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5 motivos para incluir o mirtilo (blueberry, sabe?) na alimentação

by Alexandra Guida Published on 16 de junho de 2017

​Já pode procurar receitinhas com mirtilo!

Sabe o mirtilo? Aquela frutinha roxa, também chamada de blueberry, que virou queridinha das musas-fitness de plantão? Pois o papo aqui é sobre ela. E a primeira coisa que você deve saber é: os benefícios do consumo de mirtilo fazem jus à reputação de superalimento. Contamos mais a seguir.

1. Mirtilo faz bem para o coração

A cada dia, 23 mil mulheres morrem devido a doenças cardiovasculares em todo o planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. As doenças cardiovasculares causam 30% das mortes por ano no Brasil segundo o Ministério da Saúde. A principal sugestão dos médicos para evitar derrames e infartos é investir em prevenção. Neste ponto, o mirtilo pode contribuir para nocautear um dos principais fatores que desencadeiam os problemas dessa natureza: a hipertensão.

Como? Consumir blueberry reduz a pressão arterial e controla a rigidez dos vasos sanguíneos. Foi o que constatou um estudo da Universidade da Flórida, publicado pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Durante oito semanas, os cientistas analisaram 48 mulheres que haviam acabado de passar pela menopausa e que estavam pré-hipertensas ou no estágio 1 da doença.

Uma parte delas consumia uma porção de mirtilos em pó, o equivalente a uma xícara; e outra, placebo. Aquelas que tomaram a fruta tiveram 5,1% de redução da pressão sistólica e 6,3% de diminuição da diastólica. Nestas pacientes, a rigidez das artérias caiu 6,5% e os índices de óxido de nitrogênio, responsáveis por dilatar os vasos, cresceram 68%. Este fator, acreditam os estudiosos, é o principal para a melhora dos quadros de pressão alta.

2. Mirtilo ajuda a prevenir o diabetes 2

Um estudo da Universidade da Califórnia, publicado pelo Jornal de Nutrição, demonstrou que 67% das pessoas que tomaram um smoothie de mirtilo duas vezes por dia durante 6 semanas experimentaram uma melhoria de 10% ou mais em sua sensibilidade à insulina em comparação a 41% dos participantes que beberam placebo. Portanto, o consumo de blueberry, uma fruta de baixo índice glicêmico, é uma opção atrativa para quem tem alto risco de desenvolver o diabetes tipo 2.

Aprenda esta receita de smoothie de mirtilo que fica pronta em 2 minutos:

Ingredientes

▸ 175ml de leite de amêndoas
▸ 120ml de iogurte natural
▸ 1 banana descascada e picada em rodelas
▸ 100g de mirtilo (congelado ou normal)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um liquidificador, bata até conseguir uma textura cremosa e voilà!

3. O mirtilo é uma pequena fonte de juventude

Aquele tom roxinho/azulado do mirtilo é dado pela grande quantidade de uma substância chamada antocianina. Além de ser responsável pela pigmentação, esteflavonoide confere um poder grandioso de combate ao efeito dos radicais livres que causam o envelhecimento da pele e uma série de cânceres.

Com apenas 32 calorias para cada 100 gramas de fruta, o consumo de blueberries é perfeito no café da manhã, combinado a cereais, como um lanche da tarde. O que é muito bacana é que essas frutinhas podem ser congeladas sem prejudicar seu poder antioxidante!

4. O mirtilo tem ação anti-inflamatória

Mais um estudo divulgado pelo Journal of Nutrition concluiu que essa frutinha do bem protege contra inflamações nas células do tecido adiposo e contribui para o combate de problemas de saúde relacionados à obesidade.

5. O mirtilo deixa a memória tinindo

O mirtilo compõe a lista dos alimentos que fazem bem para o cérebro. Riquíssimo em polifenóis e antioxidantes, este fruto luta contra a falta de memória. Esta dica vale para toda família. Mais um motivo para você colocar blueberries como topping do seu frozen yogurt, né, amiga?

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