Home / Maternidade / Quero engravidar / Clearblue

Como engravidar de menino?

by Redação taofeminino ,
Como engravidar de menino?© iStock

Você sempre quis um menininho? Conheça algumas informações que podem te ajudar – e muito – a conceber um grande parceiro. Por Juliana Couto

Summary
  1. · Como o sexo do bebê é determinado
  2. · O período fértil pode ajudar?
  3. · Explore as posições sexuais
  4. · Invista na alimentação
  5. · Quando vou saber se é menino?
  6. · Agora, é praticar

Muitas técnicas de reprodução assistida permitem escolher o gênero do bebê mesmo antes de concebê-lo, por meio de exames dos pais e estudos na área da genética que permitem, inclusive, escolher a cor dos olhos do filho. Mas é possível escolher o gênero naturalmente? Se os progenitores desejam conceber um menino - daquele que vai escalar paredes ou daquele que vai desmontar os brinquedos para ver por dentro ou os dois -, fatores aliados a posições sexuais, escolhas alimentares e o período fértil da mulher podem contribuir.

Como o sexo do bebê é determinado

Daniel Suslik Zylbersztejn, especialista em Reprodução Humana pela UNIFESP, explica: “A mãe e o pai contribuem cada um com 23 pares de cromossomos cujo núcleo guarda o código de DNA de cada um dos pais. Destes, só um par (o dos cromossomos sexuais) é que determina se irá gerar uma menina ou um menino. Enquanto as meninas têm dois cromossomos X (XX), os meninos têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY). Os óvulos da mulher contêm apenas o cromossomo X. Os espermatozoides podem conter o cromossomo X (feminino) ou o cromossomo Y (masculino). Para determinar o sexo do bebê, assume-se que o cromossomo X seja mais pesado que o cromossomo Y. Além disso, o cromossomo X seria mais lento na sua locomoção e também mais resistente. Entendendo estas diferentes características entre o cromossomo X e Y, infere-se que o espermatozoide carregando o cromossomo masculino (Y), apesar de se locomover mais rápido, tenderia a morrer mais cedo que o cromossomo X. Por sua vez, o espermatozoide carregando o cromossomo X, por durar mais, teria um tempo maior para encontrar o óvulo e fertilizá-lo.”

O período fértil pode ajudar?

Se você tem ciclo regular, o período fértil pode te ajudar, sim. Para os ciclos de 28 a 30 dias, a dica é manter relações nos últimos dias antes da ovulação, no mesmo dia e até um dia após. “Dessa maneira, é possível que os espermatozoides Y sejam os únicos capazes de chegar antes ao óvulo e ser capaz de fertilizá-lo”, completa Daniel. Isso porque, dessa forma, quando o espermatozoide com o cromossomo Y chegasse ao útero, os óvulos estariam prontos para recebê-lo. Já que ele é mais rápido que o espermatozoide com o cromossomo X, teria mais chance de chegar ao óvulo maduro e pronto para a fecundação. Por isso, controlar a tabela menstrual e ficar atenta ao período fértil pode ajudar a engravidar do seu menino.

Explore as posições sexuais

Por ser naturalmente ácida, a flora vaginal não favorece os espermatozoides com o cromossomo Y, que teoricamente são mais frágeis. Segundo Daniel, quanto mais próximo do colo cervical o homem depositar o sêmen, mais facilmente o espermatozoide contendo o cromossomo Y conseguirá avançar até as tubas uterinas. Quais são, então, as posições preferidas? A clássica papai e mamãe e a famosa de quatro. Daniel completa: “O alcance de orgasmos múltiplos também favoreceria o espermatozoides com o cromossomo Y, pois as secreções vaginais liberadas pela extrema excitação reduzem a acidez natural da vagina. Os orgasmos múltiplos são mais facilmente conseguidos pelas mulheres quando elas estão por cima do seu parceiro, com maior controle do ato sexual, permitindo também que o homem tenha mais acesso a outras partes do corpo da mulher com as suas mãos.”

Invista na alimentação

Segundo a nutricionista Gabriela Halpern (SP), que orienta casais que querem engravidar e gestantes, a alimentação e o estilo de vida favorecem a qualidade seminal do homem. “O espermatozoide Y é mais leve, mais rápido, mais frágil e com 'vida' mais curta do que o espermatozoide X. Podemos pensar em alimentos como sardinha, carnes, amendoim, vegetais verde-escuros como forma de melhorar a motilidade dos espermatozoides (associado à relação mais próxima da data da ovulação) o que pode ajudar na concepção de um menino.”

Além disso, alimentos ricos em potássio e sódio podem influenciar. “Apesar de ser uma informação muito popular, existem poucos estudos sobre esse assunto. Aparentemente, o conteúdo mineral da dieta pode interferir nos receptores da zona pelúcida (camada grossa glicoproteica que envolve o ovócito e funciona como barreira, de modo que apenas os espermatozoides de mesma espécie tenham acesso ao ovócito; impede que espermatozoides adicionais penetrem no óvulo), favorecendo a ligação de espermatozoides X ou Y (repelindo os outros). De acordo com essa teoria, uma alimentação rica em potássio e sódio favorece a concepção de menino e uma alimentação rica em cálcio e magnésio favorece a concepção de menina.”

Apesar de parecer óbvio que a cafeína acelere o espermatozoide, ela não é indicada para a concepção. “Eu não indicaria a cafeína com o intuito de acelerar o espermatozoide masculino. Há estudos que sugerem que o consumo de cafeína pode aumentar a motilidade dos espermatozoides, enquanto outros sugerem que a cafeína pode atrapalhar a qualidade seminal e aumentar o tempo para alcançar a gestação.”

Para Daniel, há várias teorias sobre os nutrientes que podem facilitar a concepção de um filho. “Uma dieta rica em sódio e potássio, por teoria, tenderia a tornar o sangue mais alcalino, e dessa forma, tornar o ambiente mais amistoso para o espermatozoide levando o cromossomo Y, pois na teoria seria mais frágil que o X e, portanto, mais suscetível ao ambiente ácido. Uma dieta rica em sódio pode trazer consequências desastrosas para a saúde quando realizada de forma crônica, como por exemplo, crises hipertensivas em mulheres com predisposição a pressão alta. Um estudo de pesquisadores da USP, realizado em 2005, mostrou que o a motilidade dos espermatozoides aumentou significativamente em proporção ao aumento do número de copos de café diários. Outros estudos, entretanto, como um dinamarquês publicado em 2010, relacionou uma ingesta excessiva de cafeína com piora dos parâmetros seminais, inclusive com piora da motilidade seminal.” Não é adequado, assim, seguir informações sem acompanhamento profissional para compor uma alimentação saudável para engravidar, tanto na dieta da mulher, quanto na do homem.

Quando vou saber se é menino?

Com segurança, entre a 14ª e a 16ª semana de gestação. Por meio de uma ultrassonografia é possível ver o sexo do bebê – alguns bebês não mostram o sexo ao longo de toda a gestação e possivelmente os pais saberão à moda antiga, isto é, no parto. Também há pais que optam por não saber e descobrem somente no nascimento. Além da ultrassonografia, é possível realizar um exame de sangue a partir da 8ª semana de gravidez, que verifica a presença do cromossomo Y na mãe para descobrir se o bebê será menino ou menina – esse exame de sangue costuma não ter cobertura pelos seguros de saúde.

Agora, é praticar

As melhores posições para engravidar são as clássicas: papai e mamãe, de quatro, borboleta, charrete, vitória. Tem mais algumas especiais que podem contribuir para a concepção. Mas isso, você já sabe, não? Se ainda não praticou cada uma delas, aproveite para ler mais na matéria 1, 2, 3 e...grávida! e, por favor, pratique com muito conforto, disposição e amor, claro.

Uma dieta balanceada, constituída de vegetais, carboidratos integrais, principalmente, e muitos alimentos orgânicos é a ideal para qualquer pessoa, em qualquer idade. Para saber mais sobre uma alimentação saudável para engravidar, aproveite para ler mais sobre esse assunto em Como engravidar? Comece com uma alimentação saudável! e antes de qualquer mudança procure orientação profissional de um nutricionista.

Descobriu que está grávida? Aproveite para ler mais:

Como engravidar de menina?
Jeitos inusitados de anunciar a gravidez
Pré-natal: prepare a vinda do seu bebê com saúde
15 maravilhas de estar grávida
Como evitar o enjoo matinal
Grávida pode... comer canela?

Redação taofeminino
you might also like