Home / Beleza / Pele

Qual é o melhor método de depilação para cada parte do corpo?

by Fernanda Guimarães ,
Qual é o melhor método de depilação para cada parte do corpo?

Cera, lâmina, linha, laser...Fizemos essa lição de casa para você. De nada.

Summary
  1. · Axila
  2. · Perna
  3. · Virilha
  4. · Buço/ Sobrancelha
  5. · Belezuras sem fim para pinar à vonts!
  6. · Até nunca mais, pelos!

Não há nenhuma mulher no mundo que saiba mais sobre tipos de depilação que uma brasileira. Cera, lâmina, laser, luz pulsada, linha... a gente já viu e experimentou de tudo. No entanto, será que escolhemos o método de depilação correto para cada parte do corpo? Fomos procurar saber à qual técnica apelar com as dermatologistas Helena Costa, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e Luciana Laboriau, da clínica Murilo Drummond, no Rio de Janeiro.

E o prêmio vai para... o laser, na categoria melhor tipo de depilação para qualquer parte do corpo. “Ele é o único que consegue destruir o folículo piloso, assim aquele pelo não volta a nascer e, com o tempo, a quantidade tende a diminuir. ”, explica Helena. Apesar de doloroso e caro a curto prazo, a depilação a laser é unanimidade entre os profissionais por não ter tantos “efeitos colaterais”. Infelizmente, não é todo mundo que pode fazer e não é só pelo custo da sessão. O procedimento não funciona para quem tem pelos muito claros como loiras e ruivas e são poucos os aparelhos que funcionam em pele negra.

Mas antes, fatos:

  • Cera X lâmina
    A cera pode deixar a pele mais flácida, irritada e tira sua camada superficial de queratina. “Faz micro lesões superficiais na epiderme e, por consequência, podem causar pigmentação pós-inflamatória (manchas ”, esclarece Helena. Já a lâmina, apesar de barata, raspa cútis e pelos juntos. “A pele fica áspera e porosa, com aquele aspecto de barba de homem”, completa Luciana.

  • Como já falamos na nossa reportagem sobre dúvidas de beleza, a história de que lâmina faz o pelo crescer mais grosso é mito! Luciana explica: quando raspamos, o pelo é cortado num trecho mais grosso que a ponta e por isso tem essa aparência.

Axila

Resposta: laser. Se possível, eliminar a dor de cabeça para sempre é a melhor opção. “Muitas mulheres ficam desconfortáveis e acabam usando blusas de manga comprida no calor por não estarem com a depilação em dia.”, argumenta Luciana. E quem não pode apelar para o procedimento? Opte por qualquer outro método mas lembre-se de que a pele na região da axila é fina e sensível, e nesse caso, cremes depilatórios ou a lâmina podem ser sua solução.

Perna

A perna não é uma região tão sensível e a depilação com cera ou lâmina pode ser bem-vinda. “Depende das características da pele de cada paciente, se é mais sensível ou tem tendência a manchas”, comenta Helena. Nesse caso, quem escolhe é a comodidade. Precisa de uma solução vapt-vupt? Vá de cremes depilatórios (sempre fazendo o teste para alergias antes, hein) ou lâmina - na hora de raspar, siga sempre o sentido do crescimento do pelo, e não o contrário. Tem tempo e precisa de algo mais duradouro? Pense em cera ou depiladores elétricos.

Virilha

Um dos maiores problemas de depilar a virilha tem nome e sobrenome: pelos encravados. Por essa razão, um método mais definitivo como laser ou luz pulsada ajuda a diminuir a incidência e o volume. Em segundo lugar no pódio, preparem-se: lâmina! “A cera pode causar flacidez de pele, quando há forte tração na hora de puxar“, explica Helena. Além disso, a depilação tradicional pode escurecer a região e queimar a pele.

Buço/ Sobrancelha

Para dar adeus ao bigodinho a linha é o método mais indicado pelas dermatologistas. Esqueça cera pois ela pode manchar e quem usa o método, adote já a dica de Luciana: muito protetor solar na região para evitar marcas!

Belezuras sem fim para pinar à vonts!

Até nunca mais, pelos!

O guia da depilação íntima em 5 lições
Depilação a laser: dicas, preços e o que os especialistas pensam
Aprenda a tirar a sobrancelha em casa

Fernanda Guimarães
you might also like