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9 benefícios surpreendentes da banana

by Juliana Vaz Published on 23 de fevereiro de 2016
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Spoiler alert: banana melhora o humor e combate o envelhecimento

A banana é uma das frutas mais versáteis que existem. Integrante principal de diversas receitas, ainda faz um bem danado à saúde.

1. Banana ajuda a combater a azia

A banana possui um antiácido natural na sua composição, do qual muitas pessoas se beneficiam quando o assunto é azia e queimação no estômago. “Ela tem uma substância chamada de prebiótico, que ajuda toda a flora intestinal e o trato digestivo”, fala Vivian Talarico, nutricionista da L&L Espaço Vida ao Corpo, especialista em atendimento nutricional, nutrição esportiva e funcional (SP). Prebióticos são ingredientes nutricionais que estimulam a produção de bactérias benéficas no intestino. “A banana pode até ser indicada em casos de diarreia”.

2. Banana melhora o humor

Dentre as demais vitaminas do complexo B, a B6 tem um importante papel no sistema nervoso. Vitamina B6 e magnésio impulsionam o Triptofano na sintetização da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar.

3. Banana ajuda a relaxaaaaaar

Sejamos sinceras: todo mundo anda estressado por aí. O magnésio presente na banana dá suporte às glândulas suprarrenais, que ficam sobrecarregadas sob estresse. O mineral ainda acalma o sistema nervoso e a relaxar os músculos, o que ajuda a diminuir a ansiedade.

4. Banana auxilia a controlar a fome

A banana é uma fruta superpoderosa. É rica em fibras, o que ajuda a saciar a fome por mais tempo sem pesar no estômago. Quando acompanhada por alguns alimentos, tem ainda mais poder. “Diversas combinações podem ser feitas: a clássica banana com aveia, com chia e até panqueca. Basta misturar a fruta amassada com ovo (fonte de proteína) e, pronto, já temos a massa”, ensina Vivian Talarico.

5. Banana verde = mais fibras

“A banana verde possui baixa quantidade de açúcares e grande quantidade de amido resistente, que é semelhante às fibras alimentares, contribuindo para a melhora do funcionamento intestinal e o controle da glicemia”, explica Fernanda Seiffer, nutricionista da marca de suplementos naturais Rakkau. Difícil de mastigar, uma alternativa para incluir a banana verde na alimentação é através da biomassa, produzida a partir da fruta antes de amadurecer. É um coringa no preparo de diversos pratos. “O sabor do alimento não é alterado e pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Além de funcionar como um espessante natural, aumenta o valor nutricional dos alimentos”, diz Fernanda.

6. Bananas maduras têm ainda mais nutrientes

Quando madura, a quantidade de carboidratos e açúcares naturais da fruta é maior em relação a da banana ainda verde que não passou pelo processo de maturação."Principalmente se amadurecer no pé da bananeira, possuem mais antioxidantes e minerais, pois têm a capacidade de aumentar o número de células brancas no sangue, o que reforça o sistema imunológico", fala Flávia Salvitti, nutricionista do hospital San Paolo (SP).

7. A casca da banana é comestível

“A casca da banana possui maior de fibras e o dobro de potássio que a polpa”, afirma Camila Kneip, coordenadora nutricional da ONG Banco de Alimentos. A coordenadora recomenda que as cascas devem ser higienizadas normalmente e armazenada em refrigeração: dois dias na geladeira ou congelada, por um mês.

Brigadeiro de casca de banana

Ingredientes
1 lata de Leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó
Casca de 1 banana
1 e 1/2 xícara de chá de chocolate granulado

Modo de preparo
Higienizar as cascas de banana com hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem. Cortar a casca de banana em cubinhos. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar para uma panela média e deixar até que o brigadeiro solte do fundo da panela. Deixar esfriar. Enrolar e passar no chocolate granulado.

8. Banana faz bem para os olhos e para células

De acordo com estudo da Universidade de New Hampshire (EUA), os antioxidantes luteína e zeaxantina presentes na banana podem auxiliar na perda da visão relacionada à idade, agindo diretamente na retina. Há ainda outros nutrientes na fruta: os polifenóis. Eles e os ácidos fenólicos e flavonoides ajudam a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento celular.

9. Banana ajuda no controle da pressão sanguínea

Você já ouviu por aí que a banana é rica em potássio, não? Pura verdade. Além de prevenir câimbras, o nutriente estimula a eliminação do excesso de sódio do organismo. Segundo Flávia Salvitti, o potássio atua como um natriurético, capaz de estimular a eliminação do excesso de sódio presente no organismo, contribuindo para que a pressão arterial se mantenha saudável.

Leia mais sobre frutas e seus benefícios aqui:

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