Home / Maternidade / Quero engravidar

Quanto tempo uma mulher leva para engravidar?

by Geovana Pereira ,
Quanto tempo uma mulher leva para engravidar?© iStock

Se você deu início às tentativas de engravidar, provavelmente quer saber quanto tempo isso vai levar, não?

Infelizmente, não há uma escala de tempo para a concepção. Algumas mulheres podem engravidar dentro de um curto período, enquanto outras podem levar muito mais tempo e sem nem saber por que. Se está tentado por pelo menos um ano sem nenhum sucesso, é hora de visitar um especialista em fertilidade que possa avaliar você e o pai do sonhado bebê para confirmar se há algo prejudicando suas chances.

Segundo o ginecologista-obstetra Alberto Guimarães, a regra geral é: “Quando começam as tentativas, geralmente em torno de seis meses a gestação se consuma. Mas até um ano tentando é considerado normal e isso ocorre com cerca de 85% dos casais”. Por isso, esqueça a autocobrança se não engravidar em seis meses. É preciso aceitar o tempo – e o melhor, viver ele da melhor maneira possível.

Muitos fatores podem interferir no tempo que uma mulher leva para engravidar. Esse é o caso de Nayra Jhuly Araujo (Brasília), 19 anos, que apesar de não apresentar nenhum problema de saúde foi tentante por dois anos. “Eu sempre fiz exames e nunca tive nada, eu usei todos os métodos possíveis e nunca consegui engravidar. E meu útero lá, sempre limpo, ciclos regulares e ai eu resolvi descansar, mas sempre de olho no período fértil, sempre com esperança. Menstruei dia 22 de fevereiro de 2016, por volta do dia 2 de março senti fortes incômodos e muito muco, até que dia 4 de março fiz um ultrassom em que foi diagnosticado um folículo, meu endométrio trilaminar e grosso, achei que essa era minha chance e tive relações sexuais. Na semana seguinte fui ao ginecologista e ele marcou o exame. Eu não me aguentava de ansiedade, eu falava para o médico que não estava grávida, que era só mais um alarme falso... dia 19 fiz um teste de farmácia: deu positivo. Era impossível descrever tamanha felicidade! Dia 22 eu confirmei com o exame de sangue. Já estou de 11 semanas. Mais feliz impossível. Eu sofri muito, mas digo que valeu a pena cada segundo a espera do meu pequeno”.

Se para algumas mulheres, mesmo com a saúde sem problemas aparentes, a gravidez pode demorar para acontecer, para outras pode ser uma surpresa. Catarina Silva (Lisboa), 22 anos, parou de tomar anticoncepcional e engravidou após poucas tentativas. “Tomei a pílula por dois anos, sempre seguida, só com a pausa normal entre elas. Eu e o meu namorado decidimos começar a tentar uma gravidez em outubro de 2016. Minha pílula acabou no fim de setembro e já não voltei a tomar. O meu período sempre foi regular, entre 5 e 7 dias. Em outubro o período não veio, mas tive um pequeno sangramento, de 3 a 5 dias, bem fraquinho. Pensei que era por ter parado com a pílula. No início de novembro comentei com a minha mãe que já estava com a menstruação atrasada, até que ela me convenceu a fazer o teste. Quando fiz já estava de 3 semanas. ”

Tudo bem, você pode conseguir nas primeiras tentativas. Mas é importante que você comece a tentar depois de marcar uma consulta com seu ginecologista e saber que está tudo bem com a sua saúde. Thayse Santana (SP), 33 anos, precisou de acompanhamento especializado, já que após perder seu primeiro filho, descobriu que tem trombofilia. “Infelizmente, a maioria das mulheres só descobrem essa doença depois que ela já se manifestou pelo menos uma vez. Muitas perdas seriam evitadas se os exames fossem feitos ainda na preparação para a gravidez”.

Relações sexuais programadas são uma boa?

Muitas de nós acreditam que relações sexuais programadas perto da ovulação são uma maneira infalível de engravidar. Para saber quando vai ovular, você pode calcular o seu período fértil. Há produtos projetados para ajudá-la a identificar o momento certo para o sexo. Sem dúvida, existem muitos casais por aí para dizer que esse método funcionou muito bem com eles! De acordo com Alberto Guimarães, manter relações perto do período fértil pode ajudar. “Se a mulher tiver relações sexuais no período fértil (que começa um dia antes da ovulação e dura até quatro dias depois), as chances de ela engravidar são de até 20% ao mês. O ideal para o casal que queira engravidar é ter relações sexuais o mais próximo possível da ovulação”, explica o obstetra.

Agora, você já saber que não há um tempo definido para saber quando vai engravidar. Por isso, fique atenta ao seu corpo, se permita mudar, desde a alimentação até parar de usar algum contraceptivo, consulte seu ginecologista para cuidar da sua saúde e estar com tudo em dia quando engravidar. E, por favor, sexo!

Leia mais, futura mamãe:

Geovana Pereira
you might also like