Home / Beleza / Pele

Pele renovada com peeling caseiro

by Geovana Pereira ,
Pele renovada com peeling caseiro© iStock

Para fazer sua pele brilhar ainda mais no verão

Summary
  1. · O que é peeling?
  2. · Como fazer peeling em casa?
  3. · Peeling de azeite com açúcar para o corpo
  4. · Peeling facial com mel e queijo quark
  5. · Peeling com café para o corpo
  6. · Peeling facial com farinha de amêndoas
  7. · Peeling facial com banana e mamão
  8. · Mais dicas:

O que é peeling?

A pele se renova sozinha a cada 28 dias. Com o passar dos anos, esse processo de renovação vai ficando mais lento – e é aí que entra o poder do peeling, que (re)ativa o ciclo. Além disso, alguns tipos de pele têm problemas para se livrar das células mortas por conta própria. O resultado? Poros entupidos. O peeling também age na remoção dos tecidos mortos.

Como fazer peeling em casa?

Todas as receitas de peeling caseiro desta página funcionam pelo mesmo princípio: a esfregação suave da pele com grânulos finos e/ou que contenham substâncias (ácidas ou enzimáticas) que "dissolvem" as células mortas. Os ingredientes você encontra na... cozinha! Farinha de aveia, frutas, leite e etc.

Se você pode, na teoria, até comer a misturinha, é provável que a sua pele tolere o procedimento numa boa. Afinal, é tudo fresquinho e sem conservantes. Fazer um peeling em casa é mamão com açúcar – literalmente!

Peeling de azeite com açúcar para o corpo

O azeite de oliva é um verdadeiro clássico das receitas caseiras de beleza! Use para um peeling caseiro que garanta a hidratação da pele.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de açúcar

Como fazer
​Simplesmente misture o açúcar com o azeite em uma tigela. Passe no corpo em movimentos circulares e massageando a pele. Enxágue. A cútis fica mais nutrida e macia ao toque!

Peeling facial com mel e queijo quark

Você também pode usar açúcar refinado para esfoliar o rosto!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de queijo quark
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado

Como fazer
Misture os ingredientes. Esfregue suavemente a mistura de quark, mel e açúcar no rosto limpo. O açúcar elimina as células mortas da pele e estimula a circulação sanguínea, o ácido láctico hidrata e o mel tem função clareadora e calmante.

Peeling com café para o corpo

Peeling com café é revitalizante. A cafeína estimula a quebra de gordura – ao utilizá-la nas massagens, você combate a celulite.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de café moído
  • Óleo corporal

Como fazer
Após o banho, com a pele ainda úmida, faça uma massagem em movimentos circulares no corpo com o café e algum óleo corporal. Depois de alguns minutos, lave bem com água.

Peeling facial com farinha de amêndoas

A farinha de arroz é usada no Japão há séculos para os cuidados de beleza. Mas existe também a farinha de amêndoas (por exemplo, em lojas de produtos naturais) que pode ser usada para esfoliantes faciais suaves, indicada especialmente para quem tem pele sensível.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de chá de mel
  • 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa

Como fazer
Coloque o mel no iogurte e misture a farinha de amêndoas. Aplique na pele limpa e massageie por cerca de três minutos. O mel suaviza a pele, enquanto o ácido láctico do iogurte tem um efeito de limpeza. O farelo ajuda a remover as células mortas delicadamente.

Peeling facial com banana e mamão

A pele seca não tolera um peeling bruto – se for o seu caso, você precisa ser gentil e não forçar o atrito. Existem substâncias químicas encontradas em frutas que auxiliam na remoção suave das células mortas sem irritar a pele – o mamão é famoso por possuir uma enzima que dá conta do recado.

Ingredientes

  • 100 gramas de polpa de mamão maduro
  • 50 gramas de banana
  • 1 colher de sopa de mel

Como usar
Amasse a banana com um garfo e misture com o purê de mamão. Coloque o mel. Aplique a pasta no rosto, deixe-a agir por seis minutos, massageie brevemente e enxágue com água morna.

Importante! para todos os peelings caseiros com ingredientes da cozinha: o que sobrar você pode comer ou vai ter que jogar fora. As misturas estragam rapidamente e podem não fazer bem para a pele.

Mais dicas:

Geovana Pereira
you might also like