Home / Moda / Estilo / dicas de moda

27 "regras" de estilo que você deve quebrar se é plus size

by Ketlyn Araujo ,
27 "regras" de estilo que você deve quebrar se é plus size© Reprodução/Girl With Curves

Esqueça tudo que já te disseram

Quando o assunto é moda plus size, a maioria das dicas que pipocam por aí em sites e revistas de moda resumem-se a sugestões para “afinar sua silhueta” ou “como parecer mais magra”. Mas, cá entre nós, qual é o grande problema em ter um corpo fora dos padrões? Por que esconder, camuflar ou deixar de usar aquilo que faz você se sentir bem só para corresponder ao que alguns consideram “bonito”?

Essa ideia de que a moda é para poucos, em pleno século 21, simplesmente não faz o menor sentido. Por aqui, nossa regra pra falar de moda é uma só: vestir-se bem é usar aquilo que te faz feliz, que você tem vontade.

Se você é gorda, vá desconstruindo esse pensamento ultrapassado e comece a desaprender essas “regras” fashion. Ame seu corpo e atualize o guarda-roupa com inspirações vindas de mulheres reais, assim como você. Na lista a seguir você confere 27 "conselhos" de moda que, com certeza, já te disseram. Os motivos para não dar ouvidos a eles estão nas fotos.

1. Evite peças justas

Por que usar peças que ressaltam a forma do seu corpo? Talvez porque elas - as formas e as peças - são lindíssimas.

2. Não use shorts

Existe essa ideia sem noção de que quem é plus size não pode usar shorts. Você não vai dar ouvidos a ela, né?

3. Vestido curto? Nunca!

Esconder as pernas e passar longe de minissaias. Para quebrar essa, é fácil: se você estiver a fim de usar um vestidão, use. E se a opção for uma saia bem curtinha? Bom, você já sabe a nossa resposta.

4. Jeans skinny engorda

Desde que os jeans sejam do seu tamanho, isto é, não apertem ou fiquem largos demais, a modelagem skinny também é válida. Acentuar as curvas é se empoderar.

5. Passe longe de estampas chamativas

Elas aumentam e atraem olhares. E daí? Se você gostar da estampa, vá em frente e comece a sambar na cara do recalque.

6. Listras, de qualquer tipo, não ficam bem em você

A "regra" vale para as listras horizontais e verticais: o grande medo é de que elas tornem a sua silhueta mais larga. A verdade é que com uma dose extra de confiança você pode usar listras horizontais, verticais, coloridas...

7. Gorda não pode usar top cropped

Top cropped só combina com quem tem tanquinho – eles disseram. A temperatura esquentou? Mostre a barriguinha do jeito que preferir.

8. Jeans de cintura alta não te valoriza

Você já deve ter lido em algum lugar que mulheres gordas a não podem vestir jeans de cintura alta, por conta da modelagem que marca a barriga - suposto motivo de vergonha. Vergonha, pra nós, é julgar o corpo dos outros.

9. Use somente cores neutras

Usar preto porque emagrece? Não aparecer vestida com detalhes em brilho nem cores vibrantes? Sorry.

10. Não ouse vestir um macaquinho estampado

Tem certeza?

11. Roupa transparente não é uma opção

Transparências implicam em partes do seu corpo à mostra e, a menos que não te incomode, isso não deve incomodar mais ninguém. Inclusive, está super permitido olhar feio pra quem fizer o mesmo julgando sua roupa.

12. Macacão não te faz parecer mais magra

Coxas grossas não são um problema.

13. Um terninho de verão não serve no seu biotipo

Que pena!

14. Strappy bras e tops estão vetados

“A menos que você seja magra, o strappy bra não vai ficar bom em você. Ressalta o peito e a barriga”. Se seu corpo é desse jeito, não há motivos para escondê-lo.

15. Vestidos de shape largo não combinam com seu corpo

Jogue essa regra pela janela. Como já dissemos,conforto e autoestima são os principais fatores a considerar quando você for eleger o look. Além do mais, um vestido soltinho é, entre tantas peças de verão, das mais confortáveis já feitas.

16. Prefira um maiô a um biquíni

Se quiser usar maiô, a gente te apoia. Se preferir biquíni, também. Escolha a estampa que mais combina com você e vá dar um mergulho. Você merece!

17. Blusas, só as de manga

Ensinam às mulheres gordas que elas têm de cobrir os braços o tempo todo. Nós ensinamos o contrário. Já experimentou sua regatinha hoje?

18. Esqueça as saias

Isso é algum tipo de piada?

19. Evite blusas curtinhas

Quer combinar seu cropped de verão com um short igualmente curto? Vá com tudo!

20. Cuidado para não parecer sensual demais

Se você tem curvas, ou a sociedade te faz ter vergonha do seu corpo, ou te sexualiza. Isso tudo leva a dicas de "como cobrir suas curvas". Adora um decotão? Pira nas fendas generosas? Vista-se o quão sexy você desejar.

21. Disfarce as maiores partes do seu corpo com preto

Alguém avisa que, se o seu desejo fosse emagrecer, iria procurar por uma dieta?

22. Roupas de malha acentuam suas curvas

Mulheres plus size ouvem por aí que tecidos como malha, jersey e seda marcam demais o corpo. Use-os o quanto quiser e, de preferência, sem o desconforto da cinta modeladora por baixo.

23. Botas não ficam bem em quem tem panturrilha grossa

Até o mercado de botas já se ligou que os modelos têm de contemplar todos os tipos de mulheres - inclusive as plus size, né? Hoje já é possível encontrar botal over the knee que não vão apertar sua panturrilha. Porque, como já falamos, o conforto é muito mais importante do que a opinião alheia.

24. Use meia-calça da cor da sua pele com vestidos e saias

Vamos repetir o mantra: o sol apareceu, as pernas vêm junto.

25. Acessórios chamam muita atenção pro seu tipo de corpo

Parece que a regra, se você for gorda, é jamais chamar atenção – tudo isso para parecer aceitável. Use quantas joias, bijoux e acessórios você preferir. Se chamar “atenção demais” mande um beijo pros invejosos.

26. Prefira saltos em vez de flats

Que o salto alto alonga a silhueta e deixa o bumbum empinado, é um fato. Mas nem por isso você precisa usá-lo, já que nem todo mundo almeja um corpo longilíneo - e isso está bem longe de ser um problema.

27. Tendências de moda não foram feitas pra quem é plus size

Alguns estilistas e consultores de moda gostariam que você acreditasse que certas tendências só ficam bem em mulheres magras. Fique tranquila, não há um pingo de verdade nisso. Vestir o que está na moda no momento, ou aquela trend que você sempre quis, mas nunca teve coragem, está super liberado. Tanto para as mulheres que estão dentro dos padrões, quanto para as que vão contra essa ideia.

Veja também: 30 looks plus size arrasadores
30 looks plus-size arrasadores © Reprodução/Gabi Fresh
30 looks plus-size arrasadores
See album

Ame suas curvas!

  • 9 lições sobre autoconfiança que podemos aprender com modelos plus size
  • 23 modelos de lingerie plus size que vão abraçar suas curvas
  • Modelo plus size mais famosa do país, Fluvia Lacerda fala sobre autoestima, moda e beleza
  • Modelo plus size prova que é possível ser gorda e saudável

Ketlyn Araujo
you might also like