Home / Beleza / Pele / Qual é o melhor método de depilação para cada parte do corpo?

Beleza

Qual é o melhor método de depilação para cada parte do corpo?

Fernanda Guimarães
por Fernanda Guimarães Publicado em 24 de junho de 2015
91 compartilhamentos

Cera, lâmina, linha, laser...Fizemos essa lição de casa para você. De nada.

Não há nenhuma mulher no mundo que saiba mais sobre tipos de depilação que uma brasileira. Cera, lâmina, laser, luz pulsada, linha... a gente já viu e experimentou de tudo. No entanto, será que escolhemos o método de depilação correto para cada parte do corpo? Fomos procurar saber à qual técnica apelar com as dermatologistas Helena Costa, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e Luciana Laboriau, da clínica Murilo Drummond, no Rio de Janeiro.

E o prêmio vai para... o laser, na categoria melhor tipo de depilação para qualquer parte do corpo. “Ele é o único que consegue destruir o folículo piloso, assim aquele pelo não volta a nascer e, com o tempo, a quantidade tende a diminuir. ”, explica Helena. Apesar de doloroso e caro a curto prazo, a depilação a laser é unanimidade entre os profissionais por não ter tantos “efeitos colaterais”. Infelizmente, não é todo mundo que pode fazer e não é só pelo custo da sessão. O procedimento não funciona para quem tem pelos muito claros como loiras e ruivas e são poucos os aparelhos que funcionam em pele negra.

Mas antes, fatos:

  • Cera X lâmina
    A cera pode deixar a pele mais flácida, irritada e tira sua camada superficial de queratina. “Faz micro lesões superficiais na epiderme e, por consequência, podem causar pigmentação pós-inflamatória (manchas ”, esclarece Helena. Já a lâmina, apesar de barata, raspa cútis e pelos juntos. “A pele fica áspera e porosa, com aquele aspecto de barba de homem”, completa Luciana.

  • Como já falamos na nossa reportagem sobre dúvidas de beleza, a história de que lâmina faz o pelo crescer mais grosso é mito! Luciana explica: quando raspamos, o pelo é cortado num trecho mais grosso que a ponta e por isso tem essa aparência.

Axila

Resposta: laser. Se possível, eliminar a dor de cabeça para sempre é a melhor opção. “Muitas mulheres ficam desconfortáveis e acabam usando blusas de manga comprida no calor por não estarem com a depilação em dia.”, argumenta Luciana. E quem não pode apelar para o procedimento? Opte por qualquer outro método mas lembre-se de que a pele na região da axila é fina e sensível, e nesse caso, cremes depilatórios ou a lâmina podem ser sua solução.

Perna

A perna não é uma região tão sensível e a depilação com cera ou lâmina pode ser bem-vinda. “Depende das características da pele de cada paciente, se é mais sensível ou tem tendência a manchas”, comenta Helena. Nesse caso, quem escolhe é a comodidade. Precisa de uma solução vapt-vupt? Vá de cremes depilatórios (sempre fazendo o teste para alergias antes, hein) ou lâmina - na hora de raspar, siga sempre o sentido do crescimento do pelo, e não o contrário. Tem tempo e precisa de algo mais duradouro? Pense em cera ou depiladores elétricos.

Virilha

Um dos maiores problemas de depilar a virilha tem nome e sobrenome: pelos encravados. Por essa razão, um método mais definitivo como laser ou luz pulsada ajuda a diminuir a incidência e o volume. Em segundo lugar no pódio, preparem-se: lâmina! “A cera pode causar flacidez de pele, quando há forte tração na hora de puxar“, explica Helena. Além disso, a depilação tradicional pode escurecer a região e queimar a pele.

Buço/ Sobrancelha

Para dar adeus ao bigodinho a linha é o método mais indicado pelas dermatologistas. Esqueça cera pois ela pode manchar e quem usa o método, adote já a dica de Luciana: muito protetor solar na região para evitar marcas!

Belezuras sem fim para pinar à vonts!

Até nunca mais, pelos!

O guia da depilação íntima em 5 lições
Depilação a laser: dicas, preços e o que os especialistas pensam
Aprenda a tirar a sobrancelha em casa

por Fernanda Guimarães 91 compartilhamentos

você também vai <3: