Home / Moda / Acessórios

Óculos de grau sem segredos: aprenda a escolher o modelo perfeito para você

by Ana Paula Sanches ,
Óculos de grau sem segredos: aprenda a escolher o modelo perfeito para você© iStock

Pra você sentir orgulho dos seus óculos e arrasar por aí <3

Summary
  1. · Rosto oval
  2. · Rosto redondo
  3. · Rosto quadrado
  4. · Rosto triangular
  5. · regras de ouro para comprar a armação perfeita
  6. · Cuidados finais para acertar na compra dos seus óculos novos
  7. · Encontre aqui:

Se antes os óculos de grau eram vistos como um acessório que estragava o visual das mulheres, hoje em dia é possível torná-lo um aliado do look – basta saber escolher a armação ideal para o seu tipo de rosto e personalidade. Mas, como fazer isso sendo que existem tantas opções lindas no mercado?

O primeiro fator que você deve considerar é o seu gosto pessoal, afinal de nada adianta comprar óculos que sejam perfeitos para o tamanho do seu rosto, mas que você não se sinta bem usando. Além disso, o seu estilo de vida deve ser um fator a se considerar no momento da compra, como explica a consultora de moda Ana Paula Lima, de São Paulo: “Uma pessoa de estilo esportivo não escolherá um modelo todo enfeitado, por exemplo, assim como uma pessoa mais moderna evitará armações caretas e tradicionais”.

Depois que você selecionar os modelos que mais lhe agradam, será a hora de fazer a seleção de acordo com o formato do seu rosto, que pode ser oval, redondo, triangular ou quadrado. Não sabe identificar qual é o seu? A consultora de moda Rita Heroína, de São Paulo, dá a dica: “Prenda o cabelo todo para trás e observe as mandíbulas e a lateral do rosto para visualizar melhor o contorno”. Feito isso, basta associar seus traços com as descrições a seguir para saber com qual formato a sua face se identifica:

Rosto oval

Características: testa alta, queixo e/ou nariz mais longos, poucas curvas laterais, ângulo da mandíbula pouco ou nada visível.

Armações recomendadas: “Caso seu rosto seja comprido, evite armações pequenas. O ideal é buscar modelos que tenham a mesma largura do rosto e fiquem na altura das sobrancelhas”, recomenda a consultora de moda Camila Diniz, de Campinas (SP).

© Pinterest
See album

Rosto redondo

Características: formato de lua cheia, largura do rosto igual (ou quase igual) ao comprimento, queixo curto. Geralmente os olhos são mais espaçados.

Armações recomendadas: “A armação ideal é a que proporciona suavidade e equilíbrio à expressão facial – no caso, aquelas em formatos retangulares ou quadrados. Linhas semirretas e retas são perfeitas para esse biótipo, já que afinam o rosto. Evite lentes em dégradé e armações arredondadas”, aconselha Ana Paula.

© Pinterest
See album

Rosto quadrado

Características: ângulos retos, mandíbulas bem largas, pouca definição da linha do queixo.

Armações ideais: “Pessoas com o rosto quadrado devem optar por armações arredondadas, ovais, curvilíneas ou as com fios de nylon, pois esses modelos tendem a ampliar a região dos olhos e suavizar as linhas da face. Além disso, aposte em óculos de tamanho médio”, diz Ana Paula. A consultora Camila completa: “Armações arredondadas e com lentes em dégradé disfarçam o maxilar acentuado”.

© Pinterest
See album

Rosto triangular

Características: testa pequena e estreita, mandíbula evidente, larga e quadrada, mais comuns em pessoas acima do peso.

Armações ideais: “Esse tipo de rosto pede armações grandes e arredondadas, pois os modelos estreitos fazem com que o maxilar pareça mais largo. Ao escolher o modelo, certifique-se de que as maçãs do rosto não ficarão cobertas e, se possível, escolha os que não tenham a armação inferior. Dessa forma, a área do queixo parecerá ampliada”.

© Pinterest
See album

5 regras de ouro para comprar a armação perfeita

Depois de selecionar alguns modelos, é hora de testá-los no rosto – afinal, não é só porque seu rosto tem um formato X que você pode comprar uma armação sem testar, certo? A consultora Ana Paula listou as cinco características que você deve avaliar para saber se aquele modelo realmente deu certo para você:

1 – Lentes alinhadas: é essencial que as suas pupilas fiquem no centro da lente, como se fossem um alvo.
2 – Nariz confortável: a armação não pode marcar a pele do seu nariz. Caso isso aconteça, significa que ela está pequena para você.
3 – Bye bye, olheiras: a armação deve sobrepor a parte inferior dos olhos para disfarçar as olheiras.
4 – Sobrancelhas no lugar certo: suas sobrancelhas devem acompanhar o formato da armação.
5 – Hastes na medida certa: as hastes dos óculos devem apenas se apoiar nas têmporas, sem pressioná-las, além ficarem bem ajustadas atrás das orelhas.

Cuidados finais para acertar na compra dos seus óculos novos

Para uma escolha ainda melhor, lembre-se que a cor das suas madeixas pode interferir na harmonia da armação com o restante do rosto. “Quem tem cabelos pretos fica bem com armações vermelhas ou vinho, já quem tem os cabelos avermelhados pode usar um tom dégradé nos óculos em relação aos fios, mas, atenção: nunca o mesmo. Cabelos muito volumosos não combinam com modelos com detalhes coloridos e apliques nas hastes – nesses casos, é melhor usar uma peça mais neutra”, explica Ana Paula.

Caso a sua preocupação seja com a versatilidade do modelo, Camila dá a dica: “Para ter óculos de fácil combinação, opte por tons de preto, cinza, branco ou transparente”.

Por fim, lembre-se: tudo o que dissemos até agora são conselhos para lhe ajudar na escolha, mas o importante mesmo é se sentir à vontade e segura com os seus óculos e fazer a sua compra com tranquilidade. “Nunca escolha óculos com pressa ou impulso: esse acessório fica o tempo todo no seu rosto e, por isso, ser comprado com calma e sensibilidade”, conclui Rita.

Escolha o modelo que faz você se sentir ainda mais linda e arrase!

Encontre aqui:

JavaScript is currently disabled in this browser. Reactivate it to view this content.

Continue com a gente! Temos mais dicas para você:

• Make para quem usa óculos? Vem que tem!
• 17 problemas que toda menina que usa óculos de grau enfrenta diariamente

Ana Paula Sanches
you might also like