Home / Lifestyle / Casa

Móveis de palete em 21 ideias de decoração

by Redação taofeminino ,
Móveis de palete em 21 ideias de decoração© iStock

Sofás, camas e mesas DIY com a estrutura de madeira são descolados e sustentáveis ao mesmo tempo. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Sofás de paletes
  2. · Mesas de paletes
  3. · Camas de paletes
  4. · Vem ler mais sobre decoração!

Palete ou pallet (na versão em inglês), tanto faz! Usadas na indústria para facilitar o empilhamento e o transporte de produtos, essas plataformas de madeira são tão versáteis que acabaram virando queridinhas da decoração faça-você-mesmo.

Embora dispense o trabalho de um marceneiro, produzir móveis de paletes exige alguns cuidados, começando por verificar o estado da peça (se a madeira é resistente para a finalidade que será usada e se tem farpas, pregos ou rachaduras, por exemplo).

Também é importante observar se ele está protegido de cupins ou fungos – existem produtos específicos e ecologicamente corretos para tratar a madeira. Ainda que prefira o aspecto rústico, sem pintura, lixar e impermeabilizar o palete com verniz ou selador vão garantir a durabilidade e a segurança do futuro móvel.

Como existe procura pela tendência, há empresas que vendem paletes já tratados – uma boa alternativa para ganhar tempo e evitar problemas futuros. A seguir, separamos algumas ideias de decoração com móveis feitos de paletes, olha só.

Sofás de paletes

Futtons feitos sob medida ou mesmo um composê de almofadas podem cobrir o palete, transformando-o em sofá! Como a madeira é resistente e dá para remover o estofado a qualquer momento, essa é uma opção bacana para áreas externas também.

Rodinhas são bacanas para facilitar a limpeza e a mobilidade do móvel. Que tal?

Mesas de paletes

Mais fáceis de fazer do que sofás ou camas, elas costumam ficar supercharmosas como mesas de centro.

Camas de paletes

Nesse caso, é fundamental se certificar sobre a resistência do palete e se ele não é muito antigo. Afinal, sofás, camas e cadeiras têm que aguentar bastante peso.

Vem ler mais sobre decoração!

Redação taofeminino
you might also like