Home / Lifestyle / Cultura

Conheça a Japan House, o centro cultural japonês em São Paulo

by Redação taofeminino ,
Conheça a Japan House, o centro cultural japonês em São Paulo© Carol Quintanilha/Divulgação

A capital paulista foi escolhida para ser a primeira a abrigar o projeto, voltado à cultura contemporânea nipônica. Por Mirela Mazzola

Summary
  1. · Comida japonesa na Japan House
  2. · Serviço
  3. · Que tal um pouco de moda?
  4. · Mais em Cultura:
  5. · taofeminino ​♥ Pinterest

Um lugar para reunir vários elementos da fascinante cultura japonesa – arte, gastronomia e tecnologia incluídos – sem recorrer a símbolos que todo mundo conhece, como as lanternas de papel e telhados típicos. Essa é a proposta da Japan House, espaço inaugurado este mês na Avenida Paulista. Não à toa, São Paulo foi escolhida para ser a primeira a abrigar o centro cultural, idealizado pelo governo japonês, já que o Brasil tem a maior comunidade nipônica do mundo fora do Japão, com mais de 1 milhão de nativos e descendentes. A Japan House paulistana faz parte de um projeto global, que inclui cidades como Londres e Los Angeles.

O projeto do prédio, com 2 500 metros quadrados, é do renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, também responsável pelo estádio dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Revestida por estacas de madeira e uma estrutura inspirada no cobogó brasileiro, a fachada modernosa é apenas um indício do que guarda seu interior.

A ideia é que espaço abrigue oito exposições ainda este ano. A primeira delas, Bambu - Histórias de um Japão, mostra a importância e o protagonismo do bambu na cultura japonesa, do artesanato de peças utilitárias ao design de objetos. A exposição fica em cartaz até 9 de julho.

Como a Japan House tem o intuito de revelar o Japão do século 21 ao mundo, não poderiam faltar obras de arte contemporânea (sim, feitas de bambu!). Uma delas é a impressionante Connection, de Chikuunsai IV Tanabe, um dos principais nomes da arte em bambu hoje. Para criar a escultura foram necessárias 5 mil tiras da planta (e, acredite, nenhuma emenda ou cola). O "ponto favo de mel", usado para estruturar a base, é uma técnica usada no Japão há mais de 8 mil anos.

Também famoso pelo trabalho em bambu, Shigeo Kawashima é o autor de Circle of a Bridge, uma espécie de ponte em círculo. A obra foi produzida onde está exposta, com bambu brasileiro. Segundo o artista, o trabalho alude ao desejo de criar um “anel brilhante e viçoso” que simbolize o relacionamento entre o Brasil e o Japão, “como um arco-íris depois da chuva”.

A programação da Japan House também vai incluir cursos, workshops e seminários. Além do espaço de exposições, o centro cultural conta com uma biblioteca com 1 900 livros sobre a cultura japonesa e as lojas Japan Madoh e Furoshiki, com curadoria de itens tradicionais e modernos de design, moda e gastronomia japoneses.

Comida japonesa na Japan House

Um dos traços culturais japoneses mais difundidos no mundo, a gastronomia não poderia ficar de fora. Para um pit stop durante a visita, ou mesmo uma refeição sem pressa, o restaurante Junji Sakamoto, do chef estrelado, é especializado em teishokus, os "executivos" japoneses. A Japan House também abriga o o imi Café, cafeteria especializada em doces e matchás, como o matchá special cake, bolinho de chá típico japonês, ganache de chocolate e mascarpone.

É aí? Já pensando em programar uma visita?

Serviço

JAPAN HOUSE
Avenida Paulista, 52, Cerqueira César, São Paulo
10h/22h (domingos e feriados até 18h, fecha segunda)
Entrada gratuita

Que tal um pouco de moda?

Veja também: Queremos que um tricô te aqueça neste inverno
Queremos que um tricô te aqueça neste inverno © Pinterest
Queremos que um tricô te aqueça neste inverno
See album

Mais em Cultura:

8 razões para ler a tetralogia napolitana, de Elena Ferrante
Guernica, de Picasso, faz 80 anos e ganha exposição comemorativa
Os lançamentos mais legais de livros em maio

taofeminino ​♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like