Home / Beleza / Pele

Secrets de beauté: revelamos os melhores segredos de beleza das francesas

by Monique Garcia ,
Secrets de beauté: revelamos os melhores segredos de beleza das francesas© iStock

E entregamos nove deles sob a curadoria de quem realmente entende do assunto: as francesas, óbvio

Summary
  1. · Protegem a pele contra o sol
  2. · Não são obcecadas por malhação
  3. · Usam e abusam da água
  4. · Adoram máscaras faciais
  5. · Confiam em ingredientes caseiros
  6. · Acreditam que menos é mais
  7. · Começam a cuidar da pele desde cedo
  8. · São desencanadas no quesito capilar
  9. · Têm uma fragrância para chamar de sua
  10. · Continue com a gente:

Talvez você já saiba - ou não - mas o taofeminino faz parte do grupo francês aufeminin. Nas últimas semanas, nossa equipe bateu cartão em Paris, na França, para uma semana de workshops & diversão. Ok, e aí? Bem, desde que aterrissamos por lá, não pudemos deixar de notar toda a belezura natural das habitantes da Cidade Luz. "O que raios as francesas fazem para ostentar um visual tão belo e zero artificial que parece não ter demandado esforço algum?" era A pergunta que não saía de nossas cabecinhas. Totalmente intrigadas com essa questão, tivemos de investigar. Seus hábitos e a maneira como elas interpretam o conceito de beleza nos surpreendeu mais ainda. Prepare-se, então, para descolar dicas bacanérrimas para incorporar na rotina e contagiar-se com esse estilo de vida que é puro <3.

As francesas...

1. Protegem a pele contra o sol

Porque elas sabem que ele provoca danos extremos na cútis. Portanto, use e abuse dos protetores solares e esqueça aquele rosto bronzeado pra dedéu: mulheres francesas preferem o coradinho natural de quem foi “beijada pelo sol”, sabe? Evite ficar exposta durante horas à ação dos raios solares e invista, por exemplo, em hidratantes que bronzeiam gradualmente. Sutileza é a palavra-chave!

2. Não são obcecadas por malhação

Por aqui, no continente americano, nos sentimos constantemente pressionadas a nos adequarmos aos estereótipos das celebridades que aparecem na TV. Enquanto isso, na Europa, as francesas são bem mais desencanadas com toda essa história – principalmente quando o assunto é academia. “Para elas, é sinônimo de tortura”, explica com Mireille Guiliano, autora do livro Mulheres Francesas não Engordam (ed. Paralela). Em vez disso, procuram caminhar com frequência ou escolhem atividades que realmente vão de encontro aos seus interesses. Aulas de aeróbica dentro da água, por exemplo, são bastante populares. “São de alto impacto e divertidas - o que é importante, afinal, o fator prazer sempre é levado em consideração”, revela.

3. Usam e abusam da água

Para as francesas, o líquido é um verdadeiro produto de beleza. E não é pra menos, né? Quando consumido com frequência – calcule, em média, dois litros diários –, confere saúde e brilho à cútis como ninguém. Além de beber, as mulheres também adoram borrifar sprays de água mineral no rosto para hidratá-lo diariamente.

4. Adoram máscaras faciais

Na França, as garotas crescem sabendo que fazer máscaras faciais uma ou duas vezes por semana faz toda a diferença na aparência da tez. Mireille Guiliano recomenda uma versão com mel de acácia – receita ensinada por sua avó. “Sua textura ajuda a eliminar as impurezas gentilmente e ainda deixa o rosto brilhando”, garante.

5. Confiam em ingredientes caseiros

As parisienses costumam ter seu próprio ritual de SPA em casa com ingredientes que podem ser encontrados no refrigerador ou nos armários da cozinha. Elas são especialmente fãs do azeite de oliva. “Além de ir muito bem em saladas, também é um ótimo ativo para cosméticos que tratam cabelos, pele... Nós o usamos de muitas maneiras”, conta Clementine Fitaire, expert em beleza do aufeminin, versão francesa do taofeminino. Mathilde Thomas, cofundadora da marca de cosméticos Caudalie, aposta em uma mistura de gema de ovo, rum e azeite para dar brilho e encorpar os fios. “Deixe agir durante uma hora antes de aplicar o xampu”, ensina.

6. Acreditam que menos é mais

A beleza natural é muito importante para as francesas. “Nós não gostamos de mudar a nós mesmas. Quando usamos maquiagem, é apenas para deixar o look mais fresh”, justifica Violette, maquiadora da Dior em Paris. Quer seguir a ideia? Um pouquinho de máscara para cílios aqui, um batonzinho ali, uma pincelada mínima de blush e voilà!

7. Começam a cuidar da pele desde cedo

Ao contrário de muitas de nós, que esperam a idade chegar para combater seus efeitos, as francesas levam uma rotina que retarda e suaviza os sinais de envelhecimento muito antes de eles aparecerem – o que lhes dá uma enorme vantagem. Desde a limpeza até a hidratação, cada passo do ritual de cuidados com a pele é realmente levado a sério.

8. São desencanadas no quesito capilar

De acordo com Mireille Guiliano, as francesas não lavam as madeixas todos os dias (olá, xampu seco!): elas acreditam que esse hábito remove o óleo natural do couro cabeludo. Em vez disso, têm o cuidado de escovar a cabeleira da raiz para as pontas com a cabeça voltada para baixo, pois acreditam que isso livra os fios das impurezas e dá “fôlego” para respirarem.

9. Têm uma fragrância para chamar de sua

Na França, você não está vestida até que tenha aplicado sua fragrância assinatura – e as garotas de lá adoram perfumes doces e bem femininos: os mais populares têm base de baunilha ou possuem forte aspecto floral. Experimente o La Vie Est Belle, de Lancôme, ou o Dior Addict. Quer fazer o estilo clássico? Tente o Chanel Mademoiselle. Independentemente da opção escolhida, o importante é usá-la religiosamente e torná-la parte de sua identidade.

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like