Home / Maternidade / Gravidez

Grávida pode... tomar bebidas alcoólicas?

by Ana Paula Sanches ,
Grávida pode... tomar bebidas alcoólicas?© iStock

Os estragos de uma cervejinha podem ser maiores do que você imagina. Especialistas explicam a relação entre o consumo do álcool e a má formação do feto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo ZERO de álcool durante a gestação porque a substância é considerada a principal causadora de atrasos no desenvolvimento dos bebês. A ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, de São Paulo, afirma: “Um drink ocasional não costumar apresentar risco, no entanto, não existe uma dose que seja considerada segura. O melhor é evitar”.

Entre as principais anomalias que o álcool pode ocasionar estão as mentais, como explica o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, de São Paulo: “Problemas no desenvolvimento intelectual e no QI da criança são os mais comuns, mas existe ainda uma síndrome específica relacionada ao consumo de álcool durante a gravidez, chamada de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)”. A SAF causa alterações de peso e altura, distúrbios comportamentais e alterações faciais, problemas que podem acompanhar a criança por toda a vida.

Portanto, futura mamãe, o melhor a fazer é evitar o consumo de bebidas alcoólicas – mesmo que em doses pequenas – durante a gestação. A saúde do seu bebê agradece!

Mais dúvidas comuns das gestantes esclarecidas por especialistas:

Nosso Pinterest está recheado de ideias para as futuras mamães. Dá uma olhada:

Ana Paula Sanches
you might also like