Home / Lifestyle / Cultura

Na Cidade Maravilhosa, exposição celebra os 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa

by Redação taofeminino ,
Na Cidade Maravilhosa, exposição celebra os 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa© Divulgação

Programão grátis tem obras de Jean Baptiste Debret, Auguste Taunay e outros artistas desse momento importante da arte brasileira. Por Mirela Mazzola

Quem curtia História na escola deve se lembrar dos livros ilustrados por pinturas de Jean-Baptiste Debret, principalmente se a matéria fosse Brasil Colonial ou a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro. Foi graças a ele e a outros artistas da Missão Artística Francesa, que desembarcou em 1816 para trazer técnicas de arte europeia para a colônia, que temos pinturas que retratam o cotidiano e as paisagens cariocas no século 19. (Naquela época, o crème de la crème era se parecer com os franceses, lembram?)

Para celebrar esse movimento artístico importante, está rolando no Rio de Janeiro a exposição A Missão Artística Francesa e seus discípulos, com 57 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e documentos, produzidas por artistas que fizeram parte da missão. Também integram a mostra pinturas que antecederam e inspiraram o movimento, como o óleo sobre tela Himeneu travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo, de Nicolas Poussin (1594-1665), que pertence ao Masp, de São Paulo, e nunca havia sido exposta no Rio de Janeiro.

Além de Jean Baptiste Debret (1768-1848), o mais conhecido, há ainda obras de museus públicos e coleções particulares de Auguste Taunay (1768-1824), Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) e Auguste Grandjean de Montigny (1776-1850), entre outros. Trabalhos de discípulos da Missão Francesa – os integrantes do movimento também ensinaram por aqui – também poderão ser vistos.

A programação, gratuita, não se restringe aos adultos: aos sábados, a partir de 8 de outubro, das 11h às 13h, os pequenos poderão participar de atividades como exploração do jardim e desenhos inspirados em Debret (8/10 e 5/11, a partir de 5 anos) e oficina de gastronomia francesa (29/10 e 26/11, a partir de 4 anos). São 30 vagas por sábado e será respeitada a ordem de chegada.

Bacana, né? Um programaço para quem curte arte e vai estar da Cidade Maravilhosa nas próximas semanas.

Serviço:

A Missão Artística Francesa e seus discípulos
Quando: Até 26 de novembro
Onde: Pinakotheke Cultural Rio (Rua São Clemente 300, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ)
www.pinakotheke.com.br
Horários: segunda a sexta, 10h às 18h; sábados, 10h às 16h
Quanto: grátis

Vem ver mais fotos da exposição:

Chefe Bororo, de Jean-Baptiste Debret, 1822 © Divulgação
Chefe Bororo, de Jean-Baptiste Debret, 1822
See album

Mais programação cultural, aqui:

Redação taofeminino
you might also like