Home / Lifestyle / Sociedade

Em ensaio sensível, fotógrafo de moda celebra diferentes ideais de beleza e quebra estereótipos

by Ketlyn Araujo ,
Em ensaio sensível, fotógrafo de moda celebra diferentes ideais de beleza e quebra estereótipos© instagram.com/positiveexposure/

O fotógrafo Rick Guidotti fez uma verdadeira reviravolta nos tabus de beleza ao fotografar pessoas com diferenças genéticas

“Nada que vira padrão é atrativo”... supermodelos são lindas e nós não temos dúvidas quanto a isso, mas quem disse que a beleza tem de ser definida por pernas longas, pele bronzeada e corpos esbeltos?

Foi ao conhecer uma garotinha albina de 12 anos em um ponto de ônibus que Rick Guidotti mudou sua percepção sobre o mundo. Fotógrafo de moda e fundador da Positive Exposure, organização que luta a favor de todas as formas de beleza, ele decidiu que o padrão estético não deveria ser algo imposto pela sociedade. A beleza, segundo ele, está em todos os lugares e pessoas.

“Como fotógrafo de moda, sempre colocaram na minha cabeça aquilo que deveria ser bonito, mas eu via beleza por toda parte”, disse Rick. A garota tinha o cabelo loiro platinado, sobrancelhas, cílios, pele pálida e olhos claros, “Ela era maravilhosa”, afirmou.

Após procurar por mais imagens de pessoas albinas em livros de medicina, ele descobriu que as únicas fotos encontradas eram de pessoas jovens com tarjas pretas nos olhos, como se não pudessem ser identificadas.

Então, Rick foi em busca de um grupo de apoio aos albinos, a fim de conseguir uma outra menina albina, chamada Christine, para ser fotografada. ​Ela seria somente a primeira entre milhares de pessoas com condições genéticas diferentes e de desenvolvimento que ele viria a fotografar. Algumas das (lindas) fotos você confere abaixo:

Positive Exposure Rick Guidotti © Rick Guidotti
Positive Exposure Rick Guidotti
See album

Originalmente, o objetivo da série fotográfica seria desafiar os ideais de beleza e transformar de uma vez por todas a percepção das pessoas que convivem com essas diferenças físicas, genéticas e comportamentais. Mas parece que a coisa mudou um pouco de figura, já que a iniciativa de Rick evoluiu para uma organização sem fins lucrativos, que pretende desenvolver uma comunidade para celebrar toda forma de diferença através da arte da fotografia.

Além de tudo, o trabalho do fotógrafo também passou a fazer parte do documentário “On Beauty”, sobre encontrar a beleza na diversidade.

O trailer do documentário você vê aqui:

Loading...

“Nós precisamos nos livrar das ‘tarjas’. Não é sobre o assunto do qual você está tratando, é sobre QUEM está envolvido nele”. Estamos com você, Rick!

Tem mais:

+ Conheça a 'Sheroes Hangout', a cafeteria que ajuda indianas vítimas de ataques com ácido
+ Para comemorar casamento, casal decide gastar o dinheiro da festa para alimentar 4 mil pessoas
+ "Underneath we are...women". Conheça a campanha que estimula a diversidade feminina
+ Geni: conheça o projeto que traz modelos transgênero como pin-ups
+ Brinquedos inclusivos: conheça bonecas com necessidade especiais

Ketlyn Araujo
you might also like