Home / Bem-Estar / Dieta / Ao leite, branco, amargo... colocamos a lupa nas informações nutricionais de cada tipo de chocolate

© iStock
Bem-Estar

Ao leite, branco, amargo... colocamos a lupa nas informações nutricionais de cada tipo de chocolate

by Juliana Vaz Published on 22 de março de 2016

Já parou para pensar nas diferenças entre os tipos de chocolate disponíveis no mercado? Nós paramos – e traduzimos as letras miúdas das embalagens com o auxílio de experts

O pretexto Páscoa nem é necessário para nos depararmos com diversos tipos de chocolate nas prateleiras do supermercado. E você deve saber que o sabor do meio amargo é parecido com o do ao leite, mas não é a mesma coisa. Será que tem diferença em valores nutricionais? Tem também o sem lactose, com whey protein, o que diabos é alfarroba mesmo? Por falar nisso, tem espaço para um tantinho assim de chocolate na dieta? Dúvidas cruéis prontamente respondidas pelas nutris Regina Moraes Teixeira (SP) e Nadia Almeida, do Hospital São Cristóvão (SP).

“O chocolate não só fornece energia ao organismo, como estimula a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Alguns tipos são ricos em polifenóis, excelentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Entretanto, não podemos nos esquecer que a moderação e a escolha são determinantes para que haja esse efeito”, diz Regina. Ahá! Mais detalhes, você lê a seguir.

Chocolate ao leite

É bem calórico e tem menor teor de cacau. Nadia Almeida alerta: "Chocolate ao leite possui de 15 a 30% de massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, além de leite em pó ou condensado, que são prejudiciais se consumidos em excesso". Quando combinado com nuts – nozes, avelãs e amêndoas, por exemplo –, o chocolate ao leite ganha ainda mais gordura saturada e açúcar, fazendo a glicemia disparar. "Pode, inclusive, gerar oleosidade na pele", completa Regina. É, você leu certo: é possível que seu rosto denuncie com espinhas que você detonou um tablete de chocolate.

Jean Claude Van Dame Chocolate

Chocolate branco

Imagine o chocolate branco como uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e gordura. Não dá para aliviar a má reputação entre os especialistas: são calorias vazias mesmo.

Chocolate meio amargo

Possui de 40 a 55% de cacau e menor quantidade de manteiga de cacau e açúcar se comparado ao tradicional.

Chocolate amargo

“Quanto mais cacau, melhor”, afirma Nadia. Com cerca de 60 a 85% de cacau na composição, menos açúcar e gorduras, é a melhor opção para aproveitar todos os benefícios do cacau. A teobromina, uma substância com atuação semelhante à da cafeína favorece o sistema nervoso central e até os músculos cardíacos.

Chocolate diet

Contém massa e manteiga de cacau, leite em pó e soro do leite. Existe a restrição de açúcar, mas não significa que é light, ou menos calórico. Em seu preparo, há um acréscimo de gordura, muitas vezes, mais calórico que o tipo ao leite. Apesar de ser uma aposta certeira de muitos diabéticos, é mandatório procurar a orientação de um médico e nutricionista para que o especialista defina as quantidades adequadas de consumo.

urso desenho chocolate

Chocolate orgânico

O cacau e açúcar presentes neste tipo de chocolate são totalmente orgânicos, livres de conservantes. Há a garantia de que o alimento foi cultivado, colhido, preparado e transportado em um sistema sem a contaminação de produtos químicos sintéticos, fumigados ou irradiados.

Alfarroba

É utilizada para substituir o cacau na produção de chocolate. Possui pouca gordura e diversos minerais como cálcio, potássio e fósforo, além de vitaminas do complexo B. É ainda uma boa opção para pessoas com diabetes, pois não contém adição de açúcares.

Chocolate com whey

“É interessante para quem segue uma dieta visando o ganho de massa muscular”, comenda Regina Moraes Teixeira. Além dos ingredientes tradicionais, como a massa e de cacau, o Whey Protein (proteína extraída do soro do leite) é adicionado aos ingredientes, podendo impactar as calorias finais.

Chocolates funcionais

Imagine ter a cada mordida nutrientes que ajudam desde a firmeza da pele, a tpm ou eliminar gordura? Pois é essa a proposta do chocolates funcionais. Ativos como colágeno, óleo de prímula, óleo de cártamo (conhecido por ser um aliado na aceleração do metabolismo) e outros nutracêuticos, são associados ao doce e unem seus benefícios ao cacau. Mas, não é por serem "do bem" que podem ser consumidos desenfreadamente, ok? “Apesar de todos seus benefícios, os chocolates possuem muitas calorias. É preciso comer com moderação sempre”, finaliza Regina.

Mais sobre alimentação e dieta? Olhe aqui:

Mais bom humor? Acrescente alimentos com triptofano no menu!
Conheça 6 tipos de leites vegetais e seus (super) benefícios
Cozinha fit: 4 receitas de bolinhos funcionais

by Juliana Vaz

você também vai <3: