Home / Lifestyle / Comida

De Westeros para sua mesa: 10 receitinhas direto de Game of Thrones

by Fernanda Guimarães ,
De Westeros para sua mesa: 10 receitinhas direto de Game of Thrones© HBO

Todo homem deve comer

Os bolos de limão da Sansa, os vinhos da Árvore favoritos de Tyrion, as pimentas de Dorne... Game of Thrones não é só dragões, sangue e, errr, corpitchos nus. Os banquetes em Westeros têm lá suas peculiaridades e receitas típicas dependendo de cada região. E foi lendo os livros (com muita fome) que as duas blogueiras e viciadas na série, Chelsea Monroe-Cassel e Sariann Lehrer, começaram a testar as comidas westerosi na vida real. Torta de pombo, javali e outras excentricidades, tudo foi para a panela - e a experiência, devidamente documentada no blog innatthecrossroads.com.

A brincadeira ficou séria quando o autor das Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin, convidou Chelsea e Sarah para colocar o blog no papel, e assim nasceu A Feast of Ice and Fire (em tradução livre, Um Banquete de Gelo e Fogo, sem tradução para o português), o livro de receitas oficial da saga (pois é, até isso tem).

Foi com muito prazer que recebemos o corvo (não dava para perder a piada) das nossas amigas do enfemenino (a versão espanhola do taofeminino) com 10 receitas saídas diretamente das páginas de A Feast of Ice and Fire. Pois vista sua melhor armadura e já para a cozinha. Vamos te ganhar pelo estômago, cara khaleesi leitora.

1) Café da manhã na Muralha

"Quando amanheceu, Jon foi para a cozinha, como de costume. Hobb Três-Dedos não lhe dirigiu a palavra ao entregar o café da manhã do Velho Urso. Naquele dia havia três ovos cozidos com pão frito e presunto grelhado e uma tigela de ameixas"
- O Jogo dos Tronos


Para preparar o café da manhã da Muralha vai precisar de:

1 filé de presunto grelhado
1 colher de sopa de óleo
3 ovos
2 fatias de pão
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Um punhado de ameixas secas

Preparo:

Frite o presunto com óleo em uma panela. Quando começa a dourar, retire a panela do fogo para apenas mantê-lo quente.

Para fazer os ovos, coloque-os em uma panela e cubra com água, pelo menos um dedo acima. Cozinhe-os em fogo baixo, sem que a água ferva, por 6 minutos. Se preferir com a gema mole, cozinhe por 4 minutos.

Derreta a manteiga na panela você usou para fazer presunto e frite as fatias de pão. Coloque o pão no prato, acrescente as ameixas e o café da manhã à la Lorde Comandante está pronto.

2) Torta de carne de porco

"Se eu pudesse voar, já estaria de volta em Castelo Negro, comendo torta de carne de porco", suspirou Sam."
- A Fúria dos Reis


Para preparar a torta de carne de porco que você vai precisar de:

650 g de carne de porco picada
1/2 colher de chá de sal
4 gemas de ovos
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de pimenta preta moída
1/3 xícara de mel
1/2 xícara de uvas passas
5 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de açafrão
1/2 xícara de água fria
Um pouco de sal

Para a massa:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Dilua o açafrão na água e, em seguida, despeje-o lentamente na mistura e mexa até obter uma massa coesa. Para obter a consistência certa, não despeje toda a água de uma só vez.

Para o recheio:

Preaqueça o forno a 190 graus. Doure a carne de porco em uma frigideira em fogo médio. Deixe esfriar um pouco e misture com sal, as gemas de ovos, especiarias, mel e passas. O recheio deve ficar bem úmido.

Distribua a massa sobre uma assadeira e sobre ela e coloque outro pedaço de massa para cobrir. Dobre o restante da massa na borda da assadeira, para "fechar" a torta. Se quiser, faça cortes decorativos sobre a camada de cima e asse a torta por 45 minutos a 1 hora, ou até que fique dourado.

3) Costela de carneiro

"Os oito futuros irmãos devoraram um banquete de costela de cordeiro assada com alho e ervas, guarnecido com raminhos de hortelã e com purê de nabos amarelos nadando em manteiga".
- A Guerra dos Tronos


Para preparar a costela de cordeiro vai precisar de:

2 costelas de meio quilo de cordeiro cada (cerca de 12)
Sal e pimenta preta moída
2 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de salsa seca
1/2 colher de chá de tomilho seco
1 xícara de migalhas de pão macio, fresco
1/4 xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de farinha
1/4 xícara de vinagre de vinho tinto
Hortelã fresca para enfeitar

Preparo:

Preaqueça o forno a 250 graus.

Tempere o cordeiro com sal e pimenta. Misture o alho, salsa, tomilho e migalhas de pão em uma tigela rasa. Umedeça a mistura com azeite suficiente para que ela fique aglomerada e reserve. Aqueça uma frigideira grande e coloque uma das duas peças de cordeiro com o lado convexo para baixo.

Doure a carne até que ela tome um tom bronzeado. Vire a peça e grelhe até que todos os lados estejam marrons, o que leva um um total de 4 minutos, mais ou menos. Retire as costelas da frigideira e coloque em uma assadeira com a carne para cima. Faça o mesmo com a outra peça.

Misture a farinha e vinagre em uma tigela pequena e, usando um pincel, espalhe a mistura sobre o cordeiro. Com as mãos, cubra a carne com as migalhas de pão e especiarias suavemente, formando uma camada.

Asse o cordeiro durante 20 a 25 minutos (a temperatura interna da carne deve ser de cerca de 65 graus). Se você quer uma crosta crocante, acione o forno em modo gratinar por 2 minutos. Deixe repousar por 5 minutos antes de separar as costelas ou sirva as peças inteiras.

4) Cebolas grelhadas com molho

"Ben Stark começou a rir: 'O que eu mais temia. De qualquer forma, eu era mais jovem do que você quando você ficou bêbado'. Ele tomou da bandeja mais próxima uma cebola assada escorrendo molho escuro e deu um mordida. Ouviu-se um estalo quando ele cravou os dentes ".
- O Jogo dos Tronos


Para preparar cebolas grelhadas em molho você vai precisar de:

300 g de cebolas pequenas
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 stick (ou 1 colher de sopa) de alecrim ou tomilho
1/3 xícara de cidra
1 colher de sopa de farinha
3 xícaras de caldo de carne
Um toque de conhaque

Preparo:

Limpe e descasque as cebolas. Corte sete delas em quartos e reserve o resto. Coloque o mel em uma panela profunda em fogo médio, junto com a manteiga, ervas e cebolas picadas. Mexa para certificar-se da manteiga cobre os pedaços de cebola e misture tudo.

Cozinhe cerca de 8 minutos ou até que as cebolas comecem a adquirir um tom de marrom dourado. Mexa bem para evitar que elas queimem.

Adicione a cidra em três "jatos", deixando que o líquido esquente entre cada adição. Isso fará com que os ingredientes se aglomerem.

Polvilhe a farinha na panela e mexa para que ela se misture no molho. Em seguida, adicione o caldo e as cebolas inteiras reservados e cozinhe o molho em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 5 minutos ou até que atinja a consistência desejada.

Você deve servi-lo com sal e pimenta a gosto e adicione o conhaque, se desejar. Depois disso, está pronto para servir.

5) Frango ao mel

"Mais uma vez você está com fome?" ele perguntou. Havia ainda meio frango com mel na bandeja. Jon ia arrancar uma coxa, mas ele teve uma ideia melhor. Ele cutucou a peça inteira e deixou-a cair no chão, entre as pernas. Fantasma a devorou em um silêncio selvagem."
- Jogo dos Tronos


Para preparar o frango ao mel você precisa de:

1 frango inteiro de cerca de 2 quilos e meio
2 colheres de sopa de manteiga derretida com sal
1 xícara de vinagre de cidra
2/3 xícaras de mel
1-2 colheres de sopa de hortelã, secas ou frescas, picada
1/2 xícara de passas, cerejas secas, cranberries, etc
1 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo:

Preaqueça o forno a 230 °

Unte o frango inteiro com manteiga e sal (isso fará com que a pele fique crocante e saborosa). Asse por uma hora ou mais, ou até que o interior do peito não esteja rosa.

Enquanto o frango fica no forno, misture os demais ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até que as as frutas secas ganhem mais volume e o molho tenha reduzido pela metade. Quando o frango estiver pronto, banhe o com metade do molho e reserve a outra metade para servir à parte.

6) Sopa de alho-poró

"O banquete do casamento começou com sopa aguada de alho-poró seguido de uma salada de feijão verde, cebola, beterraba ..."
- Tormenta das Espadas


Para preparar a sopa de alho-poró você vai precisar de:

4 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 alho-poró (somente as hastes, sem folhas) bem lavadas e cortadas em anéis
1 cebola pequena picada
2 batatas grandes, descascadas e cortadas
Caldo de galinha dissolvido em quatro xícaras de água
Sal e pimenta a gosto
Salsa fresca picada para guarnecer

Preparo:

Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela grande, em fogo médio. Adicione o alho-poró e a cebola. Cozinhe os legumes, mexendo por 5 minutos ou até ficarem macios, mas não dourados.

Adicione as batatas, deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos e adicione o caldo de galinha. Deixe a sopa ferver, tampe a panela e deixe em fogo baixo por 35 minutos.

Com um liquidificador, bata os legumes até que eles tenham a consistência de um purê. Adicione a manteiga restante. Tempere a sopa com sal e pimenta, decore com salsa e sirva.

7) Tortas roubadas pela Arya

"Roubou uma torta e foi comendo na estrada. Ela esfarelava, cheia de nozes picadas, frutas e queijo, e ainda estava quente. O fato de comer a torta de Sor Amory fez Arya se sentir valente. 'Pés descalços, pés seguros, pés ligeiros', cantarolou entre os dentes. 'Eu sou o fantasma de Harrenhal' ".
- A Fúria dos Reis


Para preparar tortinhas roubadas de Arya vai precisar de:

2 pacotes de 500 g (4 folhas) de massa folhada
1 ovo batido
170 g de queijo de cabra fresco
1 colher de sopa de suco de limão
1/4 colher de chá de sal grosso
3 maçãs médias do tipo Gala, descascadas e cortadas em fatias menos de meio centímetro de espessura
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 xícara de mel e um pouco mais para guarnecer
1/2 colher de chá de pimenta moída
1/2 xícara de nozes picadas cristalizadas (opcional)

Preparo:

Cubra duas assadeiras com papel manteiga. Em uma superfície levemente enfarinhada estenda as folhas de massa, uma por uma, formando quadrados de 28 centímetros de lado.

Com um cortador circular ou um copo de cerca de 10 centímetros de diâmetro, faça quatro círculos para cada folha, totalizando 16. Coloque quatro dessas bases em cada assadeira e amasse a superfície com um garfo. Com um cortador circular ou um copo de cerca de 9 centímetros de diâmetro faça círculos menores nas oito bases restantes e reserve os anéis que sobrarem.

Com um pincel, passe o ovo batido em torno das bordas das bases maiores e coloque os anéis por cima. Em seguida, distribua os círculos menores no espaço que sobrar na assadeira - eles não serão usados nesta receita mas você pode comê-los como lanche ou sobremesa, mergulhando a massa em mel e canela. Deixe a massa resfriar no congelador, pelo menos, 30 minutos.

Preaqueça o forno a 190 graus.

Misture o queijo, suco de limão e sal em uma tigela. Coloque a mistura dentro das bases geladas e sobreponha com as fatias de maçã.

Polvilhe nozes (se estiver usando) e pimenta por cima. Asse as tortinhas por cerca de 35 minutos, até que a maçã fique macia e casca atinja um tom de dourado. Coloque em pratos, regue de mel e sirva quente ou em temperatura ambiente.

8) Pêssego em molho de mel e cominho

"(Sansa) Ela estava prestes a beijar a criada que trouxe o jantar. A refeição era pão quente e manteiga recém-batida, ensopado de carne, carne de carneiro com cenouras e pêssegos com mel." Mesmo comida tem gosto melhor ", pensou".
- A Fúria dos Reis


Para preparar os pêssegos em molho de mel e cominhos vai precisar de:

3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de suco de limão
3 ramos de cominho fresco e um pouco mais para enfeitar, se desejar
4 pêssegos maduros, porém firmes, cortados ao meio e sem caroço
1 colher de sopa de óleo vegetal
Queijo mascarpone, creme de leite fresco ou sorvete para servir
Nozes picadas para decorar (opcional)

Preparo:

Em uma panela pequena, misture o mel com o suco de limão. Adicione os raminhos de tomilho e cozinhe em fogo baixo por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Retire a panela do fogo, tampe e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Em seguida, puxe os galhos e folhas. Você pode servir o molho frio ou reaquecê-lo quando os pêssegos estiverem prontos.

Pouco antes de chegar a hora de servir a sobremesa, coloque os pêssegos cortados ao meio em uma tigela, regue com azeite e misture com as mãos. Certifique-se de todos os pedaços estão embebidos em óleo. Aqueça uma grelha.

Coloque os pêssegos com a parte interior para baixo. Grelhe por 4-5 minutos e vire. Grelhe mais 4 minutos ou até que estejam macios, mas sem se desfazerem.

Coloque em pratos, despeje o mel sobre eles e sobre cada pedaço de pêssego coloque uma colherada de de mascarpone, creme ou sorvete. Você pode decorar com nozes picadas ou ramos de tomilho.

9) Mirtilo com creme

'' 'Vêm da mesa do próprio Lorde Comandante', disse Bowen Marsh. Havia saladas de espinafre, grão de bico e nabo, e para a sobremesa, sorvete de mirtilo e tigelas e creme".
- A Guerra dos Tronos


Para preparar o mirtilo com creme, você precisa:

1/2 kg de mirtilos frescos
2 claras de ovo levemente batidas
1 xícara e 2 colheres de sopa de leite ou creme
2 colheres de sopa de mel
Um pouco de sal
2 colheres de chá de açúcar

Para começar, selecione os mirtilos, separando o mais maduros para consumi-los o quanto antes. O truque é congelá-los completamente, separar os que vai comer em um prato ou bandeja e guardar o restante no freezer. Uma vez congelados e armazenados em um saquinho plástico, os mirtilos podem durar até 6 meses.

Misture as claras com um copo de leite em uma panela. Cozinhe em fogo alto até que comece a ferver, sem parar de mexer. Abaixe o fogo à mínima potência e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Adicione o mel e sal. Depois de 1 ou 2 minutos em fogo baixo, coe o creme em uma tigela.

Adicione o restante do leite e do açúcar. Passe tudo para uma jarra ou vasilha e deixe resfriar; a massa vai se espessando conforme perde calor.

Para servir, apenas despeje o creme sobre os mirtilos gelados.

10) Truta envolta em bacon

"Ele olhou para o jantar à sua frente: truta envolta em bacon, salada de nabo, erva-doce, ervilhas com cebola e pão fresco."
- A Fúria dos Reis


Para preparar a truta com bacon você vai precisar de:

1 truta inteira (300 a 350 g) limpa
Sal e pimenta preta moída
2 ramos de alecrim fresco
3-5 fatias de bacon
3 fatias de limão

Preparo:

Pré aqueça a grelha

Coloque o peixe em uma assadeira rasa. Dê-lhe algumas batidas e tempere a a barriga com sal e pimenta e em seguida com alecrim. Tempere o resto do peixe com sal e pimenta. Em seguida, enrole-o com tiras de bacon.

Coloque a truta, a uma distância de entre 15 a 18 centímetros do fogo e asse por cerca de 5 minutos, até que a pele e o bacon estejam crocantes. Vire com cuidado e asse o outro lado por mais 2 minutos. Em seguida, distribua as fatias de limão na parte de trás do peixe e por mais 2 a 3 minutos, até que o interior estiver cozido e o resto do bacon esteja bem crocante.

*Fotos: A Feast of Ice and Fire e innatthecrossroads.com

Tem mais receitas lá no nosso Pinterest? Cola no nosso board de comidinhas!

Comida e Game of Thrones: tudo que a gente precisa para ser feliz!

Nós sabemos exatamente o que você tem que assistir depois que Game of Thrones terminar
Dona da grelha! Como fazer um churrasco delicioso
22 estágios pelos quais passamos ao assistir Game of Thrones
8 jeitos de fazer hambúrguer caseiro. Quem resiste?

Fernanda Guimarães
you might also like