Home / Entretenimento / Bombando na internet

Não há nenhum pixel vermelho nesta imagem

by Karen Carneti ,
Não há nenhum pixel vermelho nesta imagem

São apenas seus olhos lhe enganando, mais uma vez

Summary
  1. · Como funciona
  2. · Ainda não acabou...
  3. · Continue com a gente!
  4. · Já segue a gente no Pinterest?

O que você vê na imagem de abertura dessa matéria? Provavelmente, uma torta de morangos vermelhos em um fundo azulado. Acertamos? Pois saiba que seus olhos estão lhe pregando uma peça e tudo não passa de ilusão de ótica. A foto não possui um único pixel vermelho.

A imagem foi criada por Akiyoshi Kitaoka, professor de psicologia especializado em ilusões de ótica da Universidade Ritsumeikan, do Japão. Os morangos parecem vermelhos por causa da forma pela qual o cérebro humano percebe as cores sob uma série de circunstâncias: a cor deve ser percebida sempre como constante, mesmo com mudanças no espectro da iluminação. Este fenômeno é chamado de consistência da cor.

Como funciona

Vamos a um exemplo mais prático: quando você está fora de casa, em uma luz natural brilhante – como o sol – ou dentro de um quarto mal iluminado, com uma lâmpada de 20 watts quase não funcionando, seu cérebro trabalha da mesma forma para enxergar a cor correta. Ele se esforça para se certificar de que as cores que você está vendo permaneçam constantes.

A luz que entra em nossos olhos é feita de diferentes comprimentos de onda, que vêm tanto dos pigmentos dos objetos que a gente vê, quanto da luz que os ilumina. Nossos cérebros evoluíram para enxergar a cor correta, permitindo que os tons que vemos sejam sempre os mesmos, independente da iluminação.

Outro ponto que ajuda a fazer com que a ilusão de ótica aconteça é o fato de que nós reconhecemos os objetos da foto como morangos, que fortemente associamos com a cor vermelha – isso significa que o cérebro já está “programado” para procurar exatamente esses pigmentos. Curioso, não?

Veja abaixo a imagem original:

Info + Fun. O FTC é um site que traz conteúdo informativo e criativo sobre moda, arte, design, cultura, decoração, tecnologia, tatuagens, gastronomia e viagens.

Ainda não acabou...

Continue com a gente!

Papel reutilizável pode ser impresso 80 vezes
✧ Já viu as cervejas coloridas feitas com ingredientes naturais?
Homem ajuda coalas que estão morrendo de sede
Existe um spa para bebês – e ele é muito fofo!
✧​ Artista passa 20 anos desenhando mercadinhos da Coreia

Já segue a gente no Pinterest?

Karen Carneti
you might also like