Home / Lifestyle / Cultura / Fotos de Frida Kahlo são tema de exposição em São Paulo

© Reprodução
Lifestyle

Fotos de Frida Kahlo são tema de exposição em São Paulo

by Redação taofeminino Published on 8 de setembro de 2016

A mostra reúne quase 250 imagens de uma das artistas mais influentes e femininas da América Latina. Por Mirela Mazzola

O estilo extravagante e cheio de cor da pintora mexicana Frida Kahlo influencia a cultura pop até hoje – bolsas, almofadas e bonequinhas com o rosto dela estão aí pra provar. Sua obra surrealista, repleta de elementos da cultura latino-americana, ainda são capazes de tocar muita gente. Impossível ficar indiferente às sobrancelhas grossas e à trança enfeitada de flores em seus famosos autorretratos!

Marcada por doenças, tragédias e um grande amor, o também pintor Diego Rivera, a vida de Frida Kahlo é para lá de inspiradora: as limitações físicas (aos 18 anos, ela sofreu um grave acidente de ônibus que lhe rendeu várias fraturas) não a impediram de levar toda a sua angústia e intensidade para as 143 telas que pintou.

Após sua morte, em 1954, um acervo pessoal de 6 500 fotografias ficou guardado na Casa Azul, onde Frida vivia na Cidade do México, e só foi redescoberto em 2007 em um dos banheiros da construção. Agora, depois de passar por Portugal, México, Polônia e Curitiba, uma seleção com 241 imagens chega a São Paulo.

A montagem é dividida em dois espaços: em Frida Kahlo – Suas Fotos, no MIS, há seis seções temáticas que incluem fotos da infância à vida adulta da artista. São imagens feitas por seu pai e seu avô materno, que eram fotógrafos profissionais, e por seus amigos fotógrafos. Também estão expostas fotografias relacionadas a questões políticas e uma série que retrata o corpo de Frida depois do acidente.

Em Frida Kahlo – Olhares sobre o México, no Espaço Cultural Porto Seguro, estão reunidas imagens de fotógrafos anônimos e de destaque, como Pierre Verger, que pertenciam à sua coleção pessoal. A maioria retrata a visão deles sobre o México e a cultura do país.

Vai estar em São Paulo? Então pode se programar:

Frida Kahlo – Suas fotos
Quando: Até 20 de novembro
Onde: MIS - Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158, Jardim Europa)
Horários: terça a sábado, 12h às 20h; domingos e feriados, 11h às 19h
Quanto: R$ 6,00 (grátis às terças)

Frida Kahlo – Olhares sobre o México
Quando: Até 20 de novembro
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro (Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos)
Horários: terça a sábado, 10h às 19h; domingos e feriados, 10h às 17h
Quanto: R$ 6,00 (grátis às terças)

Um ingresso dá direito às duas exposições e há um serviço gratuito de van entre os dois espaços.

Vem ver mais fotos da exposição!

Frida Kahlo com 5 anos © Museu Frida Kahlo

Mais notícias do mundo da arte:

by Redação taofeminino