Home / Lifestyle / Casa / decoração

Na decoração, cinza é o novo branco!

by Redação taofeminino ,
Na decoração, cinza é o novo branco!© iStock

Um sofá aqui, uma parede acolá… saiba como se render a esse curinga da decoração – e usar a tendência direitinho. Por Mirela Mazzola

Não é de hoje (e nem só na decoração) que a cor cinza tem rondado as tendências por aí, inclusive quando se trata de beleza (cabelo, esmaltes e até batom cinza estão aí para provar).

Então, uma coisa a gente pode garantir: se joga porque são muito mais de 50 tons! Se a sua ideia for usar essa queridinha no décor, é preto no branco: com algumas boas dicas de decoração, sua casa pode ser a morada ideal para recebê-la. Ficou curiosa? Dá uma olhada nessas ideias!

Cinza, pode entrar que a casa é sua

Ao contrário do que se pode imaginar, acabamento e móveis em tons de cinza não passam uma ideia de rusticidade ou de algo inacabado. “A cor é tendência aqui e no exterior. Na base da decoração, traz requinte e é ótima alternativa ao branco e ao off-white”, diz a arquiteta Bárbara Jalles, de São Paulo. Se preferir só um toque da cor, em vez de elegê-la como a paleta de toda a decoração, sofás, paredes, almofadas, cortinas e tapetes são um ótimo começo. “O cinza combina com tudo, da madeira às cores vibrantes”, completa Bárbara.

Prova de que não tem nada de pesada, a cor pode perfeitamente ser a protagonista em ambientes como cozinha, suítes e até quarto de bebê, olha só:

Ainda não se convenceu? “Uma boa pedida é usar tons neutros ou mais claros de cinza para se acostumar”, afirma Bárbara. Segundo ela, em geral, tons mais fechados tendem a carregar o ambiente. “Mas não é uma regra, o que vale é se sentir confortável no espaço”, conclui a arquiteta.

Mais cinza: móveis e peças de décor

Para Ale Tobler, diretora criativa do Westwing no Brasil, tons mais quentes, que se aproximam da cor do concreto, também são boas apostas. “Ele aconchega sem escurecer demais e pode ser usado em qualquer ambiente”, diz. O e-commerce de móveis e artigos de decoração acaba de lançar uma campanha inspirada na estilista Coco Chanel, usando o cinza como aliado, tanto nas peças com design contemporâneo quanto no fundo de cimento queimado.

Na hora de combinar com sofás, paredes e cortinas cinzas, Ale sugere madeiras claras, para dar um efeito atual, em peças e móveis, por exemplo. Se o estilo desejado for mais feminino, vale compor com tons pastéis. “A paleta está em alta e dá um efeito nórdico ao ambiente. Hoje, essa é a tendência favorita dos europeus”, afirma.

Para introduzir o cinza na decoração da sua home, sweet home, Ale apostaria no clássico tom sobre tom. “Se a parede for mais clara, componha com um sofá mais escuro, por exemplo. Mas vale lembrar que tons quentes de cinza combinam com tons quentes; o mesmo vale para os tons frios”, conclui a diretora criativa.

Decoração Cinza © Pinterest
Decoração Cinza
See album

Quer ver mais dicas para decorar o seu cantinho?

Você vai amar estas ideias de papel de parede
Ideias de tricô na decoração
Quarto de casal estiloso AND confortável? Sim, você pode!
Parede pelada, não! Descubra como decorá-la

Redação taofeminino
you might also like