Home / Bem-Estar / Saúde / Conheça os sete chakras do corpo

© istock
Bem-Estar

Conheça os sete chakras do corpo

by Alexandra Guida Published on 23 de agosto de 2017
101 shares

Centros energéticos em equilíbrio

Como estão os chakras do seu corpo? Não faz a menor ideia? Eles são muitos, mas hoje vamos ajudá-la a conhecer melhor seus centros energéticos, que representam os diferentes aspectos da natureza humana. Conversamos com a terapeuta holística Simone Kobayashi, que nos explicou um pouco sobre os sete principais, localizados ao longo da coluna vertebral.

Segundo Simone, a palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”. Eles já eram descritos e citados nos Vedas, textos sagrados do Hinduísmo escritos há aproximadamente 1500 anos antes de Cristo. Segundo a tradição hindu, os sete principais chakras seguem as cores do arco-íris e têm características próprias.

Quando estão em harmonia, eles garantem saúde física, mental e espiritual. “O autoconhecimento é a melhor maneira de saber como estão nossos chakras”, explica Simone. Falando dessa maneira, parece simples. Mas todas nós sabemos como fazer uma autoanálise sincera é complicado. Não se preocupe. “Por isso, algumas ferramentas holísticas nos ajudam a perceber desequilíbrios, como a interpretação energética por meio de um questionário e a medição dos chakras feita por um terapeuta holístico”, esclarece.

A partir do resultado, o próximo passo é equilibrar e ativar os chakras por meio de meditação, visualização criativa, pedras e cristais. Segundo Simone, “isso amplia nossa energia harmonizadora. Passamos a usar as características vibracionais das pedras, cristais, cores e mandalas em nosso benefício.”

Confira a seguir os sete principais chakras do corpo humano!

Coronário (lilás /dourado)

É a sua ligação pessoal com o Alto, a sua evolução como ser humano. Muitas vezes ligado ao despertar espiritual, à união com a sabedoria universal, ao caminho da evolução. Também chamado de centro da consciência, a sua função principal é a ligação com o Alto, o evoluir, o ascender e o aprimoramento como ser humano.

Frontal (azul índigo)

Rege a percepção, a intuição e o raciocínio. A função dupla deste chakra, a mente e a intuição, faz com que ele seja um dos mais difíceis de equilibrar, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.

Laríngeo (azul claro)

A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.

Cardíaco (verde / rosa)

As funções principais são amor, comunidade e solidariedade, além de compaixão, devoção, aceitação e não julgamento. Este chakra é o centro do amor e sabedoria emocional.

Plexo Solar (amarelo)

A função primordial deste chakra é o poder e a vontade. Ele nos ajuda a lidar com o desenvolvimento da nossa identidade, como: o que eu sou e o que eu quero, além da resolução de desafios e pendências. E também mostra como está nossa digestão de situações, nossos humores e nosso controle sobre as coisas.

Sacro (laranja)

As funções principais do chakra sacro são: sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, energia sexual, expressão do Eu através da vitalidade e criatividade. É o centro energético do bem-estar físico, do prazer e realização. A autoestima influencia no modo que nos vemos e que achamos que os outros nos vêem.

Básico (vermelho/preto)

A função deste chakra é a sobrevivência em primeiro lugar, o que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, como comer, beber e dormir, o sexo e o abrigo. Este chakra reflete como você enxerga o mundo material e o seu dia-a-dia, ajuda na relação e aceitação da pessoa com o mundo material como se é; força, consciência das coisas.

Continue com a gente!

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!
Hábitos que fortalecem o sistema imunológico
7 posições de ioga para aliviar a dor menstrual

by Alexandra Guida 101 shares

você também vai <3: