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Comportamento

10 dicas para ser mais organizada no trabalho

by Karen Carneti Published on 1 de dezembro de 2015

Sua mesa no escritório está mais bagunçada do que sua vida amorosa? Então siga nossas dicas para não se perder mais entre papéis e canetas...

Todos os dias são iguais: você anota as principais tarefas do dia, as ligações para o chefe, as despesas da equipe...e, quando se dá conta, parece que um tsunami varreu qualquer resquício de arrumação que você tentou manter. Além disso, você vive perdendo prazos e documentos. Se identificou? Pois saiba que dá para reverter a situação e ser mais organizada no trabalho seguindo pequenas dicas:

1) Evite bagunça na sua mesa

Mesmo que você não seja uma louca por organização, muita bagunça na sua mesa fará você se sentir mal. Como é possível se concentrar naquela planilha do Excel quando há copos velhos do Starbucks, post-its de quatro meses atrás e papéis do último trimestre espalhados pela sua mesa? Resposta: não é possível. Mesmo que você "não se importe" que as coisas estejam desorganizadas, mantenha seu espaço de trabalho organizado e sua mesa limpa.

2) Mantenha um calendário

Você provavelmente está dizendo a si mesma que não precisa de um calendário porque possui ótima memória. Bem, a menos que você seja o personagem de Dustin Hoffman no filme Rain Man, você precisa manter um calendário. Pode chamar de coisa antiga, mas ter um planejador real – onde você pode escrever fisicamente as coisas – é sua melhor aposta. Se você insiste em aderir à moda digital, basta arquivar todo o seu trabalho e compromissos pessoais em um único calendário. As pessoas costumam ter um desempenho melhor quando sabem o que têm pela frente.

3) Mantenha-se hidratada e de estômago cheio

Por mais trivial que possa parecer, seu cérebro literalmente não funciona se você estiver com sede ou com fome, então dê-lhe o combustível necessário para um bom desempenho. Beba o máximo de líquidos que puder e tenha sempre com você pequenos petiscos ou lanches que te mantenham satisfeita durante um bom tempo. Além disso, manter-se hidratada também é ótimo para a sua pele. E tem mais: você pode nem perceber, mas quando está com fome, além de ser difícil de se concentrar, também é difícil ficar de bom humor. As pessoas felizes e eficientes são hidratadas e satisfeitas, basta perguntar à uma angel da Victoria´s Secret.

4) Faça intervalos

Dar um tempo à sua mente é crucial para ser construtiva com seu tempo de trabalho. Dê a seus pobres olhos e cabeça um descanso e passe longe de sua mesa pelo menos duas vezes por dia. Vá tomar um café com um amigo ou apenas ande ao redor do escritório. Olhos descansados são sempre melhores do que olhos fatigados, abatidos e cansados. Sempre.

5) Crie listas

Talvez você não tenha notado enquanto percorre esta, mas listas são ótimas para organizar as coisas! É assustadoramente fácil que as coisas saiam dos eixos ou ter um monte de tarefas parecendo esmagadoras. Anote-as, e, quando você completar uma tarefa que estava em sua lista, não importa quão pequena seja, elimine-a. Acredite: durante um longo dia de trabalho, eliminar essa tarefa irá lhe fazer se sentir melhor do que ficar olhando para o abdômen do Chris Pratt.

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6) Separe negócios e lazer

Se você trabalha em casa ou tem um telefone do trabalho, precisa manter isso separado do espaço que usa para relaxar. Não trabalhe na mesma mesa onde você janta ou assiste TV. O espaço de trabalho e o espaço de diversão não podem estar no mesmo local. Tem um telefone de trabalho? Não durma com ele em sua mesa de cabeceira. Se não fizer isso, sua mente nunca estará totalmente relaxada.

7) Exercite-se

Endorfinas lhe fazem feliz, e pessoas felizes não ficam sobrecarregadas no trabalho. Falando sério agora: exercícios lhe dão a oportunidade de limpar a cabeça, deixa suas endorfinas fluindo e fazem você se sentir melhor fisicamente. Você sente que pode conquistar o mundo depois de suar, e os relatórios de despesas irão parecer brincadeira de criança depois de um treino na academia.

8) Defina pequenos objetivos

Quando você tem 20 coisas para fazer em um dia, isso parece aterrorizante. Mas, e se você disser a si mesma que precisa terminar três destas coisas até as 11h? Já não parece tão ruim, certo? Quando não souber o que fazer, vá destrinchando as tarefas até que elas não pareçam tão esmagadoras, e comemore cada meta alcançada.

9) Priorize

Nem todas as tarefas foram criadas da mesma forma. Quando você está tentando descobrir o que precisa ser feito, determine o que é URGENTE. Há grandes probabilidades de quem nem tudo na sua lista de coisas a fazer seja prioridade. (A menos que você seja a presidente de seu país, quando provavelmente tudo é de alta prioridade. Há grandes probabilidades de você não ser a presidente.)

10) Relaxe

Mesmo se você colocar em prática o que foi citado acima, haverá dias em que sentirá que é totalmente impossível ter tudo sob controle. Quando tudo falhar, relaxe. Antes de sentir as lágrimas brotando e formando aquele nó em sua garganta, dê uma volta no quarteirão, verifique seu perfil no Instagram, ligue para seus pais para saber como vão as coisas e, em seguida, volte ao trabalho e arrase!

Precisando de inspiração no trabalho? As frases abaixo podem lhe ajudar:

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Frases para aumentar sua motivação no trabalho © iStock

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