Home / Moda / Estilo

Vintage para iniciantes: 30 dicas para o visual retrô dos sonhos

by Ketlyn Araujo ,
Vintage para iniciantes: 30 dicas para o visual retrô dos sonhos

Audrey Hepburn moderninha em 3, 2, 1

Deseja incorporar o estilo vintage aos looks do dia mas não sabe nem pode onde começar? Respire fundo. Vestir-se com roupas e acessórios retrô não é sinônimo de visual caricato. A solução é inserir, aos poucos, elementos de moda vintage nas peças que você já tem.

Mergulhe no guarda-roupa da sua mãe e, quem sabe, até da sua avó. Depois de garimpar bastante pelas relíquias fashion da família, basta acompanhar nossas ideias. Em 30 passos, nós garantimos que ao fim dessa matéria você será uma verdadeira expert em moda vintage.

1. Misture texturas e materiais

Quando o assunto é moda vintage, é preciso saber dosar proporções o tempo todo. Se você tem aquele casacão pesado da vovó, misture-o com materiais como seda e cetim para um up moderno. Tem um mom jeans bem anos 80? Deixe-o tudo mais sexy com blusinhas tipo camisola ou saltos poderosos.

2. Faça o contraste da vez com saias vintage e tops cropped

Se você sente dificuldade em combinar uma saia vintage, a pedida é investir em um top cropped dos mais simples - a cartela de cores, você já sabe, vai do branco ao preto, com variações de cinza e bege.

3. Inove com sapatos diferentões

Às vezes, tudo o que seu look pede é um sapato bafônico. Flatforms e metalizados, no lugar de um salto clássico, por exemplo, quebram a formalidade do traje.

4. Escolha uma década

O medo de ousar não te atinge nem um pouquinho? Então vá com tudo, mas vale eleger uma década para incorporar – ao menos enquanto você ainda é iniciante na modalidade vintage. Por exemplo, para traduzir a década de 50, você pode combinar uma blusa de gola Peter Pan com óculos de sol tipo gatinho, arrematando a produção com um lenço charmoso nos cabelos. Coesão é tudo!

5. Vestido + tênis

Se o lance for um vestidinho rodado, bem anos 50, ou mais fluido e longo, procure urbanizá-los com tênis nos pés. É só saber brincar com as composições.

6. Suéter e cintura alta

Para deixar o suéter coloridinho um pouco mais discreto, vale eleger uma peça básica de cintura alta. Se a temperatura estiver amena, combine com short de alfaiataria.

7. Experimente os acessórios

Investir em acessórios retrô é a melhor maneira de ir entendendo o universo da moda vintage sem parecer que sua produção é caricata. Pérolas à la Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, bolsinhas delicadas e sapatos tipo boneca são um bom começo.

8. Modernize com jaqueta de couro

A jaqueta de couro tem o poder de garantir aquele toque urbano às saias e camisas com perfume vintage. Lembra da Sandy, do musical Grease? Pois é.

9. Calças vintage + suéter discreto

Você pode suavizar os tons gritantes daquela calça colorida estilo anos 70 ao combiná-la com um suéter de uma das cores presentes na estampa. Exemplo prático: sua calça floral tem nuances em vermelho? Torne tudo quase monocromático com uma blusa no mesmo tom.

10. Misture masculino e feminino

Quebre a proposta delicada e super presente no estilo vintage com peças de mood masculino – modelagem boyfriend e sapatos mais pesados, por exemplo.

11. Aposte nos curtos

Mesmo que você tenha arrematado suas peças em um brechós, vale fazer uma visita à costureira. A barra em comprimento mini atualiza o visual.

12. Barras dobradas

Mesma regrinha dita acima, agora para as calças: comprou uma calça vintage que ficou com a barra muito comprida? Dobre. Quanto mais pra cima do calcanhar, mais moderno fica.

13. Não tenha medo de mesclar estampas

Coragem, leitora! Um pouco de criatividade faz com que peças estampadas casem muito bem. Não esqueça de observar as proporções.

14. Faça de uma cor específica a sua eleita

Se o momento de misturar estampas ainda não te atingiu, escolha uma estampa que foque em determinada tonalidade. O combo camisa anos 80 + saia mídi azul pode resultar em uma produção que mais parece um vestido. Tudo depende da sua tática pra coordenar as cores.

15. Jogue um cropped no vestido

Encontrou um vestido em modelagem vintage, mas ainda não está satisfeita com a parte de cima dele? Lembre-se de que sempre é possível jogar um cropped larguinho por cima.

16. Casaco protagonista

Pode ser um quimono com bastante brilho, uma jaqueta com renda ou um casaco bordado. Não pense que esses itens só funcionam para eventos noturnos. Garanta o look tornando a peça vintage a protagonista da produção. Como? É só combinar com outras mais básicas.

17. Botas resolvem qualquer pepino

Não importa se seu vestido retrô tem modelagem anos 60, 70 ou 80. Um bom par de botas moderninhas vai trazer a produção de volta para 2016.

18. Invista nas camadas com um suéter tipo cropped

Suavize estampas de vestidos mais antiguinhos com um cropped de lã. Duplamente funcional, a peça moderniza e esquenta ao mesmo tempo.

19. Dê charme à silhueta larga com peças ajustadas

A jaqueta vintage mais larguinha ganha emoção com calça skinny ou body. Alguém pediu um visual parisiense chique?

20. Explore proporções

Na contramão do skinny+ oversized, também dá pra apostar em peças com o mesmo tipo de modelagem. Vestidos em A combinados a jaquetas que segue as mesmas linhas ficam o máximo.

21. Chapéus e gorros para atualizar a produção

Adicionar um chapéu ou gorro é uma alternativa que muda o mood da roupa instantaneamente. Quer que seu look vintage pareça esportivo? Vá de gorro. Se a proposta for adicionar sofisticação, um chapéu tipo panamá resolve.

22. Torne o social casual

Não há necessidade de esperar a próxima festa de gala pra usar sua saia vintage poderosa. Descole uma camiseta podrinha e finalize o look com sapatos tipo Oxford ou tênis esportivos.

23. Nada é largo demais para um bom cinto

Pegou aquela peça-desejo emprestada do guarda-roupa da sua mãe e ela não serviu? Jogue um cinto de couro e temos a solução.

24. Blusas vintage e calças moderninhas: combinação dos sonhos

Quando você combina algo datado com algo novo, o resultado é sofisticado. Uma boa forma de trazer blusas e camisas vintage para a atualidade é combiná-las ao jeans destroyed, por exemplo.

25. Passe a tesoura – sem medo!

Se você desse uma chance à tesoura (e customizações em geral), veria o quanto ela pode ser capaz de transformar o look. A gente explica: um vestido sem graça ganha modernidade quando tem as mangas cortadas. O mesmo vale para eliminar aquela quantidade extra de tecido, muito presentes nas saias antidas e cheias de camadas.

26. Degradê

Brinque com vários tons da mesma cor – aí pode entrar um discreto mix de estampas, com um toque bem anos 60. Especialmente para as medrosas, isso fará com que a moda vintage fique um pouco menos intimidante.

27. Smells like teen spirit

Para trazer as peças do túnel do tempo para o “agora”, também é válido transitar pela linha grunge. Pode ser com um coturno mais pesado, um cropped jeans ou gorro na cabeça.

28. Classe extra com um blazer poderoso

Casa com um macacão, bem anos 90, com saia godê e até com jeans larguinho. O blazer é capaz de garantir produções com 100% de satisfação no quesito elegância.

29. Faça suas apostas!

Não tem certeza se uma peça se encaixa na outra e, mesmo assim, seu coraçãozinho fashion quer vê-las juntas? Essa é a graça da moda vintage: às vezes ela é duvidosa, mas acaba dando muito certo. Na dúvida, não deixe de tentar.

30. Divirta-se!

E, se tentar significa misturar diferentes moods vintage na mesma produção, vá fundo! Você pode usar o que quiser.

Veja também: O street style nos anos 1950 era assim
O street style nos anos 1950 era assim © Reprodução/Pinterest
O street style nos anos 1950 era assim
See album

Vem!

  • Pegue carona nas nossas sugestões de look com jeans de cintura alta
  • Como combinar Jaqueta Bomber: aprenda com o melhor do street style
  • O que vestir com... camisa gola laço
  • Direto do túnel do tempo: saiba como combinar a sua saia de botões

Ketlyn Araujo
you might also like