Home / Beleza / Pele / Que tal fazer um dia de spa em casa?

© iStock
Beleza

Que tal fazer um dia de spa em casa?

by Monique Garcia Published on 24 de junho de 2016
75 shares

Ensinamos rituais para cuidar da beleza e recarregar as baterias sem sair do conforto do lar

A rotina pode ser estressante. E é justamente por esse motivo que, vez ou outra, precisamos apertar o stop. Cuidar de nós mesmas. Nos presentear com regalias. Certo? Nada melhor, então, do que reservar algumas horinhas só para você e fazer seu próprio spa em casa! Topa? O primeiro passo é desconectar-se: das redes sociais, dos problemas... Do mundo! O importante é que preste atenção apenas em si mesma. “Para criar um ambiente aconchegante e tranquilo, lance mão de velas com aroma de citronela e lâmpadas verdes e azul-claras”, sugere Gilsa Gianini, coordenadora estética do Buddha Spa (SP).

Dê o play em músicas relaxantes que a transportem para outra atmosfera e faça um bom exercício de respiração para controlar os sintomas da ansiedade e desacelerar. “Sente-se com as pernas cruzadas. Relaxe os ombros e os braços. Puxe o ar pelo nariz, solte-o pela boca e vá relaxando o corpo, começando pela cabeça e terminando na base da coluna”, ensina a profissional. Agora, é só seguir os rituais de beauté e as receitinhas abaixo para renovar-se e manter a beleza em dia!

Rosto

1 - ESFOLIAÇÃO DE AVEIA E FUBÁ

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de aveia
- ½ colher (sopa) de fubá
- ¾ de xícara (chá) de água mineral ou água de coco

Modo de fazer
Misture os ingredientes até virar uma pasta e aplique no rosto com movimentos circulares para remover as células mortas. Enxágue com água e borrife chá de hortelã fresco. “A aveia hidrata enquanto o fubá equilibra a oleosidade. Já a água de coco é um antioxidante natural que protege a tez, e a mineral é rica em aminoácidos”, lista Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga (SP). Caso sua pele seja sensível, dispense o fubá – seus grânulos podem agredi-la.

2 - MÁSCARA DE ABÓBORA

Ingredientes
- 4 pedaços de abóbora
- Mel

Modo de fazer
Ferva os pedaços de abóbora até amolecer. Retire da água e macere com um garfo. Acrescente mel e misture até formar uma papa. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Após o enxágue com água, borrife chá verde com temperatura morna a fria. “Além de ajudar a hidratar, a receita aumenta a vitalidade e a resistência natural da pele”, afirma Roseli Siqueira.

3 - BELISCÕES

Depois da máscara, espalhe hidratante e dê beliscões largos nas maçãs do rosto, nas marcas de expressão e nas rugas do pescoço, ao redor dos olhos e no bigode chinês. Segundo Roseli Siqueira, melhoram a circulação e a oxigenação interna das áreas. “É como se estivesse irrigando a pele”, compara.

SPA em casa

Cabelo

1 - PEELING CAPILAR

Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de mel
- 5 gotas de suco de limão

Modo de fazer
Aplique a mistura no couro cabeludo com movimentos circulares. Massageie durante cinco minutos e enxágue com água. “O procedimento elimina as células mortas, os resíduos químicos e de poluição que impedem o crescimento regular dos fios”, explica Marcela Buchaim, farmacêutica, terapeuta capilar e idealizadora do Spa do Cabelo no Studio Tez (SP).

2 - HIDRATAÇÃO PROFUNDA

Ingredientes
-
1 colher (chá) de óleo de coco extravirgem
- 1 colher (sobremesa) de óleo de macadâmia
- ½ abacate
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador e aplique no comprimento e nas pontas dos fios. Deixe agir por 20 minutos – se quiser, use touca térmica para potencializar a ação. Retire e lave o cabelo com xampu para remover completamente todos os resíduos; inclusive os da primeira receita. “Os óleos penetram no interior da fibra com facilidade, além de serem ricos em lipídeos e ácidos graxos que restauram as proteínas perdidas no dia a dia”, comenta Marcela Buchaim.

SPA em casa

Corpo

1 - AUTOMASSAGEM

Estimule a sola dos pés e as palmas das mãos com movimentos circulares – para tal, use óleos vegetais de eucalipto e hortelã ou pindas (trouxinhas de tecido) que contenham as mesmas ervas. “Nessas regiões estão concentradas uma espécie de mapa do corpo humano, com pontos que correspondem a diferentes órgãos”, diz Mariana Vitte Nardi, naturóloga do W Spa (RJ). Ao fazer isso, o cérebro também é estimulado e o organismo se regula, o que melhora o sistema imunológico.

2 - BANHO RELAXANTE

​Pingue quatro gotas do seu óleo essencial favorito no piso do box. “O vapor do chuveiro libera o aroma, que ajuda a combater o estresse e a ansiedade”, fala Mariana Vitte Nardi. Durante o banho, massageie todo o corpo com bucha vegetal e sabonete de camomila – o ideal é fazer movimentos circulares nos sentidos horário e anti-horário. “Se tiver banheira, vale investir em sais com essências relaxantes como erva-doce, capim-limão e lavanda”, aconselha Damiê De Villa, dermatologista do Kurotel Centro Médico de Longevidade e SPA (RS).

3- ESCALDA-PÉS

Ingredientes
Opção 1
- 8 a 10 xícaras de chá de camomila morno
Opção 2
- 1 xícara de sal grosso
- Água morna
- 2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Modo de fazer
Coloque os ingredientes em uma bacia com fundo recoberto por pedras seixo ou bolinhas de gude, ótimas para estimular os pontos energéticos dos pés. Mergulhe-os por 15 a 20 minutos e enxugue. “O escalda-pés relaxa, ativa a circulação do sangue e prepara a pele para a hidratação, que deve ser feita logo em seguida”, afirma Damiê De Villa.

SPA em casa

E para ficar ainda melhor...

A professora Raquel de Luna, do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi (SP), ensina duas receitas de chás que esquentam e proporcionam diversos benefícios à saúde. “Basta ferver a água, adicionar os ingredientes indicados, abafar por 10 minutos, coar e consumir”, orienta a docente. Escolha a sua preferida!

CHÁ DETOX

Ingredientes
- 1 colher (chá) de boldo-do-chile
- 1 colher (chá) de hortelã
- 300 ml de água

Benefícios: ideal para tomar à tarde, este chá beneficia o fígado, refresca o organismo e afasta o estresse. Tomar 1 xícara.

CHÁ RELAXANTE

Ingredientes
- 1 colher (chá) de camomila
- 1 colher (chá) de maracujá
- 300 ml de água

Benefícios: “A bebida promove efeito calmante e relaxante – por isso, prefira consumi-lo no final do dia ou 30 minutos antes de dormir”, recomenda Raquel de Luna. Tomar 1 xícara.

SPA em casa

Ainda não acabou!

Veja também: Produtos para fazer um dia de spa em casa

Os produtos que você precisa para fazer um dia de spa em casa © Divulgação / taofeminino

Continue com a gente:

by Monique Garcia 75 shares

você também vai <3: