Home / Maternidade / Gravidez / Grávida pode... tomar bebidas alcoólicas?

© iStock
Maternidade

Grávida pode... tomar bebidas alcoólicas?

by Ana Paula Sanches Published on 14 de agosto de 2015

Os estragos de uma cervejinha podem ser maiores do que você imagina. Especialistas explicam a relação entre o consumo do álcool e a má formação do feto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo ZERO de álcool durante a gestação porque a substância é considerada a principal causadora de atrasos no desenvolvimento dos bebês. A ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, de São Paulo, afirma: “Um drink ocasional não costumar apresentar risco, no entanto, não existe uma dose que seja considerada segura. O melhor é evitar”.

Entre as principais anomalias que o álcool pode ocasionar estão as mentais, como explica o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, de São Paulo: “Problemas no desenvolvimento intelectual e no QI da criança são os mais comuns, mas existe ainda uma síndrome específica relacionada ao consumo de álcool durante a gravidez, chamada de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)”. A SAF causa alterações de peso e altura, distúrbios comportamentais e alterações faciais, problemas que podem acompanhar a criança por toda a vida.

Portanto, futura mamãe, o melhor a fazer é evitar o consumo de bebidas alcoólicas – mesmo que em doses pequenas – durante a gestação. A saúde do seu bebê agradece!

Mais dúvidas comuns das gestantes esclarecidas por especialistas:

Nosso Pinterest está recheado de ideias para as futuras mamães. Dá uma olhada:

by Ana Paula Sanches