Home / Lifestyle / Sociedade / empoderamento feminino

Denisenhando: ilustrações poderosas com mensagens feministas

by Geovana Pereira ,
Denisenhando: ilustrações poderosas com mensagens feministas

Os principais temas da série de ilustrações da Denise Silva são: valorização do cabelo crespo, respeito às diferenças, sororidade, racismo, padrão de beleza, amor e empatia <3

Summary
  1. · Valorização do cabelo crespo, respeito as diferenças, sororidade, racismo, padrão de beleza, amor e empatia: tudo desenhadinho
  2. · "Muitas vezes gosto de celebrar a beleza de nós, mulheres negras, e em outras reivindicar e protestar os nossos direitos, isso se dá aos demais temas e aos demais grupos marginalizados dos quais faço parte ou possuo empatia"
  3. · "Uso o desenho como forma de fazer com que a mensagem seja transmitida também graficamente, contudo sem agressividade, usando uma paleta de cores sempre em tons pastéis e também busco pensar muito bem na mensagem que vou escrever."
  4. · Muitos desenhos vem acompanhados de frases da incrível Audre Lorde, escritora negra, lésbica e feminista, que hoje serve como exemplo de luta e inspiração.
  5. · "A arte tem o poder de transmitir de maneira informal, coloquial e estética, diversas mensagens de empoderamento, transformar realidades, quebrar paradigmas, educar, etc."
  6. · "O impacto causado por um muro grafitado, uma performance poética, ilustrações, cartazes, a própria música, é indiscutivelmente gigante e de grande importância na luta das mulheres por visibilidade e respeito. É uma arma transformadora de importante auxílio nesta grande luta por direitos."
  7. · Continue com a gente!

Você já deve ter visto ou até compartilhado uma das ilustrações que estão nesta matéria. É a estudante gaúcha Denise Silva, 23 anos, quem as assina, na página Denisenhando no Facebook. De primeira, o sucesso até espantou, mas logo veio a consciência da responsabilidade que é transmitir mensagens necessárias nesse mundinho ~problemático~ que é a internet. Críticas à desigualdade, o enaltecimento de figuras representativas e o estímulo ao emponderamento de minorias políticas são temas constantes, traduzidos em desenhos com toda a serenidade que a arte pode proporcionar. "Ainda há muita gente que, assim como eu, quer um mundo melhor e livre de preconceitos", diz Denise em conversa com o taofeminino. Contamos mais a seguir.

Valorização do cabelo crespo, respeito as diferenças, sororidade, racismo, padrão de beleza, amor e empatia: tudo desenhadinho

"Muitas vezes gosto de celebrar a beleza de nós, mulheres negras, e em outras reivindicar e protestar os nossos direitos, isso se dá aos demais temas e aos demais grupos marginalizados dos quais faço parte ou possuo empatia"

"Uso o desenho como forma de fazer com que a mensagem seja transmitida também graficamente, contudo sem agressividade, usando uma paleta de cores sempre em tons pastéis e também busco pensar muito bem na mensagem que vou escrever."

Muitos desenhos vem acompanhados de frases da incrível Audre Lorde, escritora negra, lésbica e feminista, que hoje serve como exemplo de luta e inspiração.

"A arte tem o poder de transmitir de maneira informal, coloquial e estética, diversas mensagens de empoderamento, transformar realidades, quebrar paradigmas, educar, etc."

"O impacto causado por um muro grafitado, uma performance poética, ilustrações, cartazes, a própria música, é indiscutivelmente gigante e de grande importância na luta das mulheres por visibilidade e respeito. É uma arma transformadora de importante auxílio nesta grande luta por direitos."

Denisenhando © facebook.com/denisenhando
Denisenhando
See album

Continue com a gente!

Geovana Pereira
you might also like