Home / Lifestyle / Cultura / Na Cidade Maravilhosa, exposição celebra os 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa

© Divulgação
Lifestyle

Na Cidade Maravilhosa, exposição celebra os 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa

by Redação taofeminino Published on 29 de setembro de 2016

Programão grátis tem obras de Jean Baptiste Debret, Auguste Taunay e outros artistas desse momento importante da arte brasileira. Por Mirela Mazzola

Quem curtia História na escola deve se lembrar dos livros ilustrados por pinturas de Jean-Baptiste Debret, principalmente se a matéria fosse Brasil Colonial ou a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro. Foi graças a ele e a outros artistas da Missão Artística Francesa, que desembarcou em 1816 para trazer técnicas de arte europeia para a colônia, que temos pinturas que retratam o cotidiano e as paisagens cariocas no século 19. (Naquela época, o crème de la crème era se parecer com os franceses, lembram?)

Para celebrar esse movimento artístico importante, está rolando no Rio de Janeiro a exposição A Missão Artística Francesa e seus discípulos, com 57 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e documentos, produzidas por artistas que fizeram parte da missão. Também integram a mostra pinturas que antecederam e inspiraram o movimento, como o óleo sobre tela Himeneu travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo, de Nicolas Poussin (1594-1665), que pertence ao Masp, de São Paulo, e nunca havia sido exposta no Rio de Janeiro.

Além de Jean Baptiste Debret (1768-1848), o mais conhecido, há ainda obras de museus públicos e coleções particulares de Auguste Taunay (1768-1824), Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) e Auguste Grandjean de Montigny (1776-1850), entre outros. Trabalhos de discípulos da Missão Francesa – os integrantes do movimento também ensinaram por aqui – também poderão ser vistos.

A programação, gratuita, não se restringe aos adultos: aos sábados, a partir de 8 de outubro, das 11h às 13h, os pequenos poderão participar de atividades como exploração do jardim e desenhos inspirados em Debret (8/10 e 5/11, a partir de 5 anos) e oficina de gastronomia francesa (29/10 e 26/11, a partir de 4 anos). São 30 vagas por sábado e será respeitada a ordem de chegada.

Bacana, né? Um programaço para quem curte arte e vai estar da Cidade Maravilhosa nas próximas semanas.

Serviço:

A Missão Artística Francesa e seus discípulos
Quando: Até 26 de novembro
Onde: Pinakotheke Cultural Rio (Rua São Clemente 300, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ)
www.pinakotheke.com.br
Horários: segunda a sexta, 10h às 18h; sábados, 10h às 16h
Quanto: grátis

Vem ver mais fotos da exposição:

Chefe Bororo, de Jean-Baptiste Debret, 1822 © Divulgação

Mais programação cultural, aqui:

by Redação taofeminino