Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

Morango faz maravilhas pela saúde! Listamos os benefícios aqui

by Juliana Vaz ,
Morango faz maravilhas pela saúde! Listamos os benefícios aqui© iStock

Rico em fibras, fonte de vitamina C, fortalece os ossos... a relação de propriedades do morango é extensa, viu?

Summary
  1. · O morango ajuda na memória
  2. · Morangos aumentam a imunidade
  3. · Para ossos e articulações fortes: morango!
  4. · O morango evita inchaços
  5. · Protege o coração <3
  6. · O consumo de morango ajuda a prevenir a catarata
  7. · Morango deixa a pele mais firme
  8. · Receitinha: geleia caseira de morango

O morango é um pseudofruto: estrutura suculenta que se forma a partir de diferentes partes de uma ou mais flores – as sementes ao redor dele é que são, de fato, os frutos. No entanto, o que você precisa realmente saber é que consumir morangos traz benefícios incríveis para a saúde e para a beleza. Certifique-se de lavá-los direitinho e, se possível, dê preferência para a versão orgânica. De acordo com o Environmental Working Group, organização norte-americana especializada em pesquisa ambiental e subsídios agrícolas, esse "falso fruto" figura no ranking de alimentos com os maiores índices de uso de agrotóxicos e pesticidas.

1- O morango ajuda na memória

As antocianinas são antioxidantes responsáveis pela coloração das frutas vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa, cranberry...), e que, em parceria com os flavonoides, combatem a degeneração das células do corpo. “Um estudo realizado em Boston, nos Estados Unidos, comprovou que consumir essas frutas de duas a três vezes por semana atrasa a perda de memória e conserva a capacidade de percepção, principalmente em mulheres”, diz Marcela Voris, nutróloga na Haute Dermatologia e Estética (SP).

2- Morangos aumentam a imunidade

A maioria dos mamíferos é capaz de produzir vitamina C naturalmente – exceto nós, humanos. A vitamina C dá um boost no sistema imunológico e circulatório, acelera a cicatrização de feridas, aumenta a capacidade de absorção de ferro e ainda ajuda no fortalecimento de ossos e dentes. Por isso é tão importante ingerir diariamente alimentos que contenham essa vitamina. E sabe qual fruta é cheia desse nutriente? O morango! “Em apenas uma xícara de morangos encontramos mais de 100% da recomendação diária de vitamina C!”, comenta Marcela.

3- Para ossos e articulações fortes: morango!

O cálcio e o magnésio trabalham em parceria para fortificar os ossos e manter seu esqueleto com a densidade óssea adequada por mais tempo ao longo da vida. E tais minerais são encontrados em abundância no morango. Já o fortalecimento das articulações é possível por meio dos antioxidantes que ao reduzirem a inflamação do corpo, também evitam doenças como a artrite. Apesar disso, não vale comer uma caixinha por dia. “O morango contém ácido oxálico que, em excesso, reduz a absorção do ferro e do cálcio, o que pode causar cálculos nos rins e na bexiga em quem tem predisposição”, alerta Marcela.

4- O morango evita inchaços

Os minerais são imprescindíveis para a saúde. Sem eles, o organismo entraria em pane! Uma de suas ações é manter o equilíbrio líquido do nosso corpo. Os responsáveis por isso são o potássio e o magnésio, presentes no morango. Eles evitam a retenção hídrica e ainda têm efeito diurético. Além de minerais, o morango é rico em fibras (uma porção de 100 g tem 32 calorias e 2,5 g de fibras), que além de melhorarem o trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade.

5- Protege o coração <3

As substâncias fitoquímicas do morango beneficiam o coração, pois combatem o aumento do LDL – o chamado colesterol ruim. Ele inibe a formação das placas de gordura nas artérias do órgão que além de pressão alta, podem causar infarto. “As antocianinas são antioxidantes capazes de neutralizar os radicais livres e reduzir o risco de ataques cardíacos”, diz Marcela. Logo, ao comer morangos e manter uma dieta balanceada, você estará preservando o bom funcionamento de todo seu sistema sanguíneo.

6- O consumo de morango ajuda a prevenir a catarata

As propriedades antioxidantes do morango previnem também a degeneração do cristalino (a lente natural dos olhos), o que causa a catarata. A doença deixa a visão opaca e cada vez mais embaçada, uma vez que se desenvolve gradativamente. Para combater os radicais livres que a provocam é preciso ingerir boas doses de vitamina C. Porém, segundo uma pesquisa do do Instituto Karolinska (Suécia), a fonte desse nutriente deve ser natural – o consumo excessivo de suplemento de vitamina C pode ser prejudicial potencializar as chances de mulheres acima de 65 de desenvolverem a doença.

7- Morango deixa a pele mais firme

Não é à toa que os produtos anti-idade são cheios de vitamina C: ele é vital para a produção de colágeno. Mas, a vitamina não é a única substância natural usada para prevenir rugas. O ácido elágico presente no morango é um antioxidante que protege a pele dos danos causados pelos raios UV. Ele bloqueia a produção de enzimas que destroem o colágeno das células e evitam o processo inflamatório causador de rugas.

Receitinha: geleia caseira de morango

Geleia boa é geleia caseira. Além fácil de fazer, ela é super versátil: dá para passar no pão, na torrada, usar em tortas, como recheio de bolos... é só usar a imaginação! A receita é de Gabriela Pegurier, chef do canal Cozinha 123.

Ingredientes

- 250g de morangos
- 250g de açucar
- 1/2 limão

Modo de preparo

São apenas três passos:
1 - Retire os talinhos verdes, lave bem os morangos em água corrente e corte-os em 4 partes.
2 - Numa panela pequena funda, em fogo médio, coloque os morangos cortados, o açúcar e o suco de meio limão para cozinharem juntos. Assim que a mistura começar a ferver, abaixe o fogo e deixe a geleia apurar, mexendo de quando em quando até engrossar. O ponto certo é quando a geleia começar a desgrudar do fundo ao inclinar a panela.
3 - Desligue o fogo, deixe esfriar e só então coloque a geleia num pote de vidro na geladeira.

Esse texto foi escrito por @vazjuliana e editado por @cicaara

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock
50 alimentos ricos em fibras
See album

Leia mais sobre saúde e alimentação aqui:

7 hábitos que tornam o seu coração mais saudável
Troca-troca: 4 alimentos que podem substituir a chia
Diga "sim" às proteínas vegetais
​7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório

Juliana Vaz
you might also like