Home / Bem-Estar / Saúde / Por que o chá matchá está na lista das superbebidas do momento

© iStock
Bem-Estar

Por que o chá matchá está na lista das superbebidas do momento

by Ana Paula Sanches Published on 23 de julho de 2015
118 shares

Cheio de benefícios pro corpo e a mente, o chá matchá vai surpreender você. Vem saber mais sobre ele!

O chá matchá parece ter chegado para ficar: além de acelerar o processo da perda de peso, ele melhora o sistema imunológico, a capacidade de foco e aumenta a energia para realizar as atividades diárias. Oh là là! Não é à toa que ele está no topo da nossa lista de superbebidas! Nós e as repórteres do sofeminine.com – versão britânica do taofeminino – conversamos com um time de nutricionistas de primeira e explicaremos agora tim-tim por tim-tim todos os benefícios do chá que já conquistou celebridades como Gwyneth Paltrow, as gêmeas Olsen e a blogueira fitness Carol Buffara.

Chá matchá x chá verde: qual a diferença?

A principal diferença entre os dois está na produção deles, como explica a nutricionista Samara Lopes, da Clínica Dermais (RJ): “ambos são extraídos da Camellia sinensis, a diferença é que o matchá é produzido de uma forma mais artesanal, se tornando um pó com uma alta concentração de clorofila, aminoácidos e antioxidantes”.

Os nutrientes do matchá são tão concentrados que beber um copo dele equivale a DEZ copos de chá verde. Impressionante!

Como consumir o chá matchá

Você não precisa consumir o chá matchá puro todas as vezes em que for bebê-lo: nutricionistas recomendam que ele seja misturado a sucos de frutas naturais, vitaminas, receitas de bolos integrais. A nutricionista Andreia Barros, do Linnus Institute (RJ), aconselha: “O chá deve ser consumido durante o dia e nunca depois das 19h para evitar a insônia”.

Quer turbinar o seu treino? Siga a dica da Samara: “Ferva 1 xícara de água e acrescente 1 colher de chá matchá. Espere esfriar e beba meia-hora antes da atividade física”.

Atenção: ambas as especialistas aconselham a ingestão máxima de 3 ou 4 xícaras de chá matchá por dia. Evite exageros.

Não vá com tanta sede ao pote! Conheça as contraindicações do matchá

Devido as diversas substâncias da sua composição, o chá matchá não é indicado para gestantes, pessoas com problemas da (na) tireoide, gástricos, insônia e crianças no geral. Portanto, é essencial que você procure um médico antes de acrescentar o chá a sua dieta, especialmente se você se identifica com algum dos grupos citados.

Agora, vamos aos benefícios que o chá matchá traz a sua saúde:

1) Atua como um anticancerígeno

O matchá possui uma grande concentração de catequinas, substâncias que neutralizam os radicais livres – aqueles que causam mutações no DNA e facilitam o desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Assim, o chá tem um efeito antienvelhecimento e anticancerígeno natural.

2) O chá matchá melhora o foco

Não se dá bem com a cafeína? Aposte no chá matchá: seus antioxidantes ajudam a regular os níveis de açúcar e controlam a liberação de energia, fazendo com que você se sinta acordada por mais tempo. Pode substituir o café pelo chá sem medo de ser feliz!

3) Alivia o estresse

“O chá matchá possui L-teanina, um aminoácido ligado ao alívio do estresse e ao aumento da concentração”, explica Andreia. A L-teanina causa esse efeito de tranquilidade porque atua desacelerando o ritmo dos batimentos cardíacos e a pressão arterial.

4) Chá matchá ajuda a perder peso

O matchá ajuda a acelerar o metabolismo o que, por si só, já é excelente para colaborar com a perda de peso. Mas não é só isso: “as catequinas, clorofila, flavonoides, cafeína e L-teanina presentes no chá aumentam a queima das gordurinhas do corpo”. Por fim, a cereja do bolo: o matchá é uma bebida energética de baixa caloria, então pode ser consumido sem medo de engordar.

5) Chá matchá detox

A clorofila do chá ajuda o seu corpo a expelir toxinas presentes em produtos que utilizamos todos os dias, como desodorantes, restaura o PH natural e mantém o equilíbrio sanguíneo. A nutricionista Samara, porém, alerta: “para obter o efeito detox é essencial que se tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes”.

6) Fortalece o sistema imunológico

Quando você toma um copo de chá matchá está ingerindo uma grande quantidade de vitamina A, B, C, D, E e K, além de fibras fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema imunológico. Bye bye, resfriados fora de hora!

Mais ingredientes que são sinônimo de bem-estar pra você:

• Ei, sabe por que a chia faz tão bem para a saúde? Descubra agora!
• Herói do detox! 8 incríveis benefícios do limão
• Como adotar a dieta vegetariana: tudo o que você precisa saber!
• 10 alimentos termogênicos para potencializar a perda de peso
• 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia
• Hora do chá: conheça os sabores que podem ajudar a emagrecer

by Ana Paula Sanches 118 shares