minimizando as rugas”, diz Andrea Marim.

Colágeno, por favor

A água com limão promove a síntese de colágeno. O colágeno é a proteína mais abundante na pele e no tecido. Quanto mais colágeno você tem, melhor a aparência da sua pele, porque ele nos dá maior elasticidade e resistência.

Água com limão: proteção garantida

O sistema imunológico melhora, já que a vitamina C tem a função anti-séptica, mas também participa na síntese das células defensoras do corpo. A ação desta vitamina é reforçada pela existência de outros ácidos, tais como ácido cítrico, ácido acético e ácido fórmico. Portanto, o hábito de beber água com limão pode prevenir doenças.

Prevenção de doenças

Ela pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e obesidade. Como já mencionamos, na água com limão encontramos flavonoide e hesperidina, que têm sido atribuídas propriedades anti-inflamatórias, vaso protetoras, anti-hipertensivas, hipolipemiantes e diuréticas, mas além de ajudarem a manter um peso saudável, essas substâncias podem ajudar evitar mais problemas de saúde.

A nutricionista alerta que a forma ideal de desfrutar desses benefícios é consumir a água com limão em temperatura ambiente, em jejum, todas as manhãs, como uma limonada – mas nada de colocar açúcar, tá?

Ainda não acabou!

Veja também: 24 alimentos com poder detox
25 alimentos com poder detox © iStock
25 alimentos com poder detox
See album

Fique mais um pouco!

+ 10 benefícios maravilhosos que o abacate tem de sobra
+ 9 benefícios surpreendentes da banana
+ Bateu uma fominha? Confira nossas dicas de snacks saudáveis!
+ 8 hábitos que fortalecem o seu sistema imunológico

Geovana Pereira
you might also like