Home / Lifestyle / Cultura

As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo

by Redação taofeminino ,
As 12 bibliotecas mais incríveis do mundo© Livingly

Silêncio, cheiro de livro antigo, estantes seculares e muita história envolvida

É quase certo que quem ama livros – mesmo que tenha se rendido a praticidade dos e-books – não resiste a uma bela biblioteca! Afinal, nada mais inspirador para um leitor que perambular entre estantes, sentir o cheiro do papel amarelado e saber que naquele lugar se respira história.

Em todo o mundo não faltam verdadeiras obras-primas da arquitetura construídas especialmente para abrigar livros – incluindo manuscritos, exemplares raros, primeiras edições, partituras... – e a gente selecionou as mais lindas.

Mas será mesmo que dá para manter os olhos na leitura com tanta beleza em volta?

1. Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV), Vaticano

A biblioteca foi construída durante o papado de Nicholas V (1447-1455), que decidiu que o acervo de manuscritos reunidos pela Igreja nos séculos anteriores deveria estar disponível para estudiosos. Na época, a biblioteca era formada por uma única sala. O projeto foi concluído por Sixtus IV (1471-1484), com apoio financeiro e a nomeação de um bibliotecário. Hoje, o acervo reúne 1,6 milhão de livros impressos, 180 mil manuscritos, mais de 8.600 incábulos (livros da época do nascimento da imprensa), além de moedas, medalhas, gravuras e fotografias. A consulta só é permitida a pós-graduandos cadastrados ou, em raras exceções, universitários cuja pesquisa necessite de algum arquivo que só existe na BAV.

2. Biblioteca Joanina, Portugal

A biblioteca da Universidade de Coimbra, também conhecida como Biblioteca Joanina, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. A opulenta construção barroca, erguida entre 1717 e 1728, é sempre apontada como a mais rica da Europa e uma mais das bonitas do mundo. Curiosidade: há duas pequenas colônias de morcegos que protegem as coleções de insetos bibliófagos. Essa maravilha é aberta à visitação (informações, aqui).

3. Biblioteca do Congresso, Estados Unidos

Em Washington, é a mais antiga instituição cultural e federal do país. Autodenomina-se a maior biblioteca do mundo (e deve ser mesmo): são mais de 160 milhões de itens distribuídos em um complexo de prédios concluído em 1897. Em estilo Beaux Arts, esse da foto tem uma linda cúpula de vitrais. Para visitar, clique aqui.

4. Old Library do Trinity College, Irlanda

Trata-se da maior biblioteca irlandesa (e também mais antiga, fundada em 1592, em Dublin). São 6 milhões de livros e arquivos impressos, incluindo todas as publicações e periódicos do país lançados até hoje. O mais famoso é o Livro de Kells, manuscrito do evangelho feito por monges no século 9 e ornamentado com motivos celtas. Há tours guiados diariamente, que incluem uma exposição sobre o livro e visita a Long Room, linda sala com estantes de carvalho que abriga os 200 mil livros mais antigos da biblioteca (informações, aqui).

5. Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

Lindo exemplar da arquitetura manuelina (mesmo estilo da Torre de Belém e do Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa), o Real Gabinete Português de Leitura foi idealizado por comerciantes portugueses e construído em 1887. É o maior acervo de autores lusitanos fora de Portugal. Entre as 400 mil obras estão a primeira edição de Os Lusíadas, de 1572, e manuscritos de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. A biblioteca é aberta à visitação em dias úteis.

6. Biblioteca Szabo Ervin, Hungria

Adquirida pela prefeitura de Budapeste e restaurada em 2001, a mansão que abriga a biblioteca pertenceu ao aristocrata Szabo Ervin. A construção neobarroca, erguida no século 19, reúne um acervo de mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e arquivos em áudio. Mais informações no site oficial.

7. Old Library, Holanda

Localizada na cidade de Haia, a biblioteca foi construída no fim do século 19 – quando não existia luz elétrica. Por isso, tanto a abóbada de vidro quanto as balaustradas de ferro fundido foram pensadas para deixar entrar o máximo possível de luz natural.

8. Library Room da Universidade de Cambridge, Inglaterra

A sala é a maior das 114 (!) bibliotecas da Universidade de Cambridge, uma das antigas do mundo, fundada há mais de 800 anos. O acervo reúne mais de 8 milhões de livros, arquivos e partituras. Embora boa parte do campus, que inclui museus e capelas, seja aberto à visitação, esta sala não é.

9. Biblioteca Widener, Estados Unidos

A principal biblioteca da Universidade de Harvard, no estado americano de Massachusetts, foi doada no início do século 20 por Eleanor Elkins Widener, em memória de seu filho, Harry. O universitário da turma de 1907 foi uma das vítimas no naufrágio do Titanic.

10. Biblioteca do Château de Chantilly, França

O Château de Chantilly abriga a segunda maior coleção de pinturas na França, depois do Louvre, além de manuscritos preciosos. O castelo, construído originalmente como um forte na Idade Média, tive vários donos até pertencer a Henri d'Orléans, o Duque de Aumale, filho do último rei da França. Apaixonado por livros, ele fundou a biblioteca no século 19. Hoje, o Castelo de Chantilly é uma atração turística bastante popular (informações no site oficial).

11. Biblioteca Bodleian, Inglaterra

Essa porta reúne os brasões de algumas faculdades da Universidade de Oxford, uma das mais prestigiadas e antigas do mundo (sua fundação remonta o século 11!). A biblioteca medieval, conhecida como Old Library de Bodleian, abriga parte do acervo de 12 milhões de publicações. O lugar ficou ainda mais famoso depois de ser uma das locações nos filmes da saga Harry Potter (mais especificamente a biblioteca de Hagwarts). Veja informações sobre visita guiada.

12. Biblioteca da Abadia de Melk, Áustria

Parece mais um palácio, mas é um mosteiro no melhor estilo barroco do século 19. A abadia fica na cidade de Melk, às margens do Rio Danúbio, e reúne escola, igrejas e a linda biblioteca com 12 salas decoradas com afrescos. Elas guardam 100 mil volumes, entre manuscritos, incábulos e uma seção de Bíblias. Também é possível visitá-la.

Para aquecer seu inverno...

Veja também: 30 looks de outono/inverno sem monotonia
30 looks de outono/inverno sem monotonia © Pinterest
30 looks de outono/inverno sem monotonia
See album

Mais em Cultura:

Mostra no Instituto Tomie Ohtake, em SP, reúne obras de artistas mulheres
8 razões para ler a tetralogia napolitana, de Elena Ferrante
5 museus incríveis (e menos óbvios) em Paris

taofeminino ​♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like