Home / Moda / Estilo

Esqueça as compras: logo menos, você poderá fazer download de suas roupas novas

by Ketlyn Araujo ,
Esqueça as compras: logo menos, você poderá fazer download de suas roupas novas

E ainda imprimi-las em casa

Não, você não leu errado. O futuro parece ter chegado à indústria da moda, com a ajuda significante da designer de moda israelense Danit Peleg, que usou a tecnologia das impressoras 3D para criar uma coleção inteira de roupas.

Tudo começou em setembro de 2014, quando ela ainda estava na faculdade. O projeto de Danit para concluir o curso de design moda da Shankar College of Engineering and Design foi o responsável por dar o start na nova empreitada. Esse ano, para colocar a ideia em prática, ela decidiu trabalhar com as impressoras 3D – assunto do qual a designer de 27 anos não entendia praticamente nada.

A intenção era checar se seria possível criar roupas usando uma tecnologia acessível a todos nós. Sem saber se daria certo ou não, Danit apostou todas as fichas em sua jornada 3D: “Eu me pergunto como que o nosso mundo vai ser quando nossas roupas forem digitais”, disse em discurso gravado em novembro de 2015 para a conferência Ted Talks.

A inspiração para a primeira peça da coleção – a jaqueta “Liberté” – veio da pintura “A liberdade guiando o povo”, do pintor francês Eugène Delacroix. Danit modificou o quadro para que se parecesse com uma imagem em 3D, observando os diferentes triângulos presentes na composição.

A partir daí ela começou a experimentar novos materiais e impressoras, junto com profissionais de outras empresas, até que encontrou o material Fila Flex, que fez possível a impressão de sua tão sonhada jaqueta vermelha.

Como a coleção estava só começando, a intenção agora era criar novos modelos – e foi isso que aconteceu, tecidos que pareciam renda e eram mais fáceis de trabalhar, viraram realidade.

Após mais de 2000 horas de impressão, a coleção estava quase completa: “Quando eu já estava me preparando para a passarela, resolvi imprimir sapatos para as modelos – queria que elas usassem materiais 100% feitos com a impressora 3D – inclusive os sapatos”.

A coleção de Danit nasceu e, com ela, uma revolução começa aos poucos no mundo da moda: “Eu acredito que esse seja só o começo. Conforme as tecnologias se desenvolvem, logo estaremos imprimindo as nossas roupas em casa".

Assim esperamos, Danit!

Para assistir o vídeo completo do Ted Talks (em inglês), é só dar play:

Loading...

Tem mais!

+ Veludo: nova trend?
+ Com que cor eu vou? Moda para o Réveillon 2016, você vê aqui
+ 25 vezes em que Lea Michele lacrou no tapete vermelho (inspire-se nela!)
+ 7 peças para ter no guarda-roupa, não importa a sua idade
+ Hippie Chic: os looks mais incríveis de Vanessa Hudgens

Ketlyn Araujo
you might also like