Home / Lifestyle / Casa

Manual prático da geladeira organizada

by Isabella Villalba ,
Manual prático da geladeira organizada© iStock

Pode ir tirando os ovos da porta!

Summary
  1. · Comece pela porta
  2. · O que colocar nas prateleiras internas?
  3. · E o que armazenar nas gavetas?
  4. · Organização do freezer: lugar de congelados
  5. · Como limpar a geladeira
  6. · Ímãs de geladeira mais fofos do We Heart It

Seja bem-vinda à sua geladeira. Com ímã, branquinha, baixinha, alta e/ou com um pinguim em cima. O principal eletrodoméstico da cozinha pode ter várias “caras”, mas a principal função de todas é a mesma: conservar os alimentos perecíveis em casa.

Caso você precise de razões para arrumá-la, pense nos minutos extras que ganhará ao encontrar os itens do café da manhã rapidamente, em acabar com os odores desagradáveis causados por produtos vencidos e, principalmente, em manter a sua saúde. Sabia que limpar a geladeira evita a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar a comida? Para garantir a qualidade de vida da família, siga estas lições básicas de como organizar a geladeira:

Comece pela porta

Vamos à organização da geladeira para deixá-la linda por dentro e por fora, começando pela porta: “Na prateleira de menos altura, posicione os condimentos, como mostarda, maionese e ketchup. Na outra, ponha as bebidas abertas: suco, chá, água e refrigerante”, explica a organizadora profissional Natalia Zanardi Ortiz.

Geralmente deixados à porta, os ovos são muito frágeis e podem rachar com o abre-e-fecha. Por isso, o ideal é colocá-los na primeira ou segunda prateleira em uma bandeja (pode ser a da própria geladeira, se for removível) ou dentro de uma cesta plástica. “Não deixe na embalagem de isopor porque é um material tóxico e evite a de papelão também, porque absorve a umidade, facilitando a proliferação de bactérias e fungos”, orienta.

É, amiga, tem bastante coisa pra arrumar aí, hein?

O que colocar nas prateleiras internas?

Siga este roteiro que montamos com a ajuda da organizadora profissional para colocar cada item na prateleiras certa:

Primeira e segunda prateleiras: ali devem ficar visíveis aqueles alimentos do café da manhã e o que a família consome com mais frequência, além de embalagens abertas;

Intermediárias: “A palavra de ordem aqui é ‘setorizar’: separe o estoque daqueles produtos que já estão em uso”, orienta Natalia. Estas prateleiras são ideais para posicionar os alimentos, ainda fechados, que precisam de conservação, como leite, suco, iogurte, queijo, requeijão, salame e presunto.

Inferior: lugar certo para posicionar os potes com as sobras de alimentos de refeições. “Jamais coloque panelas dentro da geladeira, pois a tampa não veda adequadamente. As sobras devem ser guardadas em potes de vidro – que ajudam na visualização e fecham corretamente e evitam a proliferação de fungos e bactérias na comida”, lembra. Outro recurso interessante para embrulhar e tampar recipientes é o plástico filme.

E lembre-se de demarcar os espaços. “Use etiquetas nas prateleiras com indicadores como ‘bebidas abertas’, ‘café da manhã’, ‘condimentos’, ‘estoque de lanches da escola’. Elas vão durar tempo o suficiente para educar a família a devolver os itens aos lugares certos”, ensina a organizadora profissional.

E o que armazenar nas gavetas?

A gaveta inferior é o lugar das compras da quitanda. Por lá, a temperatura é ideal e há espaço para a ventilação das verduras, frutas e legumes. “Se faltar espaço, uma solução é colocar os alimentos restantes em cestinhas com furinhos na prateleira logo acima da gaveta, ok?”, explica Natalia. Se houver outras gavetas mais para cima, pode usá-las como estoque de alimentos.

Organização do freezer: lugar de congelados

Os refrigeradores mais simples normalmente têm uma divisória que cria dois espaços diferentes. Na parte de baixo, de preferência, coloque as carnes, frangos e peixes, em pilhas separadas. Na prateleira de cima, disponha pães, massas e salgados congelados. “Esses produtos, normalmente, vêm em uma embalagem protegida. Por isso, para ocuparem menos espaço, retire da caixa”, indica.

Um lembrete: verifique no manual da geladeira se o eletrodoméstico veio equipado com um freezer ou umrefrigerador. O freezer, por exemplo, consegue guardar produtos congelados sem que estraguem por muito mais tempo. Já com o armazenamento no refrigerador, a data de validade deve ser seguida à risca.

Como limpar a geladeira

Manter a geladeira organizada é também uma questão de higiene. Para garantir a conservação dos produtos alimentícios em bom estado, acabar com odores desagradáveis e, claro, evitar a proliferação de germes que contaminam a comida, siga estas dicas fáceis de como limpar a geladeira:

Passo 1: Retire todos os alimentos da geladeira uma vez por semana para higienizá-la – “Para evitar o mau cheiro, descarte os produtos vencidos e as sobras de alimentos que estragaram”, orienta a organizadora profissional.

Passo 2: Com o lado macio de uma esponja de lavar louça, aplique detergente neutro e limpe o interior dageladeira, inclusive o freezer, as borrachas de vedação e as partes móveis, como gavetas e prateleiras, que podem ser retiradas para facilitar. Espere secar bem e pode recomeçar a colocar tudo em ordem. “Uma outra fórmula eficiente para acabar com os fungos e bactérias é a mistura entre uma medida de água a outra medida de vinagre de maçã”, sugere Natalia.

E aí, pronta para colocar as dicas em prática? Escreva um comentário aqui embaixo pra gente contando como ficou . E pra deixar a geladeira linda por fora também...

Ímãs de geladeira mais fofos do We Heart It

Ímã de geladeira © We Heart It
Ímã de geladeira
See album

Mais projeto casa bonita:
+ Saiba como organizar sapatos
+ 5 ideias lindas para guardar maquiagem e produtos de beleza
+ Como limpar tênis brancos? Mostramos aqui (é fácil!)
+ E descubra novas formas de utilizar objetos antigos

Isabella Villalba
you might also like