Home / Lifestyle / Cultura

Mostra no Instituto Tomie Ohtake, em SP, reúne obras de artistas mulheres

by Redação taofeminino ,
Mostra no Instituto Tomie Ohtake, em SP, reúne obras de artistas mulheres© Acervo Museu de Arte de Belém/Divulgação

"Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila" ficará em cartaz até agosto. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Serviço:
  2. · Inspire-se!
  3. · Mais em Cultura:
  4. · taofeminino ​♥ Pinterest

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, tem uma das mais programações mais interessantes da cidade. Desde 13 de junho, o centro cultural abriga a exposição inédita Invenções da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila, que destaca a produção e a trajetória de artistas mulheres que desafiaram convenções sociais e artísticas de suas épocas, nos séculos 19 e 20.

Resultado de uma pesquisa longeva do curador Paulo Herkenhoff, a mostra busca trazer uma reflexão sobre a obra de diversas mulheres artistas brasileiras. Ele toma como referências dois ícones modernistas brasileiros, Anita Malfatti (1889 – 1964) e Tarsila do Amaral (1886 – 1973), mas com o objetivo de desdobrar facetas pouco conhecidas de ambas e, principalmente, apresentar artistas femininas menos famosas ao público.

Imperdível!

Foram reunidas cerca de 300 obras, além de fotos e documentos, de nomes como a paulista Georgina de Albuquerque e a paraense Antonieta Santos Feio. Com olhar atento para representar figuras e costumes locais, suas obras se dedicam, em um primeiro momento, à figura da mulher engajada no trabalho e na religião. Depois, passa a mostrar a extração da borracha, universo majoritariamente masculino.

Ao percorrer a exposição será possível conhecer, por exemplo, a obra de Eufrásia Teixeira Leite (1850 – 1930), intelectual que libertou seus escravos, e Nair de Tefé (1886 –1981), a primeira caricaturista mulher de quem se tem notícia em escala mundial. Já a escultora Nicolina Vaz de Assis (1874 – 1941) tem na capital uma de suas obras mais conhecidas, a Fonte Monumental da Praça Julio de Mesquita.

A organização da exposição, não-linear, busca abranger tanto dados históricos quanto subjetividades das artistas. Além do pioneirismo, essas mulheres têm em comum já terem enfrentado tensões e conflitos durante sua trajetória.


Os dois pilares da mostra, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, também têm suas pinturas expostas. É o caso dos desenhos e esboços que compuseram o processo criativo de uma das obras mais representativas de Tarsila, A Negra, de 1923.

A artista japonesa Tomie Ohtake, que dá nome ao instituto e morreu em 2015, em São Paulo, também está representada no núcleo "Mulheres Japonesas", que traz questões sobre o silêncio, a fala e a escrita.



Invenção da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila fica em cartaz até 20 de agosto.

Já pode se programar!

Serviço:

Exposição Invenção da Mulher Moderna, Para Além de Anita e Tarsila

Quando: Até 20 de agosto de 2017 (ter. a dom. 11h/20h)
Onde: Instituto Tomie Ohtake (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Complexo Aché Cultural, Pinheiros, São Paulo)
Quanto: Grátis.

Inspire-se!

Veja também: 15 frases inspiradoras sobre emponderamento feminino
Empoderamento feminino, 16 frases inspiradoras
Empoderamento feminino, 16 frases inspiradoras
See album

Mais em Cultura:

8 razões para ler a tetralogia napolitana, de Elena Ferrante
Conheça a Japan House, o centro cultural japonês em São Paulo
10 livros de moda para você ou sua amiga fashionista

taofeminino ​♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like