Home / Comportamento / Carreira / Por que é essencial fazer a hora de almoço direitinho

Comportamento

Por que é essencial fazer a hora de almoço direitinho

por Karen Carneti Publicado em 27 de outubro de 2015
156 compartilhamentos

Acha ok pular a refeição ou fazê-la na frente do computador? Listamos aqui ótimos motivos para você rever os seus hábitos

Confesse: quantas vezes você já usou sua hora do almoço para ir ao banco ou comprar um presente de aniversário? Ou pior, deixou de comer porque tinha muito trabalho? Pois saiba que pular essa refeição tão importante pode lhe causar diversos problemas de saúde e até mesmo atrapalhar sua produtividade durante o dia.

Atenção com a saúde

Almoçar regularmente é imprescindível para levar uma vida saudável. André Veinert, nutrólogo da clínica Healthme (SP), ressalta que ficar sem a refeição, além de propiciar o ganho de peso, priva o organismo de nutrientes essenciais para um bom funcionamento.“Quando a pessoa pula o almoço, acaba comendo besteira quando sente fome. Geralmente, estes alimentos – como pão de batata, pão de queijo, um sanduíche rápido – possuem valor calórico alto, mas não são nutritivos. Há pessoas que acabam não comendo nada, e aí sentem mais fome no fim da tarde e acabam exagerando quando vão fazer uma refeição”.

Problemas no estômago também são comuns em quem não se alimenta corretamente. “Pular o almoço pode causar problemas de digestão por conta da alimentação irregular e dos aperitivos, que na maioria das vezes acabam atrapalhando o processo digestivo”, explica a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar (SP).

O almoço ideal

Não se engane, cara leitora: não é para comer qualquer coisa no almoço se quiser ter um ótimo dia de trabalho pela frente. O ideal é investir em um prato que contenha legumes e verduras variados, carboidratos de boa qualidade – como arroz integral, mandioca, mandioquinha e batata-doce – e proteína magra, como aves, peixes, carnes sem gorduras e ovos. A soja é uma boa pedida para quem não come carne.

Aumente sua produtividade

Você sabia que ficar sem almoçar pode até mesmo atrapalhar suas tarefas? Fique esperta! Quando você não faz uma refeição completa na hora do almoço, seu metabolismo desacelera e os níveis de açúcar no sangue caem. Com isso, o corpo passa a economizar energia, e essa economia faz com que a produtividade caia, já que o raciocínio fica mais lento. Você também pode sentir fraqueza, desânimo e irritabilidade. “Sempre que você deixa de comer e não oferece energia para que seu corpo possa realizar as atividades do dia a dia – como trabalhar melhor –, é claro que a energia diminui. E aí sua produção também diminui, você começa a sentir sonolência e a ter mais indisposição. Então, a alimentação interfere diretamente na produtividade”, comenta André Veinert.

Controle o estresse

Pular refeições importantes como o almoço também pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no sangue. É importante consumir alimentos ricos em triptofano, aminoácido que auxilia na qualidade e na quantidade de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, por exemplo, o que garante sensação de bem-estar e relaxamento. Sirva-se de banana, arroz integral e carboidratos integrais.

hamster-comendo-cenoura

Quer mais dicas para uma vida profissional melhor? Continue com a gente:

5 respostas para não dar em uma entrevista de emprego
Não assine o contrato! 6 sinais de que a vaga não é pra você
​☞ Recomeçando: como dar a volta por cima depois de ser demitida
13 dicas para você ser mais assertiva no trabalho
20 Frases motivacionais de mulheres que atingiram o sucesso

por Karen Carneti 156 compartilhamentos

você também vai <3: