Home / Lifestyle / Sociedade

Nyakim Gatwech, a 'Rainha da Escuridão', usa seu Insta para celebrar a beleza da pele negra

by Ketlyn Araujo ,
Nyakim Gatwech, a 'Rainha da Escuridão', usa seu Insta para celebrar a beleza da pele negra

Conheça a modelo sul-sudanesa que, com seus mais de 120 mil seguidores, está ajudando a empoderar outras mulheres de pele escura pelo mundo

Summary
  1. · Veja mais fotos de Nyakim Gatwech:
  2. · Não acabou!
  3. · Continue aqui:
  4. · Vem pro Pinterest:

Enquanto procedimentos estéticos para clarear ou até mesmo mudar a cor da pele ainda são uma realidade, Nyakim Gatawetch usa da própria cor para quebrar, cada vez mais, as barreiras do racismo - e não abre mão de assumir o quanto ser negra, de pele bem escura, deve ser motivo de orgulho. Nascida no Sudão do Sul, a modelo de 24 anos se autointitula "Rainha da escuridão" (Queen of darkness, em inglês), e mostra, para quem quiser ver, que isso jamais deve ser um obstáculo - nem na sua vida, nem na de ninguém.

Foi através de sua conta do Instagram (@queenkim_nyakim) que Nyakim encontrou a melhor forma de espalhar essas mensagens a favor do amor-próprio. Por lá, ela compartilha, além dos trabalhos como modelo, episódios de seu cotidiano e mensagens motivacionais - principalmente para outras mulheres que estão na luta para se sentirem confortáveis com a própria aparência.

Mesmo com uma carreira promissora como modelo, e um número de fãs que só tende a crescer, ela ainda trava lutas diárias contra o preconceito racial: "O motorista do Uber me perguntou, dia desses: 'Não me leve a mal, mas se você ganhasse 10 mil dólares, usaria esse dinheiro para mudar a cor da sua pele?' Eu não respondi, só comecei a rir. Ele continuou: 'Então, não'. Claro que não! Por que eu deveria mudar algo que é uma benção de Deus?", conta Nyakim, na legenda de uma de suas fotos publicadas nas redes sociais.

Se Nyakim é prova viva do quanto a diversidade importa, principalmente em universos tão influentes quanto a moda e a beauté, só nos resta torcer para que as pessoas - e as marcas - continuem enxergando a beleza das diferenças.

Veja mais fotos de Nyakim Gatwech:

Não acabou!

Veja também: Já que é pra tombar... looks de cair o queixo usados no festival Afropunk
Moda & empoderamento negro em +50 looks do Afropunk © Getty Images
Moda & empoderamento negro em +50 looks do Afropunk
See album

Continue aqui:

10 youtubers negras empoderadas
15 autoras negras da literatura brasileira
Representatividade na moda: conheça 7 estilistas negras
21 regras de estilo por Willow e Jaden Smith

Vem pro Pinterest:

Ketlyn Araujo
you might also like