Home / Beleza / Pele / Os cuidados com a tatuagem que todo mundo deveria ter

© iStock
Beleza

Os cuidados com a tatuagem que todo mundo deveria ter

Isabella Villalba
by Isabella Villalba Published on 21 de outubro de 2015
198 shares

Como cuidar da pele a.T. e d.T (antes e depois da sua tattoo novinha em folha)

Embora pareça um procedimento inofensivo, fazer uma tatuagem é coisa séria. Não é só o seu pai e a sua mãe que dizem isso não, viu? Os especialistas em saúde também. Descubra como cuidar da tatuagem antes mesmo de fazê-la e durante a cicatrização.

Fase #1 Antes de fazer a tattoo

Escolha um tatuador de confiança
Que ele tenha um portfólio bacana e seja bem recomendado, tanto por pessoas conhecidas quanto pelos próprios clientes, já é o esperado para se rabiscar com segurança. No entanto, todo cuidado é pouco: jamais se esqueça de comprovar a higiene do estúdio, do profissional e dos materiais utilizados.

Visite o local antes de marcar a data para ver se as normas básicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são aplicadas pelo tatuador. Trabalhar em um local limpo e organizado, com as mãos lavadas com água e sabão e esterilizadas com álcool 70 são algumas das exigências. Para fazer a tatuagem, o profissional deve usar luvas, máscara, agulhas descartáveis e outros materiais esterilizados e atóxicos. Além disso, a limpeza da pele dos clientes também deve ser feita com água potável e sabão líquido seguida pela aplicação de um antisséptico.

Vá ao dermatologista
Se você está pensando em fazer uma tatuagem e é portador de alguma doença, como diabetes, vitiligo, psoríase e hepatite, além de ser alérgico a pigmentos, fica o alerta: é importante ir ao médico para receber orientações sobre a melhor forma de fazer a tatuagem e para avaliar se é possível. Se você está grávida ou amamentando, a Anvisa recomenda que espere: assim conseguirá evitar contaminações ou algum tipo de infecção ao feto.

Prepare a pele com o combo esfoliação + hidratação
Pronto, você já tem um tatuador gabaritado, tem o aval do médico e marcou a data para fazer a tattoo? Saiba que os cuidados com a tatuagem começam 15 dias antes de se rabiscar: “Use um esfoliante na área que será tatuada e um creme, de preferência à base de ureia, para hidratar a pele. Faça isso duas vezes por semana”, explica a biomédica esteta Mônica Batista.

Veja também: Tatuagens delicadas das famosas

Tatuagens delicadas das famosas © Pinterest

Fase #2 No dia de fazer a tatuagem

Limpe e esterilize
“A região do corpo a ser tatuada deve ser lavada com sabonete antibacteriano e depois deve-se usar álcool 70%”, afirma Mônica.

➜ Um conselho de especialista: se, por um acaso, sua imunidade estiver baixa por conta de uma gripe ou virose inesperada, remarque a data para que você tenha uma recuperação perfeita, além de evitar qualquer tipo de contaminação.

Veja também: 60 ideias de tatuagens sexy

60 ideias de tatuagens sexy © Pinterest

Fase #3 Cuidados pós-tatuagem

​Para a tatuagem ficar bonita ‘para sempre’, o período da cicatrização é crucial, por isso, siga estes passos:

Deixe o papel filme lá, por pelo menos, 2 horas
O primeiro cuidado que o tatuador terá será colocar um papel filme com uma pomada sobre a tatuagem, para evitar contaminações. “Pois o acúmulo de fluidos no local é grande e pode causar alergias e infecções na pele. Após retirar o filme, o ideal é lavar com sabão neutro e bastante água, deixando a tatuagem bem limpa”, explica a biomédica esteta.

Evite tomar sol, coçar e arrancar as cascas da pele por, pelo menos, duas semanas

Lave a tattoo com sabonete neutro e água, sempre que necessário

Passe um creminho
Diariamente em casa: “O ideal é passar um creme à base de ácido dexpantenol na região do corpo onde foi feita a tatuagem, com o intuito de reconstruir o tecido epitelial”, diz a biomédica esteta.

Evite praticar atividades físicas
Para voltar a praticar exercícios, espere a cicatrização completa, o que deve demorar, pelo menos, 15 dias.

Pegue leve na alimentação
Uma outra dica da especialista é evitar ingerir alimentos gordurosos como carne de porco, crustáceos, que podem desencadear uma alergia cutânea.

Use protetor solar, sempre
E, lembre-se sempre de que, ao se expor ao sol, o melhor é escolher protetores solares que não contenham álcool e com FPS de, no mínimo, 30.

Curtiu? Então segura aí porque tem mais:

by Isabella Villalba 198 shares

você também vai <3: