Home / Lifestyle / Casa

Como decorar a mesa de Natal

by Redação taofeminino ,
Como decorar a mesa de Natal© iStock

Não é preciso comprar tudo nem contratar um profissional para arrasar na decoração. Por Mirela Mazzola

Depois de organizar os petiscos e as receitas clássicas da ceia de Natal, chega a hora de começar a pensar na decoração. Uma mesa bem-montada, com elementos festivos – e sem recorrer obrigatoriamente a estereótipos natalinos –, faz toda a diferença na hora de celebrar a data com quem a gente ama. Afinal, não é uma delícia chegar a um lugar que lembre aconchego e reunião familiar?

Mesa de Natal: por onde começar

De acordo com a decoradora Andrea De Cesare, especializada em montagem de mesas festivas, não é preciso necessariamente ir às compras ou contratar um profissional da área para fazer bonito na ceia. "Se houver criatividade e for transmitido o carinho com o qual você fez a decoração, é muito provável que fique lindo", diz. Como ponto de partida, ela sugere pensar em uma cor ou tema. Então, é hora de jogar o foco sobre itens que você já tem em casa e que goste mais, ou que estejam em melhor estado. Por exemplo: louças, taças, uma toalha ou um arranjo central bacana. "A partir daí, a decoração começa a fluir", completa.

Ao pensar na temática, Andrea garante que não é preciso se apegar aos tradicionais vermelho, verde e dourado nem trazer figuras natalinas à mesa. "Uma inspiração tropical ou mais despretensiosa, por exemplo, tem tudo a ver com o Natal brasileiro", afirma.

Na hora de escolher as peças que vão compor a mesa de Natal, Andrea aposta principalmente em enfeites natalinos DIY, flores, frutas, folhagens e ervas naturais. "Uma garrafa d'água de vidro sem o rótulo com flores do quintal, pinhas e até transportar sua pequena horta em vasos charmosos para a mesa são boas sugestões."

A expert também prefere investir em luzinhas pisca-pisca (existem versões a pilha, mais práticas para isso que as elétricas) e em velas com a chama de LED, já que as tradicionais tendem a emanar um cheiro não muito agradável para a hora da refeição. Outra dica: para não atrapalhar o contato visual entre os convidados, arranjos florais devem estar sempre, no máximo, na altura do queixo de uma pessoa sentada. Opções mais altas devem ser aquelas com hastes finas até o arranjo, acomodado na parte superior.

Sentiu uma vibe natalina?

Redação taofeminino
you might also like