Home / Bem-Estar / Dieta / Canela e mel: duplinha dinâmica para turbinar a dieta

© iStock
Bem-Estar

Canela e mel: duplinha dinâmica para turbinar a dieta

by Ana Paula Sanches Published on 18 de março de 2015
259 shares

Sabia que a combinação mais do que saborosa de canela e mel ajuda a acelerar a perda de peso? Leia agora como esses ingredientes podem beneficiar você

Há muito que canela e mel trocaram juras de amor na cozinha e completam, com todo o sabor e doçura que lhes é peculiar, pratos de incontáveis naturezas, da entrada à sobremesa. Mas, mais do que isso, é sabido também que essa união é extremamente benéfica para a saúde e potencializa os efeitos da dieta no organismo. Quem não dispensa uma mãozinha para controlar o peso achou uma das boas.

​A verdade é que, quando inseridos da forma correta na alimentação, canela e mel controlam os níveis hormonais do sangue, diminuindo a gula por doces, por exemplo. Convocamos um time de profissionais gabaritados que atestam: quase todo mundo pode tirar vantagem da dupla.

Canela e mel ajudam a controlar o peso

O segredo do sucesso de canela e mel está na atuação sobre os nossos hormônios, como explica a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro: “A combinação da canela com mel ajuda a ativar o metabolismo e a reduzir a ansiedade de consumir açúcar. Além disso, a canela é um regulador dos níveis de glicose, ativa o metabolismo e tem propriedade diurética, eliminando o excesso de líquidos no nosso organismo”.

O papo vai bem até agora, mas há poréns aos quais você deve ficar atenta: lembre-se de que não existe milagre para torrar calorias. A ingestão de canela e mel pode interferir positivamente, mas só funciona se for acompanhada de um cardápio adequado e atividade física. Amy Shapiro, fundadora do Real Nutrition NYC, de Nova York, recomenda: “Se você quer perder peso, comece a seguir uma dieta saudável e balanceada. Canela e mel não são a solução para o problema”. Além disso, a canela é contraindicada para mulheres grávidas, bem como para crianças com menos de três anos. O mel acaba sendo vilão para pessoas com diabetes.

Faça substituições inteligentes

O mel pode fazer as vezes do açúcar na hora de adoçar. Só que, pela boa reputação, as pessoas subestimam suas calorias: “O poder adoçante do mel é menor do que o do açúcar. Para atingir o mesmo grau de doçura, muita gente coloca uma quantidade maior do que deveria”, exemplifica a nutricionista de São Paulo Thais Lamonica. Para a especialista Roberta Cassani, do Instituto de Nutrição, de Itu (SP), deve-se estudar cada caso: “O mel é tão calórico quanto o açúcar, então, a ingestão exige cuidados”. A quantidade recomendada por dia é de 1 colher de chá.

Alô, saúde em dia!

Os superbenefícios para a saúde do mel:
→ Ação altamente antioxidante (estudos indicam que, assim como o aipo, o mel ajuda a prevenir o câncer);
→ Combate fungos e bactérias;
→ Previne problemas gastrointestinais;
→ Ajuda a eliminar dores de garganta e tosses;
→ Melhora a performance em esportes.

E as propriedades da canela:
→ Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue;
→ Tem ação anti-inflamatória;
→ É antioxidante;
→ Diminui os efeitos colaterais da ingestão de alimentos altamente gordurosos.

Receitas gostosas (e saudáveis!) com canela e mel

Chá de canela e mel (com efeito "emagrecedor")

Ingredientes
- ½ colher de chá de canela
- 1 colher de chá de mel
- Água fervendo

Modo de preparo
Coloque a canela numa xícara e acrescente a água fervente por cima. Espere 30 minutos e, depois, acrescente o mel. Beba metade da xícara antes de dormir e guarde a outra metade na geladeira para a manhã do dia seguinte.

Compota de maçã com mel

Ingredientes
- 1 maçã vermelha
- 2 colheres de sopa de canela em pó
- 2 colheres de sopa de mel orgânico
- 100 ml de água (opcional)
- Essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo
Corte a maçã em cubos. Em uma frigideira, misture o mel e a canela. Acrescente a água e a baunilha. Baixe o fogo e a adicione a maçã e siga mexendo de 5 a 8 minutos. Você pode servir quente ou não.

Pão de mel light

Ingredientes
- 2 colheres de sopa de leite de soja em pó light
- 100 ml de água
- 2 colheres de sopa de adoçante em pó p/ culinária
- 1 colher de chá de erva doce (seca)
- 1 ovo pequeno
- 1 colher de sobremesa de mel de abelha
- 1 colher de sopa de óleo de canola
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral comum
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento químico (pó)
- ½ colher de sopa de margarina vegetal light

Modo de preparo
Dissolva o leite em água. Numa panela coloque o adoçante, o leite de soja já diluído e a erva doce e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo. Junte o ovo, o óleo e o mel e misture bem. Peneire sobre esta mistura as farinhas, adicione o chocolate em pó, a canela e o fermento. Misture bem. Unte uma forma com a margarina e leve ao forno pré aquecido à 200º por uns trinta minutos. Sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções
Valor calórico por porção: 145 kcal

Comente :-)

Você gosta da misturinha de mel e canela? Pretende fazer alguma das receitas dessa reportagem? Pois chegue mais e compartilhe com a gente no campo de comentários abaixo.

Ainda não acabou!

Você pode de gostar de ler também sobre...

• 12 motivos para usar e abusar da canela na alimentação
• Dieta líquida: por que você deveria passar longe
• Dieta hormonal: segura e saudável. Tudo o que você precisa saber
• Os benefícios da dieta anti-inflamatória

by Ana Paula Sanches 259 shares

você também vai <3: