Home / Beleza / Pele / Os 17 mandamentos da pele bonita e saudável

© iStock
Beleza

Os 17 mandamentos da pele bonita e saudável

by Monique Garcia Published on 16 de novembro de 2015
193 shares

Pele, sua linda, perdoe-nos por todos os pecados já cometidos contra sua beleza

Nem só de tratamentos caríssimos vive uma cútis bonita e saudável. Muitas vezes, a resposta para vários dos males que a afetam é encontrada na rotina básica de cuidados, que pode até poupá-la de, mais tarde, ter de torrar o salário com procedimentos estéticos. Pensando nisso, criamos um roteiro com os do’s e dont’s quando o assunto é pele. Ela merece!

1 - Removerás a maquiagem antes de dormir

“O acúmulo de resíduos leva à obstrução dos poros, porta de entrada para cravos e espinhas”, avisa Daniela Lemes, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). Pior: pode degradar as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela firmeza da pele) AND acelerar o processo de envelhecimento. Gente, o que vocês estão esperando para fazer do demaquilante o seu melhor amigo? Mais detalhes na reportagem Por que você não deve dormir com maquiagem (nunca mesmo).

2 - Lavarás, tonificarás e hidratarás

Os três passos têm a missão de remover as impurezas da pele, equilibrar seu pH e deixá-la lisinha e macia, respectivamente. Cada uma dessas etapas, que jamais devem ser puladas, deve impreterivelmente ser repetida pela manhã e à noite, fechado?

3 - Esfoliarás na medida certa

Invista no procedimento uma a duas vezes por semana para eliminar as células mortas e garantir um rosto renovado. “Peles oleosas pedem maior frequência: três vezes é o ideal”, recomenda Murilo Drummond, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). Mas, antes, é importante ter certeza de que sua cútis não é extremamente sensível, já que os grânulos do esfoliante podem machucá-la.

4 - Usarás protetor solar antes de sair de casa (e o reaplicarás ao longo do dia)

Faça isso a cada duas horas. Mas, caso mergulhe na água ou note que transpirou demais, passe o produto novamente de imediato. Ah, e a recomendação dos dermatologistas é que o filtro tenha, no mínimo, FPS 30 e ofereça proteção contra os raios UVA e UVB, para evitar câncer de pele e fotoenvelhecimento.

5 - Não espremerás espinhas

Jamais brinque com fogo: uma inocente cutucada pode resultar em cicatrizes e infecções na região. O melhor mesmo é identificar as causas da acne para que o tratamento mais adequado seja indicado pelo dermatologista. Luz pulsada, limpezas de pele, peelings e loções secativas são alguns deles.

6 - Tratarás a pele durante o sono

É enquanto dormimos que acontece a renovação celular. E essa é uma ótima deixa para aplicar cosméticos de uso noturno: como a pele está limpinha e livre de interferências externas (sol, poluição, frio...), torna-se mais receptiva aos ativos da fórmula, que agem durante todo o período de repouso. Temos várias sugestões na galeria Tratamento noturno: +40 produtos de beleza que agem durante o sono.

7 - Investirás apenas em produtos específicos para sua pele

Sabe a enxurrada de produtos que mencionamos nos tópicos anteriores? Todos eles devem ser compatíveis com seu tipo de pele – seca, mista, oleosa ou sensível – para que atuem diretamente em suas necessidades. Afinal, de que adiantaria, por exemplo, usar um creminho que controle a produção de sebo quando, na verdade, você precisa de hidratação extra?

8 - Descartarás produtos vencidos

Dar fim ao seu cosmético ou maquiagem favoritos pode ser uma tarefa dolorosa – mas, caso tenha estourado a data de validade, é o mais prudente a se fazer. Acne, alergias e até mesmo conjuntivite estão entre os riscos corridos por quem ignora esse prazo. “Além disso, os produtos podem perder a eficácia e não entregar os efeitos desejados”, salienta Murilo Drummond.

9 - Cuidarás do rosto, mas não esquecerás do restante do corpo

Muitas vezes, nos empenhamos tanto em descobrir os melhores tratamentos para o rosto (afinal, é o primeiro a denunciar os sinais da idade), que acabamos negligenciando outras áreas dignas de serem lembradas. Não há escapatória: usar filtro solar e hidratar todo o corpo diariamente também é necessário – principalmente as áreas mais ressecadas, caso dos cotovelos e joelhos.

10 - Beberás bastante água

O líquido promove uma verdadeira hidratação de dentro para fora, além de eliminar toxinas prejudiciais à pele. Com a ingestão diária de dois litros (no mínimo!), ela ganha firmeza e aspecto saudável.

11 - Lavarás os pincéis de maquiagem

“Quando sujas, as ferramentas facilitam a proliferação de fungos e bactérias e elevam as chances de pipocarem irritações na pele”, alerta Daniela Lemes. Para evitar esse chabu, sua limpeza deve ser feita a cada 15 dias com sabonete neutro ou produto específico para pincéis. Saiba mais em O certo e o errado na hora de lavar seus pincéis de maquiagem.

12 - Não fumarás nem beberás desenfreadamente

Os maus hábitos geram estresse oxidativo e envelhecimento de todas as células do corpo, inclusive da pele. “As linhas finas dos lábios dos fumantes também ganham evidência, e há aumento do risco de desenvolver câncer na região”, completa Murilo Drummond. Já o consumo excessivo de álcool pode resultar em inchaço no rosto e na congestão das pálpebras.

13 - Dormirás bem

Durante a noite, como já mencionamos, o corpo oxigena as células e também combate os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce) com maior facilidade. Quando não existe uma rotina adequada do sono, esse processo, obviamente, não acontece. No lugar, surgem as temíveis olheiras e o viço da pele toma chá de sumiço. “Para evitar a encrenca, durma oito horas diárias”, aconselha Murilo Drummond.

14 - Não se estressarás à toa

Passar nervoso aumenta o nível de cortisol (hormônio do estresse) no sangue, que está ligado a doenças de pele como acne e dermatite seborreica. “Em contrapartida, manter o otimismo ajuda a melhorar o viço e a contração muscular”, afirma Daniela Lemes.

15 - Praticarás exercícios físicos

Colocar o esqueleto para se mexer turbina o tônus muscular (adiós, flacidez), acelera o metabolismo, regula o funcionamento do intestino, melhora a circulação e, consequentemente, a aparência da pele. Durante a malhação, também acontece a liberação de endorfina, que proporciona uma enorme sensação de bem-estar.

16 - Consumirás alimentos amigos da pele

Que toda dieta deve ser equilibrada você já sabe. Mas existem iguarias cujo consumo reflete diretamente na aparência da pele, ajudando a retardar o envelhecimento. “Elas são ricas em antioxidantes, que protegem as células do organismo, e vitaminas”, conta Daniela Lemes. O time é grande: brócolis, salmão, morango, amendoim, azeite de oliva, ovo, pepino, aveia, nozes, maçã...

17 - Visitarás o dermatologista

É claro que a frequência pode variar de acordo com as características e necessidades de cada pele, mas o ideal é que você bata cartão no consultório ao menos uma vez por ano para um check-up completo.

Continue com a gente:

by Monique Garcia 193 shares

você também vai <3: