Home / Bem-Estar / Fitness

Dá uma chance para a flexão de braço, vai?

by Juliana Vaz ,
Dá uma chance para a flexão de braço, vai?© iStock

Imagine um único exercício que, executado corretamente, pode trabalhar braços, costas e abdômen

Fato: a flexão de braço não ganha o destaque que merece no treino das mulheres. Por quê? Bem, muitas pensam que não têm força suficiente para realizar o movimento. A principal diferença da performance de homens e mulheres não está ligada ao gênero e sim à composição corporal e ao metabolismo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade McMaster de Ontario (Canadá), análises bioquímicas e tomográficas comprovaram que a quantidade de fibras musculares do bíceps de ambos os sexos é parecida. Homens possuem mais massa magra, fibras e músculos maiores que os das mulheres. Mas, não significa que nossos músculos não sejam fortes.

E o que todo esse papo técnico quer dizer? Que você precisa tentar! Desafiamos você a dar uma chance a um dos exercícios mais completos para os membros superiores: a flexão. Ela é capaz de trabalhar mais de um músculo ao mesmo tempo: peitoral, ombros e tríceps – o famoso músculo do tchau. Achou pouco? Pois não acaba aí: “Para estabilizar a execução do movimento, usamos a musculatura do core – o conjunto de músculos da região abdominal” explica Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Academia Leven (SP).

Comece bem

Rodrigo aconselha os iniciantes a apoiarem os joelhos no solo ou as mãos no banco. “Um iniciante, pode realizar entre 8 e 15 repetições, três vezes por semana”. Não vale roubar, hein?

Olha a postura!

​Contraia abdômen e alinhe o quadril, apoiando (ou não) os joelhos no chão. Com as palmas das mãos um pouco mais afastadas que a largura dos ombros, cotovelos estendidos na linha dos ombros, flexione os braços em direção ao solo e volte à posição inicial. Este é um movimento, repita seguindo as indicações do seu treino. “É importante pressionar as escápulas durante todo o movimento para não sobrecarregar a articulação dos ombros e focar no peitoral”, explica Rodrigo. Já o core é trabalhado justamente no momento de estabilizar o movimento dos quadris, então não relaxe os músculos abdominais, ok?

Confira aqui, algumas variações do movimento para que você execute corretamente o exercício:

Flexão de braço na parede © Pinterest/ Darabee
Flexão de braço na parede
See album

Não vai embora não! Leia mais sobre fitness e exercícios aqui:
+ 5 jeitos de se convencer a malhar durante o verão
+ O guia das pernas torneadas em 3 exercícios
​+ 13 motivos que explicam por que a musculação é uma das melhores formas de se exercitar

Juliana Vaz
you might also like