Home / Moda / Estilo / dicas de moda

Como encontrar seu estilo (quando você não tem a mínima ideia de qual seja)

by Alexandra Guida ,
Como encontrar seu estilo (quando você não tem a mínima ideia de qual seja)© IStock

Um passo a passo para melhorar o relacionamento com sua imagem

Summary
  1. · Descubra do que você gosta
  2. · Comece a recriar esses looks
  3. · Use os provadores para fazer experimentos
  4. · Faça uma limpa no armário
  5. · Faça listas
  6. · Não se esqueça dos acessórios
  7. · Use suas novas roupas em casa
  8. · Continue com a gente!

É impressionante como algumas mulheres têm o dom de se vestir bem. Seus looks estilosos passam a ideia de que elas são superconfiantes e estão prontas para dominar o mundo. E é exatamente isso que elas querem. Mas, enquanto as fashionistas parecem já ter nascido sabendo como combinar peças perfeitamente, algumas de nós ainda lutam para conquistar essa habilidade. Por isso, cara leitora, preparamos um verdadeiro roteiro para você finalmente encontrar o seu estilo. Pronta?

mulher fazendo que sim com a cabeça

Descubra do que você gosta

Que tal uma desculpa para ficar horas no Pinterest? Crie uma pasta para separar looks que te chamem a atenção (aliás, já segue o taofeminino por lá?). Gostou de uma roupa? Salve-a em sua pasta! Quando achar que já tem um número razoável de imagens lá, é hora de escolher suas favoritas. Uma vez criada a nova coleção, tente achar pontos em comum nas roupas. Elas têm uma pegada mais minimalista? Vintage, talvez? Os adjetivos que você perceber serão o tipo de estilo que você gosta.

Comece a recriar esses looks

Com a ajuda do seu novo guia de estilo – aka a pasta no Pinterest – tente imitar as combinações com roupas que você já tem no armário e veja como se sente. Tem algo que te incomoda? O que é? Você se sente engraçada de chapéu? Não se sente tão você mesma vestida assim? Ou se sente maravilhosa? Repare no que você gosta e no que você não usaria. Os detalhes contam muito!

Use os provadores para fazer experimentos

Se você quer fazer compras, vá até as lojas, pegue roupas que se encaixem nos adjetivos que definem seu estilo e monte looks inteiros no provador. Tire fotos das combinações que fazem você se sentir fabulosa e anote, especificamente, o que não gosta em outras que experimentou. Seja bastante crítica sobre o assunto. Foi a paleta de cores? O tipo de decote? Parar para pensar nisso será muito útil para descobrir seu estilo pessoal.

os simpsons personagem falando

"Senhor, outros clientes precisam usar o provador."

Faça uma limpa no armário

Agora que já tem uma ideia melhor do que gosta e do que fica bem em você, é hora de deixar seu guarda-roupas de acordo. Tire TUDO dele e só coloque de volta as peças que se encaixarem na sua nova estética. Se livrar – doar, vender... só não vale jogar fora, hein! – de itens que fogem do seu estilo ideal facilitará sua vida na hora de se vestir.

Faça listas

Até mesmo pessoas que já têm seu estilo próprio definido podem se perder na hora de fazer compras. Se você for nas lojas sem um objetivo certo na cabeça, é provável que saia de lá com peças que não combinem com o que você já tem em casa. E, por isso, ela acaba ficando no cabide, com etiqueta e tudo, até a hora em que você assume que não vai mesmo usá-la. Como evitar isso? Fazendo uma lista! Veja o que tem no seu closet e o que está faltando – ou só aquele modelo de blusa que você quer em outra cor, por exemplo – e anote. Vá às compras com um plano!

Não se esqueça dos acessórios

Se você ainda não se sente pronta para mergulhar fundo no seu estilo recém-descoberto, os acessórios podem ser seus melhores amigos. Se você for mais boho, experimente compor seus looks com bolsas de franja e chapéus. Se for vintage, óculos no formato gatinho são uma ótima pedida. Procure na sua pasta do Pinterest os acessórios que você gosta e invista em itens assim. Um passo de cada vez.

Use suas novas roupas em casa

Ainda está insegura quanto ao seu novo estilo? Tente usar seus looks para ficar em casa mesmo. Soa bobo, né? Mas não é. Quanto mais você se vir com esse tipo de roupa, mais confortável – e confiante – vai ficar.

rachel monica e phoebe usando vestidos de noiva

Este texto foi escrito por @lecaguida e editado por @gabrielamori.

Continue com a gente!

Você usa a roupa ou a roupa te usa? Não tenha medo de tendência, amiga
Quer usar saia e ainda ficar quentinha nesse inverno? Nós te mostramos como!
Representatividade na moda: conheça 7 estilistas negras
O que o seu estilo diz sobre você? Respostas aqui

Alexandra Guida
you might also like