Home / Maternidade / Quero engravidar

Calcular a data da ovulação: quais são os dias mais férteis para engravidar?

by Redação taofeminino ,
Calcular a data da ovulação: quais são os dias mais férteis para engravidar?

Saber a sua data de ovulação pode aumentar as suas chances de engravidar. Mas, você sabe como calcular a sua data? O taofem dá algumas dicas para a resposta. Traduzido por Juliana Couto

O ciclo menstrual é a preparação do corpo da mulher para uma possível gravidez. Esse período é dividido em três fases, cuja contagem deve ser iniciada a partir do primeiro dia da menstruação até o início da próxima. Esse período dura, em média, 28 dias e, claro, varia de mulher para mulher. Em qualquer caso, o ciclo menstrual pode ser dividido nas três fases principais que se seguem:

- Fase folicular: dura cerca de 14 dias. Durante duas semanas, seu corpo começa a amadurecer um novo óvulo e as paredes do seu útero se preparam para recebê-lo.

- Ovulação: normalmente, coincide com o dia 14. Nessa fase acontece a liberação do óvulo, que viaja pelas trompas de falópio, onde esperará a fertilização por cerca de 24 horas.

- Fase lútea: dura cerca de 14 dias. É o intervalo de tempo entre a ovulação e o início do período seguinte. Durante essa fase, o óvulo pode ou não ser fecundado, o que conduz a mulher ou para a preparação para a gravidez ou para a fase pré-menstrual.

Veja também: Gravidez semana a semana nas fotos de ultrassom
Ultrassom
Ultrassom
See album

Mas como se calcula a data da ovulação?

Para calcular a data da ovulação, é importante você saber que, embora os ciclos sejam mais curtos ou mais longos para as mulheres, a fase lútea dura sempre 14 ou 15 dias. Para encontrar a data de ovulação, você deve subtrair esses 14 dias da média total do seu ciclo.

Para aumentar a probabilidade de engravidar, você deve estender o cálculo para alguns dias antes e depois da data considerada: o óvulo tem vida de 24 horas e o espermatozoide pode viver por até quatro dias, o que significa pensar que seu período fértil dura cerca de cinco dias,dias esses que antecedem a ovulação.

Alguns fatores indicam que você já está na fase da ovulação:

  • Aumento da temperatura basal (logo ao acordar, antes de colocar os pés no chão) de 3 a 5 décimos.
  • Mudo cervical fica mais claro, fluido e abundante.
  • Dor no abdome, região do baixo ventre, normalmente do lado do ovário que liberou o óvulo.

Do mesmo modo que os testes de gravidez de farmácia, os testes de ovulação detectam o período que você está da ovulação por meio da urina e do nível do hormônio LH. Se você quer engravidar, esses testes podem ajudá-la a saber mais precisamente seus dias férteis.

Veja também: 80 alimentos para favorecer a fertilidade
80 alimentos para favorecer a fertilidade © iStock
80 alimentos para favorecer a fertilidade
See album

Redação taofeminino
you might also like