Home / Comportamento / Você

10 coisas pelas quais você não deveria pedir desculpas

by Karen Carneti ,
10 coisas pelas quais você não deveria pedir desculpas© iStock

#sorrynotsorry

Summary
  1. · Por coisas que estão fora do seu controle
  2. · Por ser honesta
  3. · Pela sua aparência
  4. · Pelo modo como sua família e seus amigos reagem
  5. · Por tirar férias
  6. · Por fazer uma pergunta
  7. · Porque está confusa
  8. · Por criar expectativas
  9. · Por querer o que merece
  10. · Pela forma como se sente

Aqui está um fato: pedimos desculpas demais na vida. Se alguma vez você pudesse, de alguma forma, anexar um mecanismo em seu corpo que calculasse todas as vezes que diz "Sinto muito” durante um dia, perceberia que a quantidade é astronômica.

Enquanto algumas situações definitivamente mereçam um pedido de desculpas, outras não. Você pode sentir muito por estar atrasada para o trabalho porque dormiu demais ou pelo fato de ter beijado o namorado da sua melhor amiga, mas você não pode pedir desculpas por espirrar, tossir, ou...tantas outras coisas. Em vez de se jogar imediatamente em um pedido de desculpas, pare e pense: será que isso realmente justifica um pedido de desculpas? Se não for o caso, não perca seu tempo lamentando.

Aqui estão 10 coisas pelas quais você não deveria pedir desculpas:

1 - Por coisas que estão fora do seu controle

Então seu voo atrasou por causa do mau tempo, o que lhe impediu de chegar a tempo em uma reunião importante. Isso acontece e está fora de seu controle. Você não pode controlar o clima, você não pode manter o metrô dentro do cronograma perfeito e cerca de um milhão de outras coisas. Não se sinta mal por coisas que não poderia mudar mesmo se tentasse.

2 - Por ser honesta

Como eu tenho certeza que você aprendeu, "a honestidade é a melhor política." Se esse for mesmo o caso, então por que se desculpar? Tudo bem, às vezes a verdade dói, mas é melhor se apegar logo a ela do que deixar alguém continuar vivendo uma mentira. Ser honesta nunca deve ser algo precedido ou seguido de um pedido de desculpas.

3 - Pela sua aparência

A maioria de nós está constantemente pedindo desculpas pela aparência. Principalmente aquelas que trabalham de casa, cujos “trajes de escritório" consistem em pijamas ou leggings e um coque no cabelo. Então, naturalmente, sempre que a gente sai para um café ou almoço, pede desculpas pela nossa aparência - e não apenas para as pessoas que conhecemos, mas até mesmo para o cara do Starbucks. Por que a gente pede desculpas? Não sabemos. Mas precisamos parar com isso.

mulher-falando-que-a-vida-e-assim-mesmo

"A vida é assim. Nos sentimos maravilhosos. Nossa aparência é ainda melhor do que como realmente nos sentimos, que é — como vocês devem lembrar — maravilhosos."

4 - Pelo modo como sua família e seus amigos reagem

As pessoas irão fazer e dizer coisas estúpidas e não há nada que você possa fazer para mudar isso. Você não pode magicamente alterar a personalidade das pessoas ou dar-lhes as habilidades adequadas para agir em sociedade. O que isto significa é que, se você levar uma amiga a uma festa onde ela não conhece ninguém e ela ficar bêbada e agir como uma maníaca, você não deve sentir necessidade de pedir desculpas. Sim, foi você quem a levou, mas ela é responsável por si mesma e você é responsável por você.

5 - Por tirar férias

A maioria de nós trabalha muito. Estamos tão sobrecarregadas de trabalho que mesmo o pensamento de tirar férias nos estressa, porque, “AI.MEU.DEUS. Será que eles ficarão loucos se eu tirar férias por uma semana inteira?!” Pare com isso. Você trabalha muito e merece o tempo de folga. Não deixe ninguém fazer você sentir que precisa se desculpar por ter algum tempo para si mesma para recarregar as baterias.

mulher-no-tel-falando-que-esta-de-ferias-e-precisa-de-limites

"Eu estou de férias. Precisamos ter limites."

6 - Por fazer uma pergunta

“Desculpe, mas posso te fazer uma pergunta?” Soa familiar, não é? Por que você está pedindo desculpas por fazer uma pergunta? Se for porque você está interrompendo alguém, ok; isso faz sentido. Mas, em vez disso, comece a frase com um pedido como “Com licença”. É muito mais educado e você não vai se pegar pedindo desculpas por algo que realmente não deveria.

7 - Porque está confusa

Na mesma linha de se desculpar por fazer uma pergunta está pedir desculpas por estar confusa. As pessoas ficam confusas; acontece. Seja porque ainda não lhe foram dadas informações claras e precisas ou porque você apenas ainda não tem certeza de como algo funciona, isso não deve fazer você se sentir como se precisasse pedir desculpas. Nossos cérebros computam e processam as coisas de maneiras diferentes. O que uma pessoa pode entender perfeitamente, outra pode ter dificuldade no entendimento e se sentir confusa. É humano.

mulheres-confusas-com-olhos-arregalados

8 - Por criar expectativas

Sem expectativas, não temos nada. Você precisa ter expectativas sobre si mesma, seu parceiro, sua carreira, sua família e seus amigos - isto é normal e ajuda a impulsionar-nos para a frente. Enquanto suas expectativas para si mesma e para os outros forem razoáveis (como não ficar esperando para ser a próxima Meryl Streep ou para que eles sejam a próxima Helen Mirren), pedir desculpas é apenas conversa fiada. Basta!

9 - Por querer o que merece

Uma ocorrência comum para as mulheres no local de trabalho. Por alguma razão, sentimos necessidade de pedir desculpas não apenas por querer o que merecemos, mas por pedirmos por isto. Se você merece alguma coisa, não há necessidade de se desculpar. No máximo você deve pedir desculpas a si mesma por não ir atrás dela.

10 - Pela forma como se sente

Você tem direito a seus sentimentos e ninguém pode ditar o contrário. Se você disser a alguém que esta pessoa lhe fez se sentir mal, ela não pode discutir com você ou dizer que você precisa pedir desculpas a ela. Isso seria ir contra todo o propósito evolutivo dos sentimentos. Tenha sentimentos: o triste, o bravo, o feliz, qualquer um entre esses - e nunca se desculpe por isso.

"Eu apenas tenho muitos sentimentos."

Hey, não vá ainda...

+ 6 cobranças que você deve esquecer antes dos 30 (ou para sempre, se quiser)
+ 19 sinais de que você precisa tirar férias AGORA
+ 12 tipos de amigas que toda garota precisa ter
+ Se você era popular na escola, há + chances de ser uma perdedora na vida adulta
+ 12 pequenas coisas que te deixam ridiculamente feliz

Karen Carneti
you might also like