Home / Beleza / Pele / 4 errinhos que (quase) todo mundo comete ao tomar banho

© iStock
Beleza

4 errinhos que (quase) todo mundo comete ao tomar banho

by Ketlyn Araujo Published on 4 de janeiro de 2016

Será que seus hábitos não estão prejudicando sua pele?

Tomar banho era pra ser uma daquelas coisas impossíveis de se fazer errado, mas existem alguns erros escondidos que a gente deixa passar quando pula para dentro do box. Não vamos negar que a sensação da água caindo sobre nosso corpo é maravilhosa, mas é importante reparar em alguns errinhos básicos que podem ser prejudiciais à pele, levando até mesmo a doenças mais graves por conta do ressecamento, como psoríase e eczema.

Aqui, você descobre o que NÃO fazer enquanto toma seu banho. E ainda fica sabendo o porquê disso tudo estar errado.

1. Tomar banhos quentes e demorados

Um banho quentinho e longo com certeza é bom para nos fazer relaxar e aliviar a tensão, mas passar muito tempo embaixo do chuveiro pode ressecar a pele – e muito! A água quente tira com grande facilidade os óleos naturais da pele. Para manter o corpo longe de rachaduras ou manchas secas associadas às temperaturas altas, o melhor a fazer é optar por água morna ou fria, e não passar dos dez minutos de banho – que tal programar o timer do celular?

gato-tomando-banho

2. Não hidratar a pele

Se você tem o costume de aplicar um hidratante no rosto, não esqueça de fazer o mesmo em todo o corpo, já que deixar de hidratá-lo pode fazer com que as camadas superiores da pele fiquem secas e ásperas. Quando pisar fora do box, seque o corpo com uma toalha macia e aplique um creme hidratante suave, o que irá prevenir que a umidade natural da pele vá pelo ralo.

apertando-creme-hidratante

3. Se enxugar de maneira errada

As toalhas são parte essencial de todo o processo, mas podem facilmente deixar a pele irritada e coçando se não utilizadas corretamente. Esfregá-las pelo rosto e corpo, por exemplo, é prejudicial à saúde, não importa de que material sejam. Seque suavemente, sem esfregar, para evitar a fricção do tecido com a pele.

Compartilhar toalhas também é sinal de alerta, porque quando molhadas a chance de espalhar bactérias é muito maior. Para evitar qualquer problema, o melhor a fazer é trocá-las sempre após o banho. Procure também descobrir se você tem alguma alergia relacionada a amaciantes e sabões em pó, pois eles também podem irritar a pele – o melhor a fazer, nesses casos, é pedir ajuda para o seu dermatologista.

cachorro-segurando-a-toalha

4. Depilação fail

Se depilar enquanto toma banho é o mesmo que unir o útil ao agradável, mas pode causar problemas se você não tomar os devidos cuidados. Embora seja tentador agarrar a lâmina de barbear assim que você entra no banho, o certo é esperar de dois a três minutos. Isso permitirá que a água amoleça os pelos, e torne todo o processo mais cômodo.

Não trocar as lâminas com frequência e raspar os pelos na direção oposta à de seu crescimento são outros erros super comuns. Lâminas cegas têm tudo para causar bolhas e irritação na pele, podendo até levar a infecções mais graves. Já raspar os pelos no sentido oposto pode ser capaz de encravá-los e irritar a pele ainda mais. O ideal é sempre raspá-los na direção do crescimento, especialmente se sua pele é sensível.​

mulher-coberta-por-creme-de-barbear

Para você virar expert em beleza!

+ Os 17 mandamentos da pele bonita e saudável
+ Esfoliante, antirrugas, removedor de maquiagem... O óleo de coco é isso e muito mais!
+ Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?
+ 5 jeitos de usar a escova de dentes na rotina de beleza
+ Smoky eyes + boca nude. Como fazer?

by Ketlyn Araujo