Home / Bem-Estar / Saúde / Alimentos com triptofano, o nutriente do bom humor

Alimentos com triptofano, o nutriente do bom humor

Use as teclas das flechas para a esquerda e para a direita de seu teclado para navegar pelo álbum.

...

O triptofano é um aminoácido “essencial”, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo e só conseguimos obtê-lo através da alimentação. E consumir o triptofano é importante! A partir de reações enzimáticas em nosso organismo, a serotonina – neurotransmissor responsável pelas alterações de humor, ansiedade e o sono – é sintetizada e torna-se disponível para o cérebro.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere a ingestão de 3,5 miligramas do aminoácido por quilograma (por exemplo, cerca de 225 miligramas para uma mulher com 63 quilos). Não há contraindicação ou excesso do nutriente, pois,mesmo com o consumo recomendado, pode não ser suficiente. A presença de alguns alimentos pode facilitar ou atrapalhar que o organismo absorva o triptofano,como no caso de carboidratos que facilitam a passagem do nutriente pela barreira sanguínea do cérebro (chamada de hematoencefálica). Sendo assim, vamos garantir que a substância esteja sempre presenta no corpo – e no prato!


Fonte: Clarissa Fujiwara, nutricionista da Clínica Dra. Denise Lellis (SP) e coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP.