Home / Maternidade / Quero engravidar

Espermograma: o exame que determina a fertilidade masculina

by Redação taofeminino ,
Espermograma: o exame que determina a fertilidade masculina© iStock

O que é um espermograma? Você provavelmente já ouviu falar nesse exame diversas vezes, mas não sabe ao certo o que significa. O espermograma é um teste clínico que detecta a infertilidade masculina por meio da análise do esperma. Neste teste, se mede com precisão os parâmetros do sêmen, tais como a quantidade de espermatozoides, mobilidade, tamanho, forma e volume e as doses de algumas substâncias que se encontram no fluido. Contamos tudo para você! Traduzido por Juliana Couto

Há homens que relutam à ideia de se submeter a uma coleta de esperma, pois não se sentem confortáveis nessa situação. Mas como acontece a coleta? O material ejaculado é coletado em laboratório no qual o paciente se masturba em uma sala isolada. O esperma é depositado em recipiente adequado e não tóxico, estéril e preaquecido à temperatura do corpo. O teste só pode ser realizado após três sem manter relações sexuais e, embora indolor, pode ser desconfortável para o homem. Por isso, é importante apoiá-lo para que ele se sinta confiante e motivado.

Mas em que consiste um espermograma?

É um exame da fertilidade masculina. Tanto a produção de espermatozoides nos testículos quanto a presença deles na ejaculação dependem de vários fatores, tais como quantidade de dias sem relação sexual, ingestão de medicamentos, exposição a tóxicos ambientes e febre.

© iStock
See album

O que é analisado?

A análise do esperma avalia os seguintes fatores:

- Quantidade de ejaculação.
- Número de espermatozoides por milímetro.
- Mobilidade e vitalidade dos espermatozoides.
- O pH da viscosidade do esperma.
- A presença de aglutinantes e de glóbulos brancos na ejaculação.

Naturalmente, não se alarme se os resultados estiverem fora do padrão, pois eles não necessariamente refletem um problema de saúde. Para se confirmar anormalidades, é necessário realizar um segundo teste em um intervalo de 20 dias.

O sêmen considerado normal é mais rico em espermatozoides, que são mais rápidos e vitais que um espermatozoide considerado anormal. Sangue, leucócitos ou aglutinantes são componentes relacionados a espermatozoides ruins. Para se ter uma referência dos valores normais para esse tipo de exame, saiba que os técnicos medem volume de 2 ml ou mais em uma concentração de 20 milhões de espermatozoides de esperma/mL ou mais, de um total de 40 milhões de espermatozoides por ejaculação, mais a mobilidade de 50% ou mais rápida ou mais lenta (tipo a + B), morfologia maior a 4% e 50% ou mais de espermatozoides vivos, segundo o instituto de fertilidade humana inSer.

Há também outro teste de fertilidade, chamado Teste e Hühner, pós-coito, que é feito com as mulheres. Nele, se determina o número e comportamento do esperma presente na vagina entre oito e 12 horas após a relação sexual. Além disso, ele controla a consistência do muco durante o período da ovulação.

Leia mais:

Redação taofeminino
you might also like