Home / Lifestyle / Cultura

Onde achar neve na Terra do Fogo? Em Ushuaia!

by Redação taofeminino ,
Onde achar neve na Terra do Fogo? Em Ushuaia!© Divulgação

A temporada de esqui mais longa da América do Sul já começou; veja dicas

Summary
  1. · Ushuaia: como chegar
  2. · O que fazer em Ushuaia
  3. · Hotéis em Ushuaia
  4. · Inverno? Amamos!
  5. · Mais sobre viagem:
  6. · taofeminino ​♥ Pinterest

Considerada a cidade mais austral do planeta – a última ao sul do continente americano antes da Antártica – Ushuaia, na Patagônia argentina, também ficou conhecida como Fim do Mundo. Em termos geográficos e históricos (sua fundação, em 1884, se deu principalmente para construir um presídio – bem gelado, diga-se) o apelido faz sentido, mas o turismo e a vocação para o esqui fizeram do lugar um destino super procurado no inverno. Ou seja, de fim do mundo Ushuaia não tem nada!

Por causa da localização única e da boa estrutura para esquiar, a cidade ostenta uma das mais longas temporadas do mundo para o esporte: são quase 5 meses por ano, de meados de junho a outubro. Este ano, as 34 pistas de Cerro Castor, a 26 km de Ushuaia, estão abertas desde 23 de junho. Nessa época, a temperatura costuma se manter estável, entre -5 e 5 ºC.

Brrrrrrrrrrrrr.

Ushuaia: como chegar

A partir do Brasil, Aerolineas Argentinas, Gol e Latam voam para lá com conexão em Buenos Aires (veja opções de passagens e pacotes aqui). Ao contrário da maioria das cidades com estações de esqui, Ushuaia tem seu próprio aeroporto, a 10 minutos do centro. Há ainda quem arrisque uma road trip partindo do Sul brasileiro. Quem pretende avançar rumo a Antártica, segue em cruzeiros que partem do Canal de Beagle, uma das principais atrações da cidade.

O que fazer em Ushuaia

Embora o inverno seja a estrela para os turistas, primavera, verão e outono também reservam boas atrações, principalmente para quem curte esportes de aventura: trekking, mergulho, cavalgada, montain bike, passeios de 4X4 e caiaque podem ser reservados nas inúmeras agências do centrinho ou no hotel. Mais relax, birdwatching, safáris fotográficos, navegação e pesca também são boas alternativas para quem acha que Ushuaia é só esqui.

Cerro Castor
Trata-se de uma das maiores e mais conhecidas estações de esqui da América do Sul, com estrutura completa, que inclui hotel restaurantes e postos de aluguel de equipamento. São 34 pistas com diversos níveis de dificuldade, conhecidas pela neve de ótima qualidade (a neve powder, macia) e que cai com constância. Na última semana de julho, as DJs Marina Diniz e Ornella Maggi, que já tocaram em outras estações famosas, como Courchevel e Aspen, se apresentam a partir do meio-dia no restaurante 480, dentro do complexo.

Passeio de barco no Canal de Beagle
Com o estreito de Magalhães e a passagem de Drake, ele forma o trio que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. Além de ser o ponto de partida para cruzeiros rumo a Antártica, o canal é um dos passeios de um dia mais procurados nas agências. Em cerca de três horas e meia, dá para avistar aves patagônicas e leões-marinhos tomando banho de sol.

Ver pinguins em Ilha Martillo
No verão, de novembro a maio, acontecem os passeios à "pinguineira", como é conhecida Ilha Martillo, nos arredores de Ushuaia. Ali vive uma das maiores colônias de pinguins do Hemisfério Sul, e os turistas podem caminhar entre milhares deles.

Museo del Presidio
No centrinho, vale reservar um tempo para visitar a antiga prisão, melhor lugar para entender como se deu a ocupação de Ushuaia. Outros museus pertencem ao complexo: o Museo Marítimo, o Museo Antártico e o Museo de Arte Marino.

Passeio do centrinho
A infraestrutura turística vem se desenvolvendo nos últimos anos e, depois do esqui, os turistas costumam se encontrar no fim de tarde no centro da cidade, com cafés, restaurantes, bares, lojas de chocolates e agências de receptivo.

Hotéis em Ushuaia

Arakur Ushuaia Resort & Spa
É o mais luxuoso hotel local e ficou famoso depois de hospedar Leonardo Di Caprio durante as gravações de O Regresso. As 131 acomodações ficam dentro da Reserva Natural Cerro Alarkén, um mirante com vista panorâmica de Ushuaia e do Canal de Beagle. Na última semana de julho (27 a 30), as DJs Marina Diniz e Ornella Maggi vão tocar à noite, depois de se apresentarem em Cerro Castor. O som vai rolar no Lobby Bar, é gratuito para hóspedes. Não hóspedes devem consumir no bar para participar.

Castor Ski Lodge
Tem a vantagem de estar dentro da estação de Cerro Castor e oferecer estrutura completa a esquiadores. São 15 charmosas cabanas de pedra e madeira com banheira de hidromassagem, lareira e cozinha equipada. Há unidades que acomodam até 7 pessoas.

Lennox Hotel
Com unidades em Buenos Aires e Miami, fica no centrinho e permite passeios a pé a cafés, restaurantes e museus. Os quartos tem decoração clássica e as áreas sociais remetem a um destino de inverno, com paredes de pedra, poltronas confortáveis e, claro, lareira. O restaurante tem vista panorâmica para a Cordilheira dos Andes e para o Canal de Beagle.

Inverno? Amamos!

Veja também: Convidada para um casamento no inverno? Temos sugestões de look
Convidada para um casamento no inverno? Temos sugestões de look © Reprodução/Pinterest
Convidada para um casamento no inverno? Temos sugestões de look
See album

Mais sobre viagem:

Os mais impressionantes campos floridos do mundo
5 museus incríveis (e menos óbvios) em Paris
O complexo de templos de Angkor é uma joia do Sudeste Asiático (e a gente foi até lá)

taofeminino ​♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like